Saiba a diferença entre a classe econômica e a classe executiva de um avião

Se você sempre teve curiosidade de saber qual é a diferença entre a classe econômica e a classe executiva de um avião, saiba que este conteúdo foi criado pensando em você. Aliás, nem sempre a gente sabe se vale a pena pagar mais caro para viajar de classe executiva, né.

Por isso, o primeiro passo é entender melhor qual a diferença dessas classes de voos que existem. A ideia é listar aqui as principais diferenças entre as duas cabines nos voos de longo curso. Especialmente, aqueles que saem do Brasil para a Europa ou para os Estados Unidos.

Mas, vale considerar que também pode ter essa diferença de assentos nos voos domésticos ou de curta duração, como dentro do próprio país. Só que, geralmente, essas diferenças vamos falar aqui não se aplicam em voos domésticos, ok?

1 – Sala VIP

A primeira delas é a Sala Vip.

Os passageiros que viajam de classe executiva, geralmente, aguardam pelo voo em confortáveis lounges.

Os lounges são lugares que oferecem comidas quentes e frias, além de bebidas, inclusive, alcoólicas e até outros serviços (como chuveiro para tomar banho e espaço para dormir) de graça.

2 – Serviços Prioritários

A segunda grande diferença são serviços prioritários.

E eles vão desde o check-in ao embarque e desembarque. Inclusive, em alguns casos até a fila de imigração se torna uma prioridade para os passageiros que viajam em classe executiva.

Além disso, as passagens de classe executiva, geralmente, acumulam mais milhas aéreas no cartão de crédito ou nos programas parceiros.

E tem uma franquia maior de bagagem e também mais flexibilidade em viagens.

10 companhias aéreas com melhores serviços na classe econômica

3 – Conforto

Outra grande diferença entre a classe econômica e a classe executiva são as poltronas.

Enquanto na classe econômica a gente viaja apertadinho em pouco espaço na classe executiva tem bastante espaço. Isso porque o padrão de mercado é outro.

Já as camas reclinam 180 graus, ou seja, dá para gente viajar confortavelmente dormindo. É como se a gente tivesse mais ou menos em uma cama de hotel.

Além disso. as companhias aéreas também costumam oferecer um edredom macio e um travesseiro bem mais fofinho do que o da classe econômica.

Em algumas companhias aéreas, como a Catar e a Singapore, você encontra até camas de casal na classe executiva. Sabia? Portanto, há um conforto diferenciado nesse tipo de classe de voos.

4 – Mimos

Mais um ponto são os mimos.

As viagens de classe executiva são acompanhadas de algumas regalias. Assim, você recebe um necessaire, com os produtos de higiene e de limpeza. E também tapa olho.

Além disso, dependendo da companhia aérea rola até um pijama para você poder dormir bem. E sem precisar se preocupar em amarrota sua roupa.

5 – Tamanho

Outro item que merece destaque é o espaço. Geralmente, a mesa de refeição é bem maior na classe executiva do que na classe econômica.

Ainda sobre o tamanho, saiba que você tem mais espaço para colocar a sua bagagem. E às vezes até um compartimento especial tem para colocar celular, livro, óculos e outros objetos pessoais.

Dependendo da companhia aérea tem até uma barra a bordo que dá para você esticar as pernas e tomar um drinque durante o voo. Inclusive, o sistema de entretenimento costuma ser bem maior na classe executiva.

6 – Programação e Entretenimento

Um detalhe é a programação que, quase sempre, é a mesma para classe econômica e a classe executiva. O diferencial é que na classe executiva o passageiro recebe um kit com fones antirruídos e em alguns casos também tem uma franquia de internet liberada.

7 – Refeições

Agora, um ponto que merece um grande destaque na classe executiva são as refeições.

Enquanto na classe econômica muitas vezes as companhias aéreas servem pratos simples, na classe executiva você descobre que é possível comer uma comida de qualidade de restaurante no avião.

A diferença começa no cardápio. Você recebe três ou quatro opções para escolher. Por exemplo, tem uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. E para beber são tantas possibilidades que tem até vinho.

Além disso, você pode escolher champanhe, whisky, refrigerantes, sucos. E dependendo da companhia aérea até suco natural espremido na hora. E o café expresso, que não poderia faltar, né.

É muita mordomia não era alguns pratos são elaborados por chefs renomados e quase sempre servidos em louças e com talheres de metal.

Também é comum que, enquanto estamos na classe econômica, na maioria das vezes, a gente tem que se contentar com aquela marmitinha e talheres descartáveis. E o que a gente não faz para economizar não é mesmo?

La Compagnie – companhia aérea com poltrona executiva e champanhe

Observações finais!

Mas, uma coisa é importante destacar é que nem todas as classes executivas são iguais. Existe uma variação natural de acordo com a aeronave e com a companhia aérea.

Dessa forma, algumas companhias aéreas, como por exemplo a copa Airlines, praticamente não tem classe executiva com poltrona e tudo mais que foi descrito acima.

Já o America Airlines, a Tap e outras não possuem a mesma classe executiva em todos os aviões. Elas oferecem aviões com esses diferenciais em apenas algumas rotas.

E quanto ao valor dos voos em classes executivas ou econômicas, de modo geral, a variação pode ser de 2 ou 3 vezes.

Por isso, o que a gente pode notar é que muitas vezes viajando em classe executiva você chega muito mais inteiro no seu destino. Por outro lado, na classe econômica dá para economizar uma boa grana, né.