Quer saber qual é a melhor pousada antiga em Ouro Preto (MG)? Conheça 7

Encontrar a melhor pousada antiga em Ouro Preto, Minas Gerais, não é tarefa fácil. Afinal de contas, há pelo menos 7 delas que devem entrar na sua pesquisa. E não somente pela história, elas são opções de muito conforto e aconchego, que faz o turista viver a história da cidade.

Com isso em mente, a gente optou por escolher aquelas que são as mais faladas e procuradas hoje em dia. Assim, a maioria está no centro da cidade. Mas, outras ficam mais longe. Aliás, a ordem das pousadas está seguindo a data de fundação do lugar com base em textos históricos.

1 – Pousada Clássica

Com certeza, essa pode ser, para muita gente, a melhor pousada antiga em Ouro Preto. O motivo? É realmente bem antiga. O lugar foi um casarão colonial, com data de meados de 1700. Obviamente, ele recebeu reformas desde então. Hoje, é moderna, com ar antigo.

No entanto, uma das principais vantagens é que o lugar fica bem no Centro Histórico de Ouro Preto. Assim, dá para ter acesso facilitado para qualquer canto da cidade. Ou seja, em 15 minutos de caminhada você chega nos principais pontos turísticos.

Sem contar que o café da manhã é servido no estilo mineiro, com delícias caseiras.

2 – Pouso do Chico Rei

Na segunda posição do ranking de melhor pousada antiga em Ouro Preto ou de melhores pousadas, a gente tem o Pouso do Chico Rei. O teatro foi inaugurado em 1770 é uma das pousadas mais antigas de toda cidade. Fica ao lado da Casa de Ópera de Vila Rica.

Os quartos são bastante aconchegantes e tem até videoteca no lugar, que fica bem no centro da hospedagem. Se você quiser pagar uma taxa extra também poderá ter serviços como de massagem, lavanderia, transfer, etc.

3 – Rock In Hostel

A inauguração desse lugar é bastante recente. Porém, cuidado: saiba que o prédio é antigo, de 1800. Logo, o antigo casarão do século 19 se tornou pousada para hospedes que vão à Ouro Preto. Aliás, como o nome sugere, o tema do lugar é o “rock”.

Assim, os astros do rock estão estampados em todos os quartos e corredores. Esse hostel não fica no centro, mas perto dele. Assim, permite acesso a todo comércio local. Entre os diferenciais está a disponibilidade de tocadores de vinis e livros.

4 – Pousada Solar da Ópera

Empatada com a Rock in Hostel, nós temos essa pousada aqui. Ela também foi construída em um prédio antigo, de 1800. O casarão fica no centro histórico e conduz aos principais pontos turísticos da cidade.

Sobre a pousada, além de histórica, ela é muito calma e tem um ótimo café da manhã (cortesia aos hospedes).

5 – Pousada São Bartolomeu

A gente não sabe exatamente a data de inauguração dessa pousada. Mas, o que sabemos é que o prédio existe há mais de 200 anos (portanto, desde antes de 1820). Sendo assim, fica em São Bartolomeu, que é um distrito de Ouro Preto.

Portanto, acaba sendo um destino ideal para quem quer descansar da agitação da cidade grande. Aliás, lá tem uma ótima opção de manter contato com a natureza, sendo que fica também perto da Igreja Matriz de São Bartolomeu.

A casa é toda em estilo barroco e o cardápio envolve os doces caseiros no café da manhã.

6 – Hospedaria Antiga

Essa também é uma opção bastante atraente de hospedagem em Ouro Preto. Afinal, existe desde 1878, quando o então deputado de Ouro Preto, José Pedro Xavier da Veiga, se mudou para a cidade. Lá era a casa dele e hoje é uma pousada que recebe gente do mundo todo.

A arquitetura é bem antiga. Inclusive, os móveis usados são do século 18. Além disso, no salão do café da manhã a estrutura é feita com tijolos antigos e madeira. Isso dá um ar de antiguidade que deixa muita gente extasiada.

O lugar também fica no centro da cidade.

7 – Casa de Hospedagem Alquimia

Essa hospedagem é de 1900 mais ou menos. Tem todas as vantagens que você conhece, a começar da localização: no centro da cidade. A curiosidade está no fato de que o prédio foi comprado por um farmacêutico e hoje é pousada e museu, ao mesmo tempo.

Então, entrando lá você descobre como eram as farmácias mais antigas de Ouro Preto. Ah, para que você não fique com dúvidas, a pousada fica bem acima da farmácia, ok? E de lá dá para chegar na Igreja Nossa Senhora da Conceição e em minas de extração de ouro.

Outras pousadas em Ouro Preto

Se você quer ir para Ouro Preto, mas não faz tanta questão assim de estar em um lugar histórico, saiba que a gente já fez uma matéria citando outras pousadas por lá. Assim, a ideia foi considerar aquelas que possuem vantagens, seja nos quartos ou na localização.

Leia a matéria aqui: Descubra 5 opções de pousadas em Ouro Preto (MG)

Por exemplo, a Pousada dos Meninos tem até internet gratuita para o hospede. Além disso, fica a 120 metros da Igreja de São Francisco de Assis. Já a Pousada Casa dos Contos está há 100 metros da Praça Tiradentes e 900 metros da Universidade Federal de Ouro Preto.

melhor pousada antiga em Ouro Preto

Já sobre a Pousada Laços de Minas, considere que tem internet grátis, saguão e um teto pintado à mão. Ou seja, é um lugar muito aconchegante para quem vai passar uns dias em Ouro Preto. Tudo isso está descrito, em detalhes, na matéria que citamos acima.