Saiba quais são os documentos necessários para uma viagem pelo Mercosul

Muitos brasileiros hoje em dia optam por viajar pelos países mais próximos, especialmente na América do Sul. Daí, surgem dúvidas sobre quais são os documentos necessários para uma viagem pelo Mercosul.

Isso porque para viajar para outras partes do mundo é preciso passaportes e vistos. Mas, a gente sempre ouve falar que o Brasil tem acordo com os países do Mercosul. O que será que isso quer dizer? É isso que vamos descobrir nas próximas linhas, acompanhe!

Inclusive, para facilitar o seu entendimento a gente vai contar um pouquinho sobre os detalhes para os países separadamente. Por exemplo, o que será que é preciso para viajar para Buenos Aires, na Argentina.

ARGENTINA

Para viajar para a Argentina, para cidades como Buenos Aires ou qualquer outra, os brasileiros não terão muita preocupação, não. Isso porque eles estão isentos do visto de turismo e de negócios se ficarem por lá por 90 dias no máximo.

No entanto, os brasileiros também podem embarcar com o passaporte original. Porém, eles possuem validade de 1 ano.

Agora, de modo mais fácil saiba que também dá para viajar com a Carteira de Identidade Original, que deve estar em bom estado de conservação. Aliás, o seu RG precisa ter sido emitido há 10 anos, no máximo.

CHILE

Outro destino na América do Sul que é bastante buscado pelos brasileiros é o Chile. Por isso, muita gente tem curiosidade em saber quais os documentos necessários para uma viagem pelo Mercosul. Então, vamos lá.

Conheça países onde os brasileiros são bem aceitos – mesmo sem visto

Os brasileiros também estão isentos de visto de turismo ou negócios para permanência de até 90 dias. Exatamente como acontece ao viajar para a Argentina.

Lembrando que é preciso ir com o RG em bom estado e com até 10 anos de emissão.

PERU

Mais uma boa notícia: os brasileiros estão isentos do visto. E o restante você já sabe: passaporte original ou RG em bom estado de conservação. No entanto, nesse caso, é preciso considerar a vacina também.

Quem vai viajar para o Peru também precisa levar o certificado de vacina de Febre Amarela e trazer tal documento na volta para o Brasil.

Aliás, não é permitido exercer qualquer função que tenha a ver com “atividade remunerada” dentro do Peru. Isso para quando se viaja a turismo ou negócios.

COLÔMBIA

A Colômbia já foi visto como um país de guerras e drogas. Porém, isso já ficou para trás. Por isso, muitos brasileiros buscam o destino para uma viagem. Inclusive, para viagens românticas. E a boa notícia é que também não é preciso de visto para até 90 dias.

Mas, a dica é que você só pode fazer 3 viagens por ano dessa forma.

Aliás, se for a negócios, considere que vai ser preciso ter o visto sim. E é o consulado que vê isso para o interessado. Já que não são aceitos vistos solicitados através de terceiros.

BOLÍVIA

A Bolívia também pode ser um destino para você. Então, quais os documentos necessários para uma viagem pelo Mercosul, especialmente na Bolívia? Nesse caso, você tem que prestar a atenção porque existem mais detalhes.

Os brasileiros não precisam de visto para permanência de até 90 dias, que são os vistos consulares. Mas, é totalmente aconselhável que se vai com uma vacina contra Febre Amarela também.

Aliás, quando for necessário, o viajante vai precisar solicitar o visto de forma pessoal no consulado que fica em São Paulo. O passaporte tem que ser validado para os 6 meses. Mas, caso seja mais fácil dá para viajar só com o RG também.

5 documentos obrigatórios para países que não exigem vistos de brasileiros

VENEZUELA

Talvez a Venezuela seja o país mais complicado de todos dessa lista. Apesar de que os brasileiros também estão isentos de visto. Mas, as companhias aéreas fornecem uma tarjeta de turismo no momento do embarque.

Ela só pode ser usada 3 vezes por ano. Para quem vai usar passaporte também é preciso estar com os bilhetes aéreos de ida e volta comprados. A vacina de Febre Amarela também é obrigatória.

Já para viagens a negócios é preciso ter o visto de negócios.

Sobre os documentos

Se você ficou com alguma dúvida sobre os documentos, vamos listar aqui todos que foram comentados. Inclusive, é importante você considerar que eles possuem validade. Veja alguns exemplos.

Quando for usar o passaporte, ele deve ter validade de 6 meses pelo menos. O ideal é levar a cópia dele também. Outra dica é sempre ter 2 fotos no formato 3×4 recentes e com o fundo neutro. O certificado de vacina de Febre Amarela sempre é recomendado.

Outra dica é levar o comprovante de residência, o bilhete aéreo e o extrato bancário ou comprovante de recursos financeiros. Isso sem contar com a cópia autenticada do seu RG.

Para quem vai viajar a negócios tem mais algumas dicas valiosas. Por exemplo, levar uma carta da convocação da empresa, a cópia do CNPJ dela, o atestado de antecedente criminal.