Saiba quais os documentos para viajar para o Uruguai

Todo mundo que vai para algum país quer saber sobre o que é preciso levar. Aliás, essa pergunta tem a ver não apenas com o dinheiro ou o que vai na mochila, mas também a documentação. Vamos falar sobre os documentos para viajar para o Uruguai, confira.

Até mesmo porque muito se fala que não é preciso de visto para viajar para países da Mercosul, né. Mas, e passaporte, será que é necessário? Mais do que tudo isso, será que compensa ter todos esses documentos para viajar para o país do Mujica?

A verdade é que viajar para o Uruguai é um sonho de muitos brasileiros. Mais do que isso, o país é incrível e cheio de pontos turísticos e históricos incríveis para conhecer. Aliás, muito mais do que isso: a parte da documentação costuma ser simples, sem dar muito trabalho.

Os documentos

Antes de tudo já vamos tirar uma dúvida que muita gente tem. A verdade é que não é preciso de visto para ir para o Uruguai. Ao menos, para o brasileiro não. Portanto, na lista de documentos para viajar para o Uruguai pode excluir a necessidade de emitir visto.

E tudo isso você já sabe: ambos os países assinaram o tratado do Mercosul. Logo, a viagem de um país para outro pode ser feita a partir de um documento de identidade original, que é o RG (Registro Geral).

Agora, atenção: o seu RG deve ter sido emitido em no máximo 10 anos. Além disso, ele precisa estar em boas condições, sem rasuras e com boa qualidade para que sejam visualizadas as letras e fotos. Se não, isso poderia até mesmo complicar o seu voo.

Quem não tem um RG nessa condição vai poder apresentar o passaporte também. Ele deve ter validade superior a 6 meses. Sendo que também vale o CIE (Carteira de Identidade de Estrangeiro), que é um documento emitido pela Polícia Federal.

Por fim, saiba que os menores de idade devem ter o RG também. E o período de permanência para o turista brasileiro é de 90 dias. Assim, considere que temos outras dicas para quem vai viajar de carro, avião ou até mesmo de ônibus.

O seguro viagem

Para quem vai viajar para um destino internacional, saiba que é super recomendável que se faça o seguro viagem. O mesmo vale, portanto, para quem vai para o Uruguai. Assim sendo, o seguro de viagem internacional pode ser cotado de várias formas, inclusive, pela internet.

É preciso ficar atento apenas ao fato de que cada seguradora tem um plano de seguro. Por isso, é muito importante que você faça a cotação online do que é melhor para você ou para a sua família nesse momento tão importante.

Mais do que isso, saiba que alguns cartões de crédito e operadoras financeiras também oferecem tal serviço de forma gratuita para clientes. Assim, vale a pena pesquisar sobre isso.

Por último, saiba que o seguro viagem não será útil apenas para casos de morte. Ele vai servir também em casos de imprevistos, como roubos de celulares ou perda de documentos. Assim, você tem que escolher um plano que tenha a ver com você e com o seu destino.

Para fins de curiosidade, um seguro pode custar entre R$ 100 e R$ 300 no plano mais simples para viagens para o exterior. Nesse caso, as coberturas variam de 15 mil dólares a 250 mil dólares. Pesquisa isso e leia atentamente a sua apólice antes de assinar o contrato.

Para viagem de avião

Quais são os documentos para viajar para o Uruguai de avião? Nesse caso, além dos documentos citados acima, você vai precisar ter a tarjeta migratória também. Para não confundir, o nome é tarjeta de entrada y salida.

Essa tarjeta é entregue durante o voo, no embarque. Inclusive, o cartão pode até ser emitido antes, através do Miniserio del Interior do Uruguai.

Por outro lado, também é importante ter documentos de comprovação de estadia, dizendo onde você vai se hospedar e por quanto tempo. Com isso, as informações de check-in passam a ser bastante validas. É importante tê-las impressas.

Para viagem de carro

Já para uma viagem de carro ou de moto, além do RG, você também deve ter a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ativa e valida. Especialmente se você for o motorista. Mas, tem outra opção.

Essa opção é a de emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que pode ser feita no Departamento Estadual de Trânsito do seu estado. Mas, saiba que ela não é exigida entre os países do Mercosul.

7 Pontos Turísticos no Uruguai para não se arrepender

Outra coisa é apresentar o documento do carro ou da moto. Especialmente, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O seguro de responsabilidade civil também é necessário, chamado de Carta Verde. Esse documento é fornecido pela locadora.

Para viagem de ônibus

Para viagem ao Uruguai de ônibus ou de navio, as recomendações são as mesmas. Portanto, saiba que os documentos para viajar para o Uruguai não mudam muito do que foi dito até aqui. O RG é obrigatório e a tarjeta também. A diferença é que não é preciso ter a CNH.

Por fim, é importante que você considere a época que vai para o Uruguai. Isso pode influenciar até no meio de transporte escolhido. Por exemplo, entre novembro e fevereiro há um calor intenso por lá. Já de março a maio, esfria um pouco. Em junho é inverno.