Conheça 7 motivos que podem reduzir o preço das passagens aéreas

Existem alguns motivos que podem alterar muito os valores dos tíquetes que são cobrados pelas companhias aéreas. E saber disso pode te ajudar a economizar dinheiro com esse gasto. Abaixo, você confere alguns dos motivos que podem reduzir o preço das passagens aéreas.

Considere que quanto mais desses motivos você consegue inserir no seu planejamento da viagem, maiores as chances de pagar mais barato por uma passagem aérea. Até mesmo porque existe uma variação muito grande hoje em dia nesse custo que todo passageiro tem.

1 – As despesas de cada voo!

Uma das coisas que mais são importantes na precificação de uma passagem aérea tem a ver com as despesas do voo. Mas, o que são esses gastos? São vários, mas a gente pode falar do tipo da aeronave, dos serviços no aeroporto, do deslocamento, das mordomias, etc.

Assim, o que é preciso considerar é que existem vários fatores que podem sim aumentar esse custo. Aliás, para você ter uma ideia, saiba que em épocas de chuva, as empresas acabam gastando mais com combustível e assistência, por exemplo. E aí, já sabe, né: o preço sobe!

2 – A época do ano!

Mais um ponto importante que acaba por reduzir o preço das passagens aéreas é a época do ano. E estamos falando da época da viagem mesmo. Você deve saber, por exemplo, que em épocas de datas festivas tudo tem um aumento de preço.

É a chamada alta temporada. E o mesmo vale para as passagens aéreas. Em alta temporada, o preço sobe e em baixa temporada, ele desce, obviamente. É claro que nem sempre vai dar para você viajar em baixa temporada, né. Mas, de qualquer modo, é uma ideia.

Ah, e tem um detalhe bem legal aqui, viu. Saiba que as cidades litorâneas, que são aquelas que possuem praias, elas recebem muitas visitas no verão. E aí, nessa época, os custos sobem, tanto da hospedagem, dos passeios como também das passagens.

E o mesmo vale para feriados, Natal, Carnaval.

3 – A compra antecipada!

O próximo item que trouxemos aqui tem a ver com a compra antecipada das passagens aéreas, né. Quem tem o hábito de viajar todos os anos sabe como isso pode fazer aquela diferença no preço final desses tíquetes aéreos.

Obviamente, nem sempre é fácil ou possível planejar a viagem, mas isso é o ideal. E pode te trazer benefícios como esse: do desconto na passagem, né. Logo, quanto antes você ir atrás das promoções, dos preços, dos valores maior a chance de encontrar um ótimo valor!

Aqui vale pensar na questão de oferta e procura. O que quer dizer que quanto maior a procura das pessoas, maiores são os preços. E no início não dá para saber sobre a procura, então, quando você é um dos primeiros a comprar, provavelmente, você paga mais barato.

E qual é esse prazo? Para as viagens que vão acontecer na alta temporada, recomenda-se uma compra com no mínimo 90 dias de antecedência. Já para viagens fora de temporada, ou na baixa temporada, o prazo ideal mínimo é de 40 dias.

4 – O dia da semana e o horário do voo!

Se a época do ano altera o valor das passagens, saiba que o dia da semana e a hora em que você vai voar também pode mudar isso. Se você não entendeu nada, saiba que as sextas-feiras e os sábados têm mais procura e, portanto, os preços são mais caros do que as segundas-feiras, por exemplo.

E quanto ao horário, saiba que as tarifas são mais baratas perto do fim da tarde ou do meio-dia. Portanto, para quem quer economizar com as passagens, aqui temos mais uma dica que pode valer a pena na hora de programar a sua viagem. Evite os horários concorridos.

5 – A remarcação do voo!

Que os imprevistos acontecem todo mundo já sabe. Agora, vamos considerar que outra das dicas para reduzir o preço das passagens aéreas está em evitar ficar remarcando o voo. E sabe por quê? Quase todas as companhias aéreas cobram taxas por isso.

E aí que o seu custo aumenta também, né. As empresas consideram esse um serviço extra e, por isso, se veem no direito da cobrança. Fique atento!

6 – Os voos com escala!

Mais uma dica é considerar aqueles voos que tem menos escalas. Eles podem ter custos de passagens menores porque as paradas são caras para as empresas. Assim sendo, sempre que puder optar pelo voo direto, saiba que é uma boa opção para o seu bolso.

A questão é toda logística, está bem? E dá para acreditar, afinal, as aeronaves acabam usando mais combustível também e tem o pagamento das taxas dos aeroportos, por exemplo. O fato é que você pode pensar nisso na hora de comprar a sua passagem.

Veja esses 5 erros na hora de comprar passagem em promoção

7 – Os assentos que estão disponíveis!

A última dica deste conteúdo é se atentar aos assentos que estão disponíveis. Isso porque um dos principais motivos que alteram o valor das passagens tem a ver com a procura por um voo. Assim, uma companhia prefere baratear uma passagem quando há muitas vagas no avião.

É claro que isso é bastante arriscado de se fazer porque pode ser que não tenha vagas livres. Mas, se você está fazendo uma viagem de última hora, talvez seja uma boa opção fazer essa pesquisa, afinal, quanto menor a procura é menor o seu preço de passagem também.