Descubra quais são considerados os 4 melhores países para brasileiros emigrar

Você está pensando em mudar de país, mas nem faz ideia de qual deles é o melhor para você? Para começo de conversa, a gente tem aqui 4 indicações muito interessantes: de Portugal a Luxemburgo. Então, vamos analisar cada um dos melhores países para brasileiros emigrar.

E leve em conta que esse estudo não considerou um único ponto, como: cultura, história, hospedagem, trabalho. Mas, sim fizemos uma análise geral de todas elas. Inclusive, pensamos também na possibilidade e na facilidade de vistos, passaportes e outros documentos.

Aliás, saiba que Portugal é a nossa primeira menção. Afinal, os países possuem acordo interessante para o brasileiro que quer morar lá. Achou interessante? Saiba tudo.

1 – Portugal

A gente não poderia começar essa lista de outra forma sem citar os nossos “conterrâneos” portugueses, não é mesmo? O país lusitano, que é um sonho para muita gente, é um dos mais procurados pelos brasileiros. E há bons motivos para provar isso.

Primeiro, nós temos que considerar a proximidade histórica. Depois, o idioma. Por fim, o acordo que o Brasil e Portugal possui. Hoje, há várias formas de se tornar um morador em Portugal.

  • Por exemplo, os descendentes podem ter a cidadania portuguesa.
  • Dá para abrir um negócio por lá, que gere ao menos 10 empregos.
  • Ou dá para comprar uma casa de, pelo menos, 500 mil euros.
  • Ou ainda dá para transferir 1 milhão de euros para um banco nacional de lá.
  • E, por último, você pode pedir a naturalização de residência no país.

De qualquer modo, o mais legal é saber que 20% dos estrangeiros do país são brasileiros. E somos aqueles que possuem a adaptação mais fácil entre todos. O ponto complicado é o clima, que ébastante frio no inverno.

Inclusive, o interesse de brasileiros que querem morar lá é tanto que uma das buscas mais feitas no Google é sobre a carteira de motorista, sabia? Afinal, será que tem como mudar a carteira do Brasil para a portuguesa? Tem sim e a gente explica isso nessa matéria aqui.

2 – Espanha

Bem ao lado de Portugal, nós temos a Espanha. Ela também está entre os melhores países para brasileiros emigrar. E o motivo é bem próximo do que falamos acima: cultural, história e ligação com o Brasil. Lá tem mais de 100 mil estrangeiros e a comunidade brasileira é grande.

Só por curiosidade, saiba que a British Council fez um estudo que mostrou que a Espanha é um dos melhores países para imigrar. O motivo: mercado de trabalho, residência de longo prazo, acesso à educação e nacionalidade, além das políticas de descriminalização.

Ah, e em comparação com outros países europeus, o custo de vida de lá é bem barato. O problema é que para quem quer morar na Espanha há algumas poucas opções acessíveis. Por exemplo, é preciso ter um imóvel de 500 mil euros ou mais ou 2 milhões de euros investidos.

De qualquer modo, assim como os outros casos, também dá para conseguir a cidadania espanhola ou da União Europeia.

Aqui no blog, a gente já fez uma matéria falando sobre as melhores cidades da Espanha para brasileiro morar. E o melhor é que dá para considerar aquelas que são mais indicadas para trabalhar ou para aposentados, por exemplo. Ficou curioso? Leia na integra.

3 – Alemanha

Talvez essa não tenha sido uma ideia que você tinha na cabeça. Mas, de fato, a gente tem que considerar que a Alemanha tem os seus motivos para estar aqui. O país da cerveja, da salsicha ou da Oktoberfest é dos mais receptivos para os estrangeiros.

O idioma é difícil, sim. Porém, o povo de lá é bem bacana. Sem contar que a Alemanha sempre sofre com a falta de mão de obra qualificada (áreas como engenharia, TI e ciências). Entre as vantagens, temos: qualidade de vida, salários, saúde e segurança.

Sobre ir morar na Alemanha e suas dificuldades, saiba que isso é bem menos complicado do que você poderia imaginar. Por exemplo, o governo de lá permite que estudantes estudem por lá por até 18 meses até buscarem um lugar no mercado de trabalho.

E dá para solicitar o visto de residência permanente depois de morar no país por 5 anos. Claro que tem que apresentar documentos e tudo mais. Porém, não fique achando que é algo impossível de acontecer.

Ah, e temos uma indicação de leitura bem legal aqui. Antes de viajar para a Alemanha, considere essas 10 coisas para saber. Por exemplo, domingo é dia de descanso, o que se parece com o Brasil. Mas, o que não é tão comum assim é que “ficar pelado é natural”. Entenda.

melhores países para brasileiros emigrar

4 – Luxemburgo

Para terminar a lista de melhores países para brasileiros emigrar temos um “azarão”. Mas, o que seria isso? É um país bem diferente do que você poderia imaginar. Ou será que já tinha ouvido falar sobre brasileiros que moram em Luxemburgo?

Saiba que o país é pequeno, com pouco mais de ½ milhão de habitantes. Também não é um destino comum. Por outro lado, considere que a cultura, oportunidades de trabalho e receptividade são atrativos para brasileiros.

Curiosamente, saiba que o país é carente de professores. Mais do que isso, é um dos países com melhor pagamento para esses profissionais. Porém, há um requisito considerado mínimo: o conhecimento em 3 idiomas, pelo menos.

De todos os países citados aqui, esse é o que tem a adaptação mais complicada. No entanto, ainda assim, dá para considerar que tem uma cultura lusitana e com uma gastronomia bastante parecida com a do Brasil.