Leia 6 dicas essenciais quando for viajar com as crianças

Fazer uma viagem com a família é tudo de bom. É nesses momentos que os integrantes, pais e filhos, ficam mais próximos. No entanto, quando for viajar com as crianças, o mais indicado é que você tome alguns cuidados e precauções.

Pensando nisso, listamos aqui 6 dicas, sendo uma de cada área, que você deve ter em mente no seu check list para evitar deixar alguma coisa importante para traz. Afinal de contas, na hora de montar as malas parece que sempre falta espaço.

E quando chegamos no destino ou já estamos na estrada, aí lembramos de algo que era importante. Então, para evitar esse tipo de coisa, a gente vai trazer aqui alguns dos itens que você não poderá deixar para trás. Anote aí.

As dicas essenciais

Inclusive, antes mesmo de saber dessa listagem, considere que é importante ter definido (e muito bem definido) qual será o seu destino. Pode ser o Beto Carrero World, a Disney, o Beach Park, Maragogi, Gramado, Tiradentes e muitos outros. O mais importante é ter um planejamento da viagem: destino, data, valores, etc.

1 – Roupas

A primeira coisa importante ao se viajar com a família, especialmente se tiver crianças, é pensar nas roupas que vai levar. Obviamente, isso vai depender também do seu destino, né? De qualquer modo, é um ponto a ser considerado com antecedência.

Sendo assim, a dica é você conhecer o destino e o clima de lá nessa época do ano em que fará a viagem. Basicamente, é isso o que temos. Após essa reflexão simples e objetiva, você vai saber sobre a necessidade de levar meias, camisas, shorts, calças, sapatos, casacos, biquínis.

2 – Fraldas

Outro tópico importante é sobre pensar nas fraldas. Claro que se os seus filhos e crianças não usam mais fralda, tudo bem. Você pode ir para o próximo tópico. No entanto, considere que se elas são pequenas, possivelmente, você terá que ter um espaço para fraldas na mala.

Além delas, há outros itens descartáveis, como lenços umedecidos também.

3 – Remédios

E já que falamos das fraldas, que são itens de higiene, devemos considerar também os medicamentos, que são da área da saúde. Quando for viajar com as crianças, considere ter uma espécie de mini farmácia.

E nessa maleta devem estar os remédios de uso diário (se eles existirem) além daqueles mais genéricos, que podem servir para possíveis dores de cabeça, no corpo e até mesmo para um primeiro socorro, como esparadrapos, por exemplo.

Os termômetros e pomadas para assaduras também são bons lembretes para estarem na sua mini farmácia.

4 – Objetos

Ainda focando na higiene e na saúde, lembre-se de objetos que podem ser importantes para a distração das crianças ou até mesmo para a alimentação. Por exemplo, temos chupetas, mamadeiras, mantas e até mesmo as naninhas, que acabam sendo indispensáveis na hora do sono. (No último tópico teremos um bônus sobre tais objetos).

Dependendo da idade, você ainda deve considerar objetos de recreação como games, celulares, tablets ou mesmo jogos educativos e livros. A gente nunca sabe se durante a viagem a gente vai precisar ficar dentro do quarto por uns dias, né. Então, melhor se prevenir.

Curiosidade: leve em conta que você não tem que encher a mala de brinquedos. Afinal, a ideia de viajar está justamente em se distrair com coisas novas, passear, se divertir. Porém, eles podem ser opções para acalmá-los em um momento de maior estresse.

5 – Alimentação

Isso também vai depender muito das condições da sua viagem. Porém, de modo geral, saiba que nunca é demais levar alguns alimentos que também podem ser importantes para uns imprevistos. Por exemplo, uma reserva de leite em pó.

Além dele, há fórmulas, barrinhas de cereais mais saudáveis, frutas menos perecíveis e assim por diante. Leve em conta que as crianças passam por fases de crescimento, sendo que é comum sentirem fome de hora em hora.

6 – Documentos

A próxima das dicas para quando for viajar com as crianças é pensar nos documentos pessoais. O RG é indispensável para todos os viajantes, independentemente da idade. Aliás, se o seu filho ainda não tem, considere levar a certidão de nascimento.

Outro documento importante é o cartão de vacina (carteirinha de vacinação), que devem estar em lugares de fácil acesso. Agora, se for viagens ao exterior, o passaporte ou o visto vai ser imprescindível também – lembrando que eles têm prazo para expirar.

Bônus – os aplicativos

Se antes a gente tinha que considerar diversos objetos e brinquedos para levar para as crianças considere que hoje em dia há aplicativos de celulares muito bons e que funcionam muito bem nesse papel de distrai-las.

Sendo assim, você deverá ter em mãos em carregador para o caso de a bateria acabar ou um power bank, que é uma espécie de bateria extra. Especificamente sobre esses apps, a gente fez um conteúdo recentemente: citando os aplicativos para distrair as crianças nas viagens.

quando for viajar com as crianças

Por exemplo, tem o Play Kids, que é um dos mais conhecidos, além de ser gratuito (mas, ele também tem jogos e opções que são pagas). Lá dentro do app, você encontra a Turma da Mônica, o Show da Luna, a Galinha Pintadinha, etc.

E tem mais jogos, por exemplo, a Confeitaria da Moranguinho, Playmatic, o Whare’s My Mickey e outros.