Enoturismo no Uruguai – conheça 4 cidades para fazer a rota do vinho no Uruguai

A verdade é que a rota do vinho no Uruguai é conhecida por regiões que passam por Montevidéu, Canelones, Maldonado, Colônia e Rivera. Mas, a gente fez uma matéria que considera mesmo aquelas vinícolas que os brasileiros já foram e amaram.

Portanto, não vamos nos ater as regiões que estão, ao mesmo na teoria, nessa rota. Porém, com certeza você vai ler nomes de lugares que fazem todo sentido para os brasileiros que amam um bom vinho uruguaio. Se você curte o enoturismo, então, vai gostar dessa matéria.

Para se ter uma base do que isso tudo significa, saiba que Canelones concentra 60% das bodegas uruguaias. Enquanto que Carmelo tem o título de Toscana Uruguaia. Enquanto isso, Maldonado recebe uma nova vinícola e investe em infraestrutura a cada novo ano.

Por último, vem a curiosa Rivera, que faz fronteira com o Brasil. Obviamente, é um destino mais distante da capital uruguaia. No entanto, dá para ir do Rio Grande do Sul, sendo que possui ótimas bodegas para visitação. Abaixo, vamos citar todas essas regiões.

As 4 cidades para a rota do vinho

Antes de começar, vamos considerar alguns dados sobre o Uruguai e o vinho. O lugar tem o apelido de “Toscana da América do Sul”. Assim, é uma das regiões mais importantes do mundo todo no assunto do vinho. Tanto é que o enoturismo (turismo do vinho) é muito forte lá.

Ao todo, são 9 produtoras espalhadas pelo país, sendo que há ao menos 6 bodegas em Canelones, pertinho da capital. Aliás, saiba que dá para ir de Uber, viu. Inclusive, a gente vai falar um pouco mais disso abaixo, no fim do artigo.

Sobre o clima, considere que o país todo é cercado pelo Atlântico e pelo Rio da Prata. Assim, são regiões parecidas com a de outros países, como Argentina, Chile e Austrália. Por fim, saiba que a época da colheita das frutas (uvas) é em fevereiro e em Junho tem o Festival do Tannat.

1 – Canelones

Seria um erro a gente começar a falar das cidades que permitem uma ótima rota do vinho no Uruguai se não fosse para falar de Canelones. A cidade fica bem perto da capital Montevidéu e aqui já começam as vantagens.

São muitas as bodegas espalhadas por lá. De todo modo, a Pizzorno Family States é uma das mais conhecidas. Ela inaugurou há pouco tempo a primeira pousada de enoturismo da região. A degustação classifica fica em 30 dólares.

E também dá para falar da Bodega Bouza, que é nova, sendo que existe desde 2003. Ela tem um restaurante de degustação, com carros antigos e um tour de 35 dólares. O H. Stagnari é mais uma opção, que tem um dos tannat mais premiados do mundo. O preço é de 80 dólares.

2 – Maldonado

A próxima região que trouxemos aqui é Maldonado. E se você não sabe onde fica, considere que é bem perto de Punta del Este. Lá há 2 bodegas que merecem atenção. Assim, vamos falar resumidamente de cada uma delas.

A Bodega Garzón é de uma família de argentinos, sendo que existe desde 2016. Ou seja, é uma das vinícolas mais novas de todo país. Ela é sustentável e a queridinha de muitos turistas brasileiros. Em 2018 entrou na revista norte-american Wine Enthusiast.

Já a Alto de la Ballena fica bem perto da praia, o que acaba sendo um chamariz para muita gente. Ela é de 2001 e tem uma grande variedade de vinhos, como o Merlot, o Cabernet Franc, o Viognier e o Syrah.

3 – Carmelo

O vinhedo Narbona fica bem próximo de Carmelo. Sendo que é uma das vinícolas mais tradicionais do país. Ele existe há mais de 1 século. O local também permite o passeio e o tour em uma pousada de enoturismo.

rota do vinho no Uruguai

Enquanto isso, o Irurtia, que é outra vinícola uruguaia com mais de 100 anos é totalmente familiar. Assim, são 4 gerações de produtores a frente do negócio. Eles são todos descendentes de imigrantes espanhóis. O lugar fica bem perto de Carmelo também.

4 – Rivera

Para fechar a lista de rota do vinho no Uruguai, citando cidades ou regiões de destaque, temos Rivera. E talvez esse seja o lugar que você mais curta. Primeiro porque está bem perto do Brasil, sendo próxima do Rio Grande do Sul. Assim, fica longe do centro e da capital uruguaia.

Conheça 3 formas de levar dinheiro para o Uruguai

Ainda assim, se você topar o passeio, saiba que a Cerro Chapéu é a principal vinícola da região. Eles são especialistas em tannat e recebeu vários prêmios pelos projetos de produção de vinho. Inclusive, eles usam a gravidade em favor da produção, acredita?

A vinícola é considerada binacional, já que tem uma parte que acontece em Santana do Livramento, aqui no Brasil. Para o interessado, saiba que a degustação fica em 17 dólares. Para quem quiser almoçar lá, o custo sobre para 50 dólares.

Álcool e direção nunca combinam!

rota do vinho no Uruguai

Só para concluir esse texto, saiba que assim como no Brasil e em qualquer lugar do mundo não se deve dirigir enquanto estiver alcoolizado. Por lá, inclusive, as leis são bastante duras e você, enquanto turista, poderia ter um sério problema.

Por isso, se há uma boa dica é: se for de carro até uma das vinícolas citadas combine de ter o “motorista da rodada” para que você evite esse tipo de “emboscada”. Ou você pode comprar passagens de ônibus, de transfer ou de Uber.

Aliás, dá até mesmo fechar pacotes com agências para solucionar a questão. Há vinícolas que até permitem um transfer direto para o hotel na volta. E isso vale para a sua vista em uma das vinícolas citadas em um qualquer uma das mais de 100 que existem no país.