Melhor época para viajar para o Uruguai? A gente tem dicas

Viajar para o Uruguai é o sonho de muito brasileiro. Para aqueles que já foram para lá voltar para o Uruguai é uma realidade cada vez mais cogitada. Afinal, é um país incrível. Agora, você pode estar se perguntando sobre qual é a melhor época para viajar para o Uruguai. E nós temos a resposta.

Aliás, a gente não tem uma resposta única, que diz que é “janeiro” ou “agosto” ou algo assim. Porém, temos informações reais para quem quer conhecer mais do país conforme o seu próprio gosto pessoal. Ou seja, você gosta de praia, de calor ou de frio? Se importa de pegar chuva ou de pagar mais caro?

Foto: (reprodução/internet)

A partir do que vamos falar abaixo e considerando a sua realidade vai ser bem mais fácil tomar uma decisão. Para isso, a gente fez uma matéria muito didática, que está dividida da seguinte forma: primeiro vamos falar dos meses e depois das estações do ano.

O que você vai ver é que o verão é a alta temporada, exatamente como acontece aqui no Brasil. Por isso, é a época do ano mais cara para viajar para o Uruguai, ainda que seja a mais procurada pelos turistas brasileiros, também. Mas, há alternativas.

Janeiro e fevereiro

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Se a gente considerar o período até o carnaval, que quase sempre acontece no fim do segundo mês do ano, a gente tem algumas curiosidades bacanas sobre o Uruguai. A primeira é considerar as temperaturas, que nessa época, são mais quentes, com sol nas praias.

Logo, esse simples fato já permite a montagem de um roteiro muito mais flexível, ainda mais para brasileiros que não abrem mão do sol e da praia. Outra coisa é que permite que você conheça vários lugares também, inclusive, os mais remotos.

Mas, há o lado ruim: que é o fato de ser uma época com preços mais altos.

Então, se há algo para resumirmos aqui, o que podemos dizer é que o começo do ano é uma ótima época para quem quer um roteiro que tenha praias e sol. Além de que dá para ir para lugares como Montevidéu e Colônia del Sacramento, além de Punta del Este.

Março

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

A partir de março, que vem logo após, o carnaval, a pergunta para saber qual é a melhor época para viajar para o Uruguai tem outra resposta. Afinal, esse mês pode ser interessante para você devido ao fato de que é uma época de fim de alta temporada. Ou seja, é mais barato.

Então, todo mundo que procura por uma viagem barata ao Uruguai acaba pensando nos meses a partir de março. Esse período de entre temporada ainda continua oferecendo ótimas temperaturas, o que é bom para a praia.

Conheça 3 formas de levar dinheiro para o Uruguai

Ou seja, ir para o Uruguai em março pode ser bom para fazer uma viagem barata e ainda poder aproveitar o melhor das praias uruguaias.

Abril

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Já abril é um mês a ser considerado porque é como se fosse um período de transição de temperatura e também de preço. Logo, o calor diminui para 20ºC, o turismo diminui também. Porém, na outra ponta, os preços ficam mais atrativos, sendo ótimo para encontrar ofertas.

Se você não é tão focado assim nas praias e quer mesmo fazer uma viagem que seja a mais barata possível, saiba que abril é um mês a ser estudado, de fato. Assim, as temperaturas são mais amenas, o que deixa os passeios menos cansativos e agradáveis.

Uma boa ideia é visitar Punta del Este, que acaba sendo uma das cidades mais convidativas para o bolso do brasileiro. Porém, não é certeza de você encontrar um mar bom para o mergulho, está bem?

Entre maio e setembro

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Agora temos um período bem maior, que começa em maio e passa por junho, julho, agosto e termina em setembro. Logo, possivelmente, não será a melhor época para ir para o Uruguai. Afinal, são os meses mais frios do ano.

No entanto, se você está em busca de qual é a melhor época para viajar para o Uruguai sem se importar com o frio pode até ser que sejam bons meses. Ainda mais se você estiver pensando em Montevidéu e Colônia del Sacramento.

Por outro lado, Punta del Este, entre outras cidades turísticas do Uruguai, estarão bem mais desertas. Ah, passar em Casa Pueblo pode ser legal porque lá o pôr do sol é bonito em qualquer época do ano, viu.

Outubro e novembro

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Chegando ao fim do ano, saiba que a partir de outubro as temperaturas começam a ficar mais altas de novo. Assim, o Uruguai começa a reviver a entre temporada. Logo, em termos de clima, para muita gente, essa é a melhor época do ano e tem explicação.

Primeiro que as temperaturas não estão tão altas. Depois, que também deixou para trás o inverno. Ou seja, é um momento muito agradável de curtir o país. Assim, são interessantíssimas para qualquer cidade de lá, como Colônia e as outras citadas aqui.

Dezembro

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Para fechar a lista, a gente tem dezembro, que é o último mês do ano e isso já indica um preço mais alto para o turista. De todo modo, também marca o início da alta temporada uruguaia. Mas, para quem não tem tanta preocupação com o dinheiro, é um ótimo momento.

Afinal, vai dar para aproveitar as festas de fim de ano por lá ou mesmo curtir as regiões com os restaurantes e bares em seus melhores tempos. De todo modo, se você quer viajar para o Uruguai em dezembro, a dica é: faça as reservas com antecedência.

Então, qual é a melhor época para viajar para o Uruguai?

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Considere que essa resposta é bastante particular. Tanto é que a gente deixou aqui algumas das principais informações sobre cada mês do ano. Porém, como sabemos, falar em temperatura é algo que pode sofrer alterações, certo?

Além do mais, nós não podemos deixar para trás a questão que tudo vai depender do objetivo da sua viagem. Assim, se você quer aproveitar todos os cantos do país, saiba que entre novembro e março vai conseguir isso, ainda que sejam meses mais caros para viagens.

Por outro lado, entre os meses de abril e outubro o Uruguai também acaba sendo um bom destino internacional. Porém, com possibilidades de mudanças de clima, o que vai exigir um roteiro mais flexível para a viagem.

Enoturismo no Uruguai – conheça 4 cidades para fazer a rota do vinho no Uruguai

Sabendo disso, a gente ainda não vai terminar a matéria. Nós fomos atrás da explicação sobre cada uma das estações do ano lá. E isso vai servir para você entender melhor como a temperatura local afeta a sua viagem e os seus passeios.

As temperaturas no Uruguai

Se você ficou com alguma dúvida, saiba que as estações do ano no Uruguai são muito parecidas com as do Brasil. Ok? Ou seja, o ano começa e termina com o verão e nessa época as temperaturas podem chegar a 30ºC ou passar disso, obviamente.

Já no inverno, que representa o meio do ano, as temperaturas caem bastante, podendo ficar em torno dos 20ªºC também. E nessa época ainda tem o adicional dos ventos, que são mais constantes. Bom, agora vamos falar sobre as viagens em cada estação. Bora lá.

Viajar para o Uruguai no Verão

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Se você pretende viajar para o Uruguai no verão, saiba que essa pode ser a melhor época porque é calor. Isso permite um roteiro em todo o país, de cidades remotas até as praias mais procuradas. No entanto, é uma boa ideia apenas para quem tem orçamento mais flexível.

Se você não tem tanto recurso assim, mas quer viajar nessa época do ano, a dica é fazer reservas antes e comprar passagens com antecedência também.

Viajar para o Uruguai no Outono

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Essa estação é marcada pelos últimos dias de calor forte. Portanto, ainda dá para aproveitar bastante o país. A partir de abril, as temperaturas começam a cair. Logo, se for do meio para o fim do outono, o ideal é que você não fique muito preso às praias.

Já se você gosta da parte cultural, histórica e da gastronomia, o outono pode ser uma ideia para você – até mesmo porque é mais barato.

Viajar para o Uruguai no Inverno

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

Os meses do meio do ano possuem clima mais ameno, exatamente como acontece por aqui. Assim, não é uma boa ideia para quem quer curtir as praias. Porém, o que a gente acaba não notando é que tem muita coisa boa para fazer por lá, mesmo no frio.

O seu roteiro só tem que ser mais flexível e fugir um pouco das praias, que estão hibernadas.

Viajar para o Uruguai na Primavera

melhor época para viajar para o Uruguai
Foto: (reprodução/internet)

E a última estação do ano no Uruguai que vamos citar aqui é a primavera. Logo, é uma espécie de primeiros passos para a alta temporada. Porém, ainda assim, dá para conseguir fazer bons passeios por lá sem ter que gastar todo orçamento. As temperaturas estão boas para a praia.

Logo, ainda que não esteja tão calor, como no verão, saiba que também não costuma chover, sendo que as chuvas são bem menos habituais do que seria em outros períodos do ano.