Conheça 3 formas de levar dinheiro para o Uruguai

Você sabe qual é a moeda usada no Uruguai, não sabe? O peso uruguaio. Isso não quer dizer que você não poderá pagar as suas contas com dólar ou real. Porém, isso será bem menos fácil do que se fosse com o peso uruguaio. Então, vamos estudar as maneiras de levar dinheiro para o Uruguai.

Até mesmo porque além do dinheiro vivo a gente tem ainda os famosos cartões, como o de crédito e o pré-pago. Abaixo, nós vamos falar um pouco mais sobre eles. Afinal, um deles ou vários deles podem ser bons para você. Bora lá conhecer essas alternativas para poder pagar as compras durante a viagem.

Ah, só uma coisa bacana de saber é que a maioria dos lugares turísticos, assim como táxis e restaurantes, aceitam o pagamento em dólar. No entanto, nem sempre isso será recomendável e nem mesmo é uma regra. Por isso, ter o peso uruguaio em mãos pode ser algo a ser considerado.

As 3 formas de levar dinheiro

Considerando toda a introdução que tivemos acima, saiba que há 3 maneiras clássicas e até mesmo simples de pagar as contas e compras no Uruguai, sendo: dinheiro vivo, cartão de crédito e cartão pré-pago.

1 – O dinheiro vivo

O dinheiro vivo que vamos considerar aqui é o que é pago em pesos uruguaios e não em real ou dólar. Logo, há uma grande vantagem nisso: o turista não paga o Imposto sobre Operações Financeiros (IOF), que é de 6,38%.

Esse IOF é descontado quando se paga com cartão, por exemplo. Então, ao menos na teoria, pagar em dinheiro pode ser mais econômico. O problema é que não é algo “confortável” levar todo dinheiro nas mãos durante a viagem, não é? Isso é questão de segurança, também.

Em todo caso, recomenda-se sim levar pesos uruguaios em uma viagem ao Uruguai, ok? Para isso, procure uma casa de câmbio de sua confiança para fazer a troca das moedas. Porém, muita atenção na taxa de câmbio, que varia muito.

2 – O cartão de crédito

A próxima forma de levar dinheiro para o Uruguai é o cartão de crédito, que todo brasileiro conhece e ama. Se há uma vantagem nisso é que é uma forma mais prática de pagar as contas, exatamente como acontece aqui no Brasil.

Além disso, o processo é simples se você tiver um cartão com função internacional: você tem que falar com a operadora para liberar essa função. Ou seja, em questão de horas você poderá usar o cartão para as compras feitas fora do país.

Mas, a desvantagem você já deve ter descoberto: o IOF. A taxa é cobrada em todas as compras pagas no exterior. Atualmente, a taxa é considerada após o dia da compra e não mais no fechamento da fatura, o que seria uma próxima desvantagem.

Aliás, lembre-se de conferir o seu limite de crédito para comprar no exterior. Porque isso se mantém com base no seu cartão. Ou seja, não dá para comprar a mais do que você tem de limite, ok? E mesmo se for possível, você poderá ter taxas ainda maiores.

3 – O cartão pré-pago

E para fechar a lista, nós temos o cartão pré-pago internacional, que também pode ser usado no Uruguai. A diferença dele para o cartão de crédito convencional é que nesse caso é preciso adicionar os créditos antes de usar.

Ou seja, você deve fazer um aporte inicial para começar a usar. Depois, pode usar tudo o que colocou lá. Obviamente, acaba sendo uma opção boa para quem quer manter um controle financeiro mais adequado em viagens internacionais.

A boa notícia é que existem opções de todas as bandeiras, como Visa e Mastercard. Inclusive, outra vantagem é que dá para solicitar um cartão em várias empresas diferentes. Por outro lado, considere que ele também sofre com a incidência do IOF.

O que saber sobre viajar para o Uruguai

Dinheiro para o Uruguai

Agora você sabe como levar dinheiro para o Uruguai. Porém, ainda não falamos sobre as cidades de lá. Aliás, nem falamos sobre a documentação também. Por isso, vamos dedicar esse último tópico para isso. Então, continue lendo.

Aliás, para que o assunto não se estenda demais, a gente vai considerar aqui algumas indicações de textos que fizemos há alguns dias. Por isso, são matérias atuais e que complementam totalmente o artigo de hoje. Veja mais!

Veja o que importa sobre o aluguel de carros no Uruguai – “Uma boa dica é sobre ter um cartão de crédito internacional. Isso permite que você faça o pagamento do valor de caução no aeroporto. Isso será preciso mesmo que você tenha pago o aluguel online”.

Saiba quais os documentos para viajar para o Uruguai – “Ambos os países assinaram o tratado do Mercosul. Logo, a viagem de um país para outro pode ser feita a partir de um documento de identidade original, que é o RG (Registro Geral)”.

Descubra 5 cidades do Uruguai para visitar se você quiser fugir do roteiro tradicional – “A ideia é trazer aqui uma variação de lugares e regiões que valem a pena visitar, mesmo que nunca ninguém fale delas. Por exemplo, você já ouviu falar de Paysandú ou Piriápolis?”.

Desse modo, a gente termina o conteúdo de hoje. Com certeza, após todas essas leituras você estará mais animado e até mesmo com mais condições de fazer um melhor planejamento para a sua próxima viagem, que deve ser para algumas regiões uruguaias, não é mesmo?