Conheça as 8 principais bebidas típicas de Portugal

Se você tem bom estômago ou se gosta muito de alguns tipos de bebidas alcoólicas, saiba que Portugal é um berço para esse assunto. Além do já conhecido Vinho do Porto, o país tem outras receitas também. Assim, separamos as principais bebidas típicas de Portugal.

E olha que você pode se surpreender com a variedade de opções que o país oferece além dos vinhos. Tem até a aguardente, que é mais famosa por aqui. E as cervejas também são fortes por lá: são mais de 150 produtos artesanais. E tem ainda a Sidra, entre outras variedades.

Note que, exatamente como no Brasil, as bebidas podem variar de região para a região. Seja na sua produção ou no seu consumo. Assim sendo, no Sul é mais fácil encontrar um tipo de produto enquanto que norte outras bebidas são mais conhecidas.

Seja para acompanhar o pastel de Belém, o bolinho de bacalhau ou o arroz de pato, conheça essas opções de bebidas comuns, tradicionais e típicas dos portugueses.

1 – Aguardente de Cana

E vamos começar por um tópico que o brasileiro conhece bem, não é mesmo? A aguardente de cana, muito chamada de pinga por aqui, é uma das bebidas típicas de Portugal que todo turista quer ou deveria experimentar.

Apesar de sermos um dos principais países produtores da bebida, Portugal também tem sua parte de mérito quanto a isso. Assim sendo, dá para encontrar aguardente de cana portuguesa em várias tonalidades, como claras e escuras.

Além disso, os teores alcoólicos delas variam de 71 a 72 graus.

2 – Jeropiga

Você que deve ter lido o título de “Jeropiga” deve ter imaginado logo algo voltado para pingas, né. Mas, não. A Jeropiga é uma espécie de vinho que leva a aguardente na receita. Assim sendo, tem o teor alcoólico elevado, apesar de ser doce.

Na Wikipédia dá para entender um pouco mais do processo de fabricação da bebida tradicional de Portugal. “É preparada adicionando aguardente ao mostro de uva para parar a fermentação, resultando em uma bebida mais alcoólica que o vinho”.

3 – Sidra

A Sidra também está entre as principais bebidas típicas de Portugal. Ela é traduzida como “bebida de homem feio”. Mas, o que se sabe é que está entre as bebidas mais consumidas no verão pelos portugueses, independente se é feio ou bonito.

Além do mais, saiba que a Somersby é uma marca super famosa dessa bebida por lá. E há a Bandida do Pomar, que é uma empresa nova que vem crescendo da produção de tal produto. As novas versões têm sabores intensos d emaça e teor alcoólico de 4,5%.

4 – Ginja

Outro nome diferenciado para uma bebida portuguesa é a Ginja ou Ginjinha. E nada mais é do que um licor feito com a ginja ou com a cereja ácida. Essas frutas são abundantes em Portugal, daí se fez bom uso delas.

A ginja, por exemplo, é usada para produzir essa bebida, que é hoje em dia uma das bebidas mais conhecidas no país. Tornando-se até mesmo uma referência para muitos turistas. Em Lisboa, ela está em praticamente todos os cardápios de restaurantes.

A coloração dela é avermelhada, mas escura. E para a fabricação usa-se o álcool etílico, além da ginja galega. Ela é servida depois das refeições, como uma espécie de sobremesa.

5 – Moscatel de Setúbal

Mais uma preciosidade que a gente encontra em Portugal é o Moscatel de Setúbal. Bom, vamos explicar por partes. A produção dela só é válida quando se tem uma DOC (Denominação de Origem Controlada) de 67% das casas de moscatel de Azeitão.

Azeitão é um lugar no centro de Portugal. Aí, quando a pessoa experimenta a bebida, ela nota algo muito próximo de um vinho, só que mais forte. O sabor é intenso e o perfume é algo diferenciado.

6 – Vinho Verde

O vinho verde está entre as bebidas típicas de Portugal e faz parte da lista dos vários vinhos portugueses, né. Ele é feito mais ao norte do país e é controlado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Entre as castas usadas para os vinhos verdes, temos o Loureiro, o Alvarinho, o Arinto e o Avesso. E vale lembrar que o vinho verde tem esse nome por conta da maturação da fruta. Assim, a uva verde é que usada para a produção da bebida e não necessariamente, o vinho deverá ser da cor verde no seu âmbito final.

7 – Vinho do Porto

O vinho do porto é uma das bebidas mais conhecidas no mundo e não apenas em Portugal. Assim sendo, ela vem da região de Douro, no norte do país. O nome vem devido à exportação do produto. Mas, a produção é do Rio Douro e em Vila Nova de Gaia.

De modo geral, esse vinho é forte e doce, sendo que o resultado vem do processo de fermentação, que é incompleto. E o teor alcoólico fica em torno de 19% a 22%. Atualmente, os principais vinhos do porto são: Branco, Ruby, Rosé.

8 – Cervejas

E aqui talvez tenhamos uma surpresa. Portugal também tem muitas cervejas boas. Ainda mais quando as temperaturas batem os 40ºC. E uma das marcas mais conhecidas por lá é a holandesa Heineken, além da dinamarquesa Carlsberg.

Outros nomes que são conhecidos em Portugal são: Super Bock e Sagres. Quanto às artesanais, Portugal tem aproximadamente 150 produtos. E a Super Bock e a Sagres são ótimos exemplos disso.