Descubra 7 passeios gratuitos em Lisboa

Todo mundo que vai viajar para Portugal pensa logo em dar, ao menos, uma passadinha em Lisboa, né. A capital do país é um centro de atrações e passeios para os turistas. Mas, nem todo mundo conhece passeios gratuitos em Lisboa.

E, por isso mesmo, a gente criou este conteúdo. A nossa ideia é dar dicas de opções de atividades que são gratuitas para turistas e moradores locais. Só que existem muitas atividades e nós selecionamos aquelas que costumam ser as mais indicadas para turistas brasileiros.

E vale considerar que Lisboa é considerada uma cidade incrível e que tem um dos mais belos espaços europeus. O passado da cidade e do país é algo que sempre traz a curiosidade para os turistas. Ainda mais para nós, que somos descendentes desse povo.

Da arquitetura das ruas e cidades até mesmo os túmulos de mosteiros, a gente pode ver que atrações de graça é o que não falta em Lisboa. E se você quer saber por onde começar, continue lendo. É uma ótima forma de aproveitar melhor as Terras de Fernando Pessoa.

1 – Parque Florestal de Monsanto

Quando você for viajar para Lisboa vai ouvir falar muito desse parque. Ele é como se fosse o pulmão da capital portuguesa. E é uma ótima ideia de atividade para quem gosta de passeios ao ar livre, natureza e muita calmaria.

Além disso, é o maior parque florestal de todo país. Por lá, o turista pode andar de bicicleta nas ciclovias, fazer caminhadas em trilhas, jogar futebol, tênis ou até mesmo basquete. Fora os esportes, também dá para fazer piquenique ou simplesmente curtir a paisagem.

Essa é, portanto, a primeira das opções de passeios gratuitos em Lisboa. Sendo que o parque não fecha, ficando aberto 24 horas.

2 – Praça do Império

A Praça do Império é um ponto histórico a ser visitado pelo turista que vai à Lisboa. Lá dá para ver o chafariz que é sincronizado e parece uma dança de balé.

E o mais legal dessa praça, na verdade, é o que tem ao redor. Ela fica bem perto do Padrão dos Descobrimentos, do Mosteiro dos Jerônimos e de um monte de lojas que vendem os famosos Pastéis de Belém.

Sentar na Praça do Império, comendo uns pasteizinhos desses é algo que deve estar no seu roteiro de viagens para Portugal, viu.

3 – Castelo de São Jorge

O Castelo de São Jorge também está no campo de “visita obrigatória” de quem vai para Lisboa. Lá dá para tirar várias fotos incríveis. Mas, claro, não é só isso. O fato é que o castelo é um monumento histórico e foi criado para proteger os ataques romanos há mais de 8 séculos.

Atualmente, ele serve como base para receber turistas de todo canto do mundo. A decoração é original até hoje. E da torre do Castelo dá para ver uma boa parte da cidade, sendo essa uma das vistas mais incríveis da região.

A entrada é gratuita e, portanto, o Castelo de São Jorge está entre os passeios gratuitos em Lisboa. Uma dica é que para chegar até lá dá para ir de bonde e andar por 350 metros.

4 – Parque das Nações

Se por um lado a gente falou sobre algo que é histórico como um Castelo, agora vamos para a modernidade portuguesa. Em Lisboa tem o Parque das Nações, que tem atrativos diversos. Um deles é o maior aquário do país. Tem ainda o oceanário e teleférico.

O parque foi fundado recentemente, em 1998 e atualmente é considerado o bairro mais moderno de toda Lisboa. Para quem procurar lazer gratuito, saiba que esse é um destino certo para fugir e ver algo diferente dos pontos históricos da cidade.

5 – LX Factory

Esse é um dos lugares mais fascinantes que o turista pode encontrar em Lisboa. O LX Factory é como um completo industrial histórico que se tornou um espaço para galerias de arte. Além disso, dá para encontrar por lá feiras, restaurantes, lojas e mais de 50 estabelecimentos.

É um dos passeios gratuitos em Lisboa que permite andar pelas ruas sem pressa e admirar o que está na moda de Lisboa. É um lugar altamente indicado para jovens. E, além das atrações gratuitas, também há shows que são pagos. Portanto, fique atento ao dia da visita.

Conheça as 8 principais bebidas típicas de Portugal

6 – Museu Calouste Gulbenkian

Seria algo muito estranho você ir para um país europeu e não passar em um Museu, né. Então, em Lisboa, temos o Museu Calouste, que permite entradas francas, também. É um museu moderno, com obras permanentes.

Assim sendo, dá para visitar o local e admirar obras diferentes de vários artistas. Além das obras permanentes, há obras que são temporárias, no entanto, elas têm custos. Portanto, verifique o dia que você vai até o Museu para não pagar nada no passeio.

7 – Mosteiro de Santa Maria de Belém

Para terminar a nossa lista de passeios gratuitos em Lisboa, vamos falar do Mosteiro de Santa Maria de Belém. É um lugar que tem muitas atrações gratuitas, além da visita ao Mosteiro de Jerônimos, por exemplo. Nesse Mosteiro, por exemplo, tem túmulos de Vasco da Gama e Camões.

Entre os corredores do Mosteiro, os turistas podem entrar e conhecer a história do país. E isso sem falar dos monumentos e dos jardins, que são impecáveis. É uma ótima opção de passeio em Portugal para a família toda.