Viajar para fora do país com RG – veja lista de 8 países que não precisam de passaporte

Você sempre pensou em ir para fora do país, mas sempre achou que isso era burocrático ou caro demais? Então, saiba que dá para conhecer países que não precisam de passaporte. Ou seja, viajando para fora daqui apenas com o RG.

Já quanto ao custo, não tem jeito: você terá que fazer um bom planejamento. Porém, há uma boa notícia: atualmente, a gente encontra várias promoções de passagens aéreas e hospedagens que valem a pena. Hoje, vamos falar apenas dos países que permitem isso.

Os documentos para uma viagem no Mercosul

Certa vez, aqui no blog, a gente falou sobre os documentos que são necessários para fazer uma viagem pelos países do Mercosul. Sendo assim, fomos bastante detalhistas ao citar o que cada país exige do brasileiro.

Por exemplo, na Argentina dá para ir só com o RG se você for ficar por um período menor do que 90 dias. No caso do Chile, é o mesmo caso. Já para viagens ao Peru, a única dica a mais tem a ver com a vacina da Febre Amarela, que é imprescindível.

Na matéria, a gente ainda cita a Colômbia, a Bolívia, a Venezuela. Por último, a gente também comenta sobre a validade dos documentos, as fotografias, os certificados de vacina e muito mais. Se você tiver o interesse, poderá ler agora mesmo essa matéria.

Mas, se você não tem o interesse em saber sobre os documentos e sim sobre os países que não precisam de passaporte, continue lendo. Assim, abaixo, nós vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Os países que não precisam de passaporte

Como mencionamos desde o título dessa matéria, saiba que ao todo são 8 países que permitem que os brasileiros entrem apenas com o RG. Aliás, todos fazem parte do Mercosul, considerando o acordo que o Brasil tem com esses países.

1 – Argentina

Seria um grande erro não começarmos falando da Argentina. Inclusive, quando o assunto é viagem, saiba que a rivalidade fica de lado. Afinal, os países são considerados como “maravilhas da natureza”. E a terra dos Hermanos tem muita coisa boa também.

Primeiro, saiba que tem a Patagônia, a capital que é incrível e as muitas regiões cobertas por vinícolas. Ou seja, é um lugar e tanto para o brasileiro conhecer.

2 – Chile

O Chile também tem a Patagônia, é verdade. Sendo assim, dá para considerar desertos, vulcões, geleiras, vinhedos e falar que une a modernidade com a história. Curiosamente, o Chile é um dos países mais amados pelos brasileiros.

Se a gente pode falar dos pontos turísticos, além da Patagônia, então, anote aí: Santiago e a Ilha de Páscoa. Com certeza, vai valer cada minuto do seu passeio.

3 – Peru

O Peru sempre é citado aqui no blog. O que pouca gente sabia, porém, é que também entra na lista de países que não precisam de passaporte. Bom, e se tratando de Peru, o que vem à sua mente? Machu Picchu, correto? Mas, tem Cusco também, viu.

Aliás, tem também as linhas de Nazca e muito mais. Vale a pena o passeio.

4 – Uruguai

O Uruguai é mais um país do Mercosul, perto da gente, que vale a viagem. Então, para quem não sabe ou nunca foi, considere que é um país menor quanto aos outros citados aqui. Porém, as possibilidades se estendem muito além da cultura e história.

Tem Montevidéu, que é uma capital única e imperdível. Tem a Punta del Este e muitas praias.

5 – Paraguai

O Paraguai sempre passa despercebido pelos brasileiros. Infelizmente, a gente tem aquela ideia negativa de “produtos importados”, sabe? Porém, se o assunto é sobre o turismo, saiba que o Paraguai tem sim suas vantagens.

Primeiro que também está na lista de países que não precisam de passaporte, ou seja, que permite a entrada de brasileiros só com o RG. Depois, saiba que tem muitas áreas verdes, com um interior cheio de experiências, como nas Ruínas da Santíssima Trindade.

6 – Equador

Também acaba ficando de lado em muitas partes das vezes. No entanto, a gente se esquece de que o Equador sempre entra na lista dos países mais baratos para viajar. Mais do que isso, ele tem roteiros únicos, que mescla natureza e história.

Quito é um bom ponto de partida para quem nunca visitou a região. Aliás, quanto aos pontos turísticos, anote aí essa listagem: vulcões e as Ilhas de Galápagos.

7 – Colômbia

A Colômbia é lembrada por nós, quase sempre. Ou vai dizer que você nunca tem na mente aquela imagem paradisíaca do Caribe? Pois é. As águas azuis caribenhas sempre é cenário de filme. Mas, saiba que além disso, nós temos os cafezais verdes.

Sem falar que a Colômbia é um país rico em história, arquitetura e tradição.

8 – Bolívia

Assim, vamos fechar a listagem com mais um país do Mercosul que permite viagens com o RG e nada mais. Inclusive, se você vai para lá, não deixe de conhecer as Salinas de Uyuni, que é considerado o maior deserto de sal do mundo. No fim, você une cultura e natureza, também.

países que não precisam de passaporte

Curiosidades – e os vistos para Portugal

Fugindo um pouco do assunto do Mercosul, um dos países europeus que os brasileiros mais possuem afinidade é Portugal. Com certeza, a motivação está no idioma. Mas, apesar de existir a obrigação do visto, você sabia que eles podem ser mais simples do que você pensa?

Isso porque tem o visto de estadia temporária, o de residência, o de Schengen e o de estudante. Sendo assim, a gente fez uma matéria onde explicamos cada um deles. Se você tiver interesse, poderá ler a qualquer momento.