Descubra 5 cidades do Uruguai para visitar se você quiser fugir do roteiro tradicional

O roteiro turístico do Uruguai é conhecido até mesmo por quem nunca foi para lá. Geralmente, ele tem variações. Porém, quase sempre passa por Montevidéu e Colonia del Sacramento, além de Punta del Este. Mas, hoje, vamos falar de cidades do Uruguai para visitar que nunca estão nessa lista.

Assim, a ideia é trazer aqui uma variação de lugares e regiões que valem a pena visitar, mesmo que nunca ninguém fale delas. Por exemplo, você já ouviu falar de Paysandú ou Piriápolis? Pois é, são regiões incríveis que valem a pena visitar no Uruguai. Então, continue lendo e saiba mais dessas cidades uruguaias, que são esquecidas, mas incríveis.

As 5 cidades do Uruguai fora do comum

Só um detalhe importante para você conhecer antes de falarmos das cidades fora do comum no Uruguai tem a ver com as dicas sobre os documentos e o aluguel de carro por lá.

A gente não vai se estender muito nesse tópico porque esse não é o foco da matéria. De todo modo, vamos deixar aqui algumas recomendações de leitura para quem quiser saber mais do assunto. Inclusive, a parte da documentação é bacana porque é simples.

Saiba quais os documentos para viajar para o Uruguai – “A viagem de um país para outro pode ser feita a partir de um documento de identidade original, que é o RG (Registro Geral)”. Entenda isso na íntegra.

Veja o que importa sobre o aluguel de carros no Uruguai: gasolina, estradas, pedágios – “É necessário ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e um RG ou Passaporte – emitidos em pelo menos 10 anos”. Quer saber mais sobre aonde alugar o carro? Leia a matéria completa.

1 – Atlántida

Atlántida fica a 45 quilômetros de Montevidéu ou a 30 quilômetros do Aeroporto Internacional de Carrasco. Assim, é uma das cidades do Uruguai para visitar que está fora do roteiro mais tradicional que a gente conhece, que passa por Montevidéu, por exemplo.

A cidade faz parte do departamento de Canelones. Assim, Atlántida tem uma beleza natural incrível, que coloca o Uruguai entre um dos melhores países para conhecer na América do Sul. É considerada a capital da Costa do Ouro, que tem muitas praias.

Aliás, um dos diferenciais dessa cidade é o clima: que é totalmente familiar. Assim, quase não se vê estrangeiros de forma comum como em outras regiões do país. O público é quase todo uruguaio, com um bom centro comercial e um hotel em forma de navio (Planeta Palace).

cidades do Uruguai para visitar
Edificio Planeta Rambla de Atlántida Ruta 10 Canelones Uruguay Verano 2012

2 – Paysandú

Agora temos mais uma das cidades uruguaias para conhecer. Ela também é uma das mais importantes do país todo. Logo, tem importância até mesmo na economia local. Isso porque fica a margem do Rio Uruguai, sendo que é focada no turismo.

O viajante que vai para lá pode visitar o Museu Histórico e o Monumento da Perpetuidade. Esses são símbolos emblemáticos da história local. Já os centros termais é que fazem sucesso em toda a cidade, entre eles, o Guaviyú e o Almirón. Ótimos para relaxar.

Para quem gosta de se situar, a cidade fica na Playa Mayea, próximo da Isla Caridad e da cidade Colón. Inclusive, Colón também é uma ideia legal para quem busca termas.

3 –  Carmelo

Se você pensa em ir além de Montevidéu e Colonia del Sacramento, outra boa ideia é Carmelo. A cidade é pouco conhecida dos turistas. Mas, apenas por enquanto, já que tem se desenvolvido muito para atender esse público.

Aliás, ela fica bem ao lado de Colonia e dá 3 horas de Montevidéu. Assim, o que tem em Carmelo? Muita praia bonita, parques coloridos, rios que encantam e até mesmo vinhedos. Ou seja, apesar de pequena, é uma cidade incrível para quem quer conhecer mais do Uruguai.

Do lado turístico, há hotéis e restaurantes ótimos.

4 – Piriápolis

A cidade é de 1893. Porém, engana-se quem pensa que é antiga demais. Na verdade, se antes o objetivo era o de atrair aristocracia, agora a ideia é dar ao turista uma opção encantadora de passeios, a se começar pelas montanhas.

Inclusive, é um dos poucos lugares do Uruguai que tem um monte de coisas para fazer. Mas, de forma diferente, ou seja, para todos os públicos. Então, você encontrará praias, história, gastronomia, teleféricos, Rambla (uma espécie de calçadão) e muito mais.

5 – Salto

E a última das cidades do Uruguai para visitar que foge do padrão é Salto. O destino também está na lista de pouco conhecido, mas incrível. Ele está há 500 quilômetros da capital e fica meio que isolado em uma margem oriental do Rio Uruguai.

Assim, faz fronteira com a Argentina (cidade de Concordia). Acaba sendo uma escolha de famílias que querem passar as férias mais tranquilos, relaxando, com toda a beleza das praias uruguaias. Inclusive, tem parques de águas termais.

As cidades mais conhecidas do Uruguai para visitar

A gente fez uma matéria aqui que cita as “cidades fora da caixa” para conhecer no Uruguai. Ou seja, são opções alternativas para quem quer conhece mais desse país. De todo modo, se você vai viajar pela primeira vez para o Uruguai talvez queira conhecer mais dos pontos tradicionais.

Assim, a gente tem outra matéria, que fala exatamente das cidades mais conhecidas do Uruguai para conhecer. Ou seja, a gente cita um pouco mais detalhadamente a famosa Montevidéu, que é atualmente é a capital do país.

Temos ainda a querida, histórica e majestosa Colonia del Sacramento, que fica bem perto de Montevidéu e permite um passeio mesmo para quem vai da Argentina, pelo Rio Prata. Incrível, não é? E tem mais.

A gente também cita a Punta del Este, que é um destino uruguaio que os brasileiros amam. O lugar tem uma ótima infraestrutura para turistas, como com restaurantes, hotéis, lojas e até mesmo cassinos. Interessou? Conheça mais das cidades na íntegra.