Conheça 5 dicas para quem vai viajar para a Serra da Estrela, em Portugal

Se você vai viajar para a Serra da Estrela deve conhecer essas dicas que listamos abaixo. O motivo é que elas te ajudarão a ter um passeio muito mais agradável. Inclusive, em épocas de neve no país português. Sim, em Serra da Estrela neva!

E já vamos adiantar uma informação importante aqui para você. Essa região de Portugal é considerada uma das mais frias de lá. Agora, além do frio, você já deve imaginar a beleza que esse lugar esconde, né? São montanhas das mais lindas do mundo.

A Serra fica em uma área alta e durante o inverno tem a neve, que cobre toda a paisagem. Assim sendo, se torna uma das ideias de passeio para quem quer brincar na neve ou simplesmente tirar lindas fotografias em Portugal.

Se você não sabe, o inverno de lá é bem diferente da época do inverno daqui. Assim sendo, a neve acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. Agora, é bem provável que você tenha se interessado por viajar para a Serra da Estrela, né. Então, saiba mais sobre esse lugar!

1 – LOCALIZAÇÃO

Você já sabe que a Serra da Estrela fica em Portugal e em um ponto alto. Mas, para ser mais exato, considere um pico de quase 2.000 metros, bem no centro do país. Exatamente entre os distritos da Guarda e Castelo Branco.

Se você ainda não se localizou, considere que a Serra fica dentro do Parque Natural da Serra da Estrela. O lugar está há 300 quilômetros de Lisboa e a 200 quilômetros de Porto. Para finalizar esse tópico, saiba que as nascentes vêm dos rios Douro, Mondego e Tejo.

2 – CAMINHO

Agora você já sabe onde fica a Serra da Estrela, mas não sabe ainda o que fazer para chegar até lá né. O jeito mais simples é indo de carro e considere alugar um carro em Portugal, que é algo simples e barato.

Saindo de Lisboa, que é a capital do país, o melhor trajeto é passando pelas autoestradas A1 e A23. O tempo de duração é de 3 horas e há pedágios. Já com saída de Porto, as estradas são A1 e A25, também com pedágios. E o tempo é menor, de 2 horas e 30 minutos.

Para quem não dirige ou não gosta de passear de carro, existe a opção de ir de ônibus ou de trem até Covilhã. Depois, você tem que pegar um táxi até o local exato. Independente do transporte usado dá para parar em várias cidades no meio do caminho.

3 – ATRAÇÕES

Esse tópico é para falar sobre os pontos turísticos da região, que é um item importantíssimo para quem vai viajar para a Serra da Estrela, em Portugal.

São muitas as atividades que se pode fazer por lá. Uma delas é visitar os centros históricos, conhecer a torre que fica no ponto mais alto e ir para a estação de esqui. Para quem gosta de coisas mais radicais, tem o trekking. Também tem caminhadas, teleférico, bicicletas, trilhas.

Quanto aos pontos mais exatos que merecem a sua visita temos o Vale do Glaciar do Zezere. Tem também o Museu do Pão. O Centro de Interpretação. Os Cães da Serra, a Lagoa Comprida e o queijo. Sim, o queijo da Serra da Estrela é um dos mais famosos do mundo, né.

 E A NEVE?

Claro que a gente não pode esquecer da neve, né. Saiba que algumas regiões portuguesas têm neve mesmo. E entre elas, Montalegre, Bragança e Monsanto. Mas, o mais buscado de todos é a Serra da Estrela, sem dúvidas.

Dessa forma, a melhor época para viajar para a Serra da Estrela é nos meses de inverno. Isso se você quiser ver a neve, obviamente. Só que essa época de alta temporada por lá e as hospedagens ficam mais caras, também.

Agora, para quem não liga para a neve, a primavera oferece ótimas oportunidades. Tanto de paisagem como de preços.

4 – HOSPEDAGEM

No quesito hospedagem, o que a gente pode dizer é que são mais de 300 acomodações na região. São hotéis, pousadas e até albergues. No inverno, que é a época mais cara, as diárias em hotéis de luxo podem chegar a R$ 800. Mas, dá para achar opções por metade disso.

E lembre-se que a variação está no tipo de acomodação, no tanto de gente que vai ficar lá e na cidade também. Atualmente, os municípios que mais recebem visitantes e turistas são: Covilhã, Seia e Manteigas.

5 – ROUPAS

Para terminar o conteúdo, considere que é preciso ter alguns cuidados com as roupas na hora de viajar para a Serra da Estrela. Isso porque as estradas são estreitas, curvas e de riscos de gelo. Assim sendo, pense em roupas confortáveis, mas que esquentam o corpo.

Também dá para citar sapatos antiderrapantes e impermeáveis. Outra dica interessante, que não tem a ver com roupa, mas com o local é sobre a comunicação. Sempre tenha em mãos um telefone celular e o acesso à internet. Ele pode ser útil em momentos de imprevistos.

E, para ter uma ideia melhor sobre a roupa e os passeios, consulte sempre as previsões do tempo. A dica de todo mundo que vai para lá é que “se o tempo piorar, volte para os caminhos marcados e combinado”. Isso ajuda a evitar prejuízos na viagem.

Inclusive, a Autoridade Nacional de Proteção Civil tem algumas informações importantes sobre a proteção de quem vai para a Serra da Estrela. Consulte online.

Você também pode gostar de ler: