Confira uma lista de bons modos na aeronave para a sua próxima viagem

Nem todo mundo tem experiência em viajar de avião. Por isso, saiba que existem algumas dicas valiosas para evitar problemas, confusão e para evitar, também, ser o chato. Trouxemos aqui uma lista de bons modos na aeronave que você deve seguir.

Continue lendo e descubra como dá para se comportar de forma simples e educada no seu próximo voo.

1 – Muitas idas ao banheiro?

O ideal é você visitar o banheiro antes de entrar na aeronave. Agora, se você é o tipo de passageiro que levanta muitas vezes durante um voo, então, prefira sempre o assento do corredor, ok? Essa é a melhor dica para você.

Por outro lado, se você prefere sentar no corredor, saiba que você tem o ônus de sempre ter que se levantar para os outros passageiros quando eles quiserem ir ao banheiro. É uma mão de via dupla.

ANÚNCIO

Afinal de contas, todos têm direito de se levantar e não tem porque ficar chateado com isso durante o voo. Agora, se todo mundo que vai muito ao banheiro sentar no corredor vai ser melhor para todos os passageiros, de forma geral.

2 – O lugar está apertado?

A próxima dica da lista de bons modos na aeronave é sobre a sua poltrona ou o seu espaço. O fato é que você pode ser gentil com os outros passageiros e com a tripulação. Afinal de contas, gentileza gera gentileza. E isso vale mesmo quando você está em um lugar apertado demais.

A gente sabe que as poltronas das aeronaves hoje em dia são bem apertadas porque elas foram feitas para otimizar espaços, né. Mas, acredite: só a sua poltrona é sua, já que a do vizinho é dele.

Por que estamos falando isso? Porque tem gente que não sabe. A dica aqui é evitar invadir a poltrona da pessoa que está sentada ao seu lado.

E se você está no assento do meio vai ser mais difícil segurar o braço, por exemplo. No entanto, com gentileza, você vai conseguir um espacinho a mais enquanto os outros passageiros vão poder se esticar para a janela e para o corredor.

3 – Será que você está falando demais?

Mais uma informação muito importante, ainda mais para os distraídos de plantão: nem todo mundo gosta de conversa durante um voo. Por isso, se você gosta muito de conversar com as pessoas, observe que elas são receptivas a isso.

Puxou papo e o passageiro não foi muito receptivo? Mantenha-se em silêncio e não atrapalhe o voo da outra pessoa. Combinado? Por outro lado, se a pessoa falar com você e você estiver sem ânimo para papear, seja educado em dizer isso de forma suave para não causar constrangimentos.

Conheça 7 dicas de etiqueta para viagens de avião

4 – Use os fones de ouvido!

Para quem gosta muito de ouvir música e ver vídeos no celular não tem dica melhor a não ser dizer para usar um fone de ouvido! Ele é imprescindível porque ninguém precisa ouvir o que você ouve.

Até mesmo porque há regras sobre falar ao telefone quando você entra na aeronave ou quando o avião acabou de pousar.

Ainda sobre esse assunto, saiba que outro dos bons modos na aeronave é manter a voz baixa. Isso porque nem todo mundo precisa ouvir a sua conversa com o seu amiguinho do lado, né. E a dica não vale só para quem está ao telefone.

Aliás, se você está conversando com algum colega ou um passageiro próximo um tom mais baixo é bem-vindo.

5 – Sua poltrona não está reclinando?

Se a sua cadeira não está reclinando, sabe o que você faz? Chame o comissário de bordo. Sabe por que? Não é incomum que o passageiro da poltrona de trás usem alguns “artifícios” para que as suas cadeiras não reclinem. Por outro lado, não vale a pena comprar essa briga.

Aí que o comissário vai te ajudar a encontrar outra cadeira ou resolver o problema na sua própria poltrona. Entendido?

Agora, observe que os comissários de bordo não estão na aeronave para realizar todos os seus desejos. Se fosse assim, eles se chamaram “gênios da lâmpada”. Mas, eles podem sim te ajudar a resolver algumas questões.

6 – Saiba pedir os serviços que são de direito seu

Você pode pedir as coisas que estejam adequadas ao serviço do seu voo. E, por isso, nada de exigir uma taça de espumante se você está na classe econômica e não do executivo, por exemplo.

E cuidado com os atrasos no avião!

Além do mais, caso você fique com fome depois da refeição da aeronave, saiba que poderá pedir, de forma gentil, uma nova refeição. E caso tenha sobrado algum prato, os comissários podem te trazer. Mas isso depende muito da regra de cada companhia aérea.

7 – Lembre-se que você está em um lugar público!

Para terminar o texto, vamos trazer aqui alguns dos bons modos na aeronave considerando pontos que são simples e você já até deve saber, mas nem sempre considera.

Lembre-se que tem um passageiro sentado na poltrona sua frente. Então, nada de ficar chutando ou cutucando demais. Caso você esteja viajando com seus filhos é importante orientá-los para não fazerem a mesma coisa.

Mais um ponto sobre crianças. Saiba que o choro de criança é normal e não adianta você se chatear porque tem um neném chorando na aeronave. Até mesmo porque ele não vai parar de chorar porque você está chateado, né.

Além do mais, o avião não é a sua casa apesar de você passar algumas horas dentro dele. Isso quer dizer que você não deve fazer algo que pode atrapalhar outros passageiros, como cortar as unhas.

Se você não suporta barulho e nem as luzes da cabine durante o voo, saiba que tem formas de se prevenir. Até mesmo porque o avião inteiro não vai seguir as suas regras e desejos. Você pode levar um tapa olho e um tapa ouvido, sabe?

Na hora da refeição, volte seu assento para a posição vertical e ajude o passageiro de trás ter uma refeição mais confortável também.

ANÚNCIO