A viagem para Colonia del Sacramento vale a pena? Saiba tudo sobre o destino uruguaio

Quando a gente fala em “Uruguai” o que vem a sua cabeça? Montevidéu, com certeza. Porém, o país tem outros destinos além da capital. Logo, perguntar se viajar para Colonia del Sacramento vale a pena é uma ótima forma de conhece outro dos destinos uruguaios.

Para quem não sabe, essa cidade destino de muita gente é incrível. Inclusive, tem muito brasileiro que vai para Buenos Aires (na Argentina) e faz um bate-volta em Colonia del Sacramento. A princípio, nós temos uma cidade histórica. Só que tem mais do que isso lá.

Sendo assim, vamos continuar falando mais desse lugar. Até mesmo porque analisando alguns fatores, como roteiros e pontos turísticos, fica mais fácil saber se essa viagem vale a pena.

O bê-á-bá de Colonia del Sacramento

As primeiras dicas sobre esse lugar talvez você já conheça. Mas, são importantes. Primeiro saiba que fica no Sudeste do país, nas margens do Rio de la Plata. Assim, faz divisa com a Argentina, mais especificamente, Buenos Aires.

A cidade foi descoberta em 1680 e se tornou ponto importante como comercialização de escravos em toda América do Sul. Deixando de lado essa questão mais histórica, considere que os brasileiros que vão para lá só precisa de um passaporte ou RG.

Ou seja, devido ao acordo entre os países do Mercosul, a gente não precisa de vistos, vacinas e nem mesmo do seguro viagem (mesmo que ele seja indicado, saiba que não é obrigatório). Se quiser saber mais, a gente tem um artigo que cita a documentação necessária, leia.

O trajeto

O trajeto para chegar até Colonia pode ser feito de Buenos Aires. Nesse caso, há várias operadoras que oferecem a travessia pelo Rio da Prata. O caminho demora pouco mais de 1 hora. Mas, também dá para ir de Montevidéu.

Nessa situação, você poderia pensar em alugar um carro no Uruguai e viajar por pouco mais de 2 horas pela Ruta 1. Outra opção partindo de Montevidéu é ir de ônibus. Assim, a distância entre as cidades é de 180 quilômetros.

Mas, para sermos um pouco mais específicos, considere que se você está no Brasil, a melhor ideia é pegar uma passagem aérea. Por exemplo, dá para pegar um voo pela Latam. No Google Voos, a gente simulou essa viagem aérea.

Assim, um voo do Aeroporto de Guarulhos (SP) para Colonia del Sacramento (URU) sai por pouco mais de R$ 4 mil. Mas, lembre-se que você pode ir para Buenos Aires e partir de lá para Colonia também. Nesse caso, o voo é mais rápido e mais barato, partindo de R$ 2,6 mil pela Aerolineas Argentinas ou mesmo pela Latam.

O roteiro

Como mencionamos acima, considere que para saber se Colonia del Sacramento vale a pena para você, o ideal é avaliar o roteiro também. Assim, uma boa ideia é pensar em passeios a beira mar, que liga um caminho rodoviário até o centro.

Tem o Centro Histórico, que inclui uma muralha antiga, da época da colonização. É chamado de Portón del Campo. Tem a Calle de los Suspiros, que é uma rua de casas antigas, todas portuguesas, onde só se pode ir a pé.

O nome vem de uma história popular que diz que soldados caminhavam por lá suspirando quando ia para a decapitação. Ou quando mulheres suspiravam de saudade dos seus amores que perdiam a vida ali.

Ainda considerando a Calle de los Suspiros, a gente tem a Plaza Mayor, com o Farol, que permite uma vista panorâmica incrível. Tem ainda a Basílica do Santíssimo Sacramento, de 1680. E o Museu Naval, o do Azulejo, o Indígena, o Paleontológico, do período Histórico.

A gastronomia

Também falaremos um pouco da gastronomia. Afinal, aqui dá para citar outros pontos turísticos interessantes na cidade uruguaia. Um bom começo é saber que tem diversos restaurantes, com vinhos, frios e a Parrilla Uruguaia.

Esse é um tipo de churrasco com cortes de carnes de lá, que são bem saborosos. Alguns lugares servem as “entrañas” junto com os cortes, que são miúdos e nem todo mundo gosta.

Além do churrasco uruguaio, Colonia tem os frutos do mar e as massas. Por exemplo, os sorrentinos recheados com salmão defumado fazem um sucesso tremendo. Tem ainda uma lista enorme de restaurantes conceituados para conhecer.

Por exemplo, o Buen Suspiros e o LaTrattoria, que fica a beira mar. Nessa última opção, um dos pratos mais pedidos é o choripan, que é um pão com linguiça muito saboroso. Ah, e tem ainda o El Drugstore, que tem uma fila de espera que pode te fazer desistir do passeio.

Então, Colonia del Sacramento vale a pena?

Colonia del Sacramento vale a pena

Independente do motivo da sua viagem, com certeza essa é uma viagem que vale a pena. Ainda mais para quem quer diversificar e ir além de Montevidéu. De todo modo, a gente tem alguns materiais que falam mais dos pontos turísticos e dos passeios no Uruguai. Veja abaixo:

Na primeira matéria, a gente fala especificamente sobre a capital uruguaia. Assim, temos atrações além das praias, como o Estádio Centenário, os museus, o Jardim Botânico e muito mais. Já na outra opção, a gente cita lugares mais gerais e variados no país todo.

Por exemplo, temos a Vila Cabo Polonio, Punta del Este, Piriápolis e a própria Colonia del Sacramento. Se você tiver interesse poderá ler na íntegra para saber tudo.