Conheça 7 dicas de etiqueta para viagens de avião

Quem nunca passou vergonha dentro de uma aeronave que atire a primeira pedra, não é mesmo? Se a gente fizer uma busca na internet vamos ver histórias das mais hilárias e, por que não dizer, engraçadas. Só que no fundo isso é bem constrangedor também. Por isso, vamos citar aqui algumas das principais dicas de etiqueta para viagens de avião.

O fato é que se você nunca passou vergonha dentro de uma aeronave já pode se sentir um felizardo. Isso porque é bem comum a gente cometer as famosas “gafes”. E, a verdade é que ninguém está livre disso. Agora, tem formas de evitar esses constrangimentos.

E para te ajudar a diminuir os riscos de passar vergonha, a gente tem algumas dicas de etiqueta para viagens de avião que você vai adorar conhecer. Bora lá?

1 – Não faça o que não gostaria que fizessem com você!

Assim sendo, a primeira coisa é você pensar que você não deve fazer com ninguém o que você não gostaria que fizessem com você. Essa é uma regra universal que vale também para quando você está dentro de uma aeronave.

Afinal de contas, você não está na sua casa. E, por isso, você não pode fazer qualquer coisa que você queira, né. Com todo respeito à Joana, o avião não é a Casa da Mãe Joana e você sabe disso. Portanto, regra número 1: conviva bem com seus coleguinhas de viagem e vai dar tudo certo.

2 – Cuidado com o seu lugar de embarque e o assento!

Próxima dica que temos aqui é sobre os cuidados que você deve ter com as informações do seu voo. Então, antes de entrar na aeronave verifique de forma cuidadosa o seu cartão de embarque e tenha certeza do seu portão de embarque, do horário do voo e da localização da sua poltrona.

Isso porque não é incomum que as pessoas já entrem na aeronave e sentem se no lugar errado. Isso acontece de forma muito comum até mesmo em teatros, né. Imagina no avião! E tem quem crie uma enorme confusão por conta disso. Esperamos que você não seja esse alguém, né.

3 – Evite as confusões e seja alguém paciente e muito calmo!

Evite a briga se tiver alguém sentado na sua poltrona. Apesar de esse não ser um problema causado por você, seja aquele cara ou aquela mulher paciente e educada. O que você pode fazer? Chame o comissário ao invés de discutir com um passageiro.

O comissário é a pessoa mais indicada para resolver o problema e não você.

Ah, e ainda sobre essa questão das poltronas, temos outra das dicas de etiqueta para viagens de avião. Saiba que a sua poltrona pode ser alterada de um voo para o outro, viu. Então, cada vez que for entrar no avião, olhe no seu cartão de embarque para sentar no lugar certo.

Até mesmo porque hoje em dia existem as poltronas mais confortáveis, que são vendidas a preços maiores, né. E você não quer pegar o lugar de quem pagou mais, quer?

4 – Seja meticuloso com os famosos “itens de higiene”

O assunto é um pouco chato, mas é importante! A gente tem que lembrar que os cuidados pessoais de higiene são fundamentais dentro da aeronave. E sim, essa é uma dica que vale para o dia a dia, mas dentro da aeronave alguns problemas podem ser muito potencializados, então, fique atento.

Do que estamos falando exatamente? De detalhes como o chulé e qualquer outro mau cheiro, que seja bem desagradável.

Ah, e não vale só para mau cheiro, viu. Se você usa um perfume exagerado com cheiro muito forte, saiba que isso pode também causar mal-estar a outros passageiros da aeronave. Portanto, é fundamental que você tenha consciência.

Até mesmo porque você vai estar coladinho a outras dezenas de pessoas e elas não precisam sentir todos os sons cheiros – sejam eles bons ou ruim.

5 – Cuidado com os gases!

Ainda sobre a questão da higiene, vamos falar disso aqui porque tem muita gente que passa mal na aeronave ou porque comeu uma comida diferente ou por outros motivos. Então, é importante que você saiba o que fazer nesse momento de aperto.

Não é legal soltar flatulências na aeronave. Por isso, se você está se sentindo mal vá ao banheiro e prefira soltar os seus gases por lá. Tem outra dica: alguns remédios podem ajudar a evitar esse desconforto, especialmente em viagens muito longas.

Agora, o que não vale é fazer de desentendido e soltar pum achando que ninguém vai perceber, viu.

Você também vai gostar de ler:

6 – Aguarde sentado a fila de embarque!

Essa é uma dica de etiqueta também, mas na verdade serve como alerta porque muita gente não conhece a informação. Portanto, atenção aqui, amigo.

Na hora de embarcar é muito comum a formação de longas filas. E você sabe disso, né? Aí que o que você não tenha notado ainda é que você já tem o seu assento marcado. O que quer dizer que você não precisa ficar de pé aguardando a chamada.

Logo, você pode continuar sentado na sua cadeira e não aumentar a confusão na hora de embarcar.

7 – Siga as regras quanto às características da sua bagagem

A fiscalização de bagagens nos dias atuais está bastante rígida. E você pode ver mensagens e aviso sobre os tamanhos, volumes e pesos das malas em todos os cantos dos aeroportos.

Por isso, a última das dicas de etiqueta para viagens de avião é você considerar que o ideal é já ir com a mala adequada, seja a de mão ou a que será despachada, né.

Se acontecer algum inconveniente com você, não cria confusão e faça o que é recomendado. O funcionário da companhia aérea vai te orientar e provavelmente vai despachar a sua bagagem na porta da aeronave.

Outra coisa é que na hora de colocar a sua bagagem de mão no bagageiro, dentro da aeronave, tenha muito cuidado com as pessoas que estão ao redor. Principalmente se a sua mala tiver pesada você não tiver preparado para levantá-la. Ok!