Veja essas 7 cidades perto de Porto (Portugal) para fazer um bate-volta

Porto está entre as cidades mais visitadas de Portugal, ao lado de Lisboa. Mas, como Portugal é um país pequeno dá para fazer um bate-volte entre Porto e outras cidades. Assim sendo, estudamos as cidades perto de Porto para fazer o bate-volta. Confira a nossa lista.

E leve em conta que a gente considerou algumas cidades que também são turísticas no país português. Ao passo que dá para fazer passeios incríveis e experimentar o melhor da culinária de lá. Além disso, essas pequenas viagens podem ser feitas de carros, até mesmo alugados.

A nossa seleção considerou cidades bem perto mesmo, sendo que isso não deve demorar mais do que 1 hora ou um pouco mais. Agora, cabe ao turista escolher entre ir e voltar ou dormir nessas cidades, que também possuem estruturas para o turismo.

1 – Guimarães

Guimarães fica no distrito de Braga e é bem perto de Porto. Na verdade, está há pouco mais do que 55 quilômetros de distância, o que torna possível para um bate-volta.

E para quem não conhece muito da história portuguesa, saiba que Guimarães é uma das cidades mais importantes, sendo considerada como berço do país.

Ela é preservada e tem pracinhas e ruas medievais, que nos fazem viajar para outros tempos. Entre as atrações temos a Sagrada Colina, o Paco dos Duques de Bragança, a Igreja de São Miguel e o Castelo de Guimarães.

E do ponto de vista dos passeios diferentes, a gente ainda pode considerar o Monte da Penha, que torna possível o passeio de teleférico. Já na área da culinária, a gente tem a Casa Costinhas, com doces regionais e conventuais.

2 – Braga

E já que citamos o distrito de Braga aqui, agora vamos falar da cidade de Braga. Ela também está entre as cidades perto de Porto que permitem um bate-volta. Isso porque ela está a apenas 55 quilômetros de distância.

Para quem não sabe também, Braga é uma das maiores cidades de Portugal. Sendo que em 2012 foi eleita a Capital Europeia da Juventude. E por lá tem vários programas para esse público, como eventos culturais, sociais e econômicos.

Entre os passeios de Braga, a gente tem o Teatro Romano, as Termas Romanas, o Domus de Santiago, o Santuário do Sameiro, etc. Por lá, todos os lugares e estabelecimentos têm arquiteturas diferenciadas, em barroco ou neoclássicos.

Aliás, nunca se deve ficar um dia só em Braga, de tão incrível que é a cidade.

3 – Arouca

Arouca fica mais ao centro-sul do país, mas é uma boa ideia para quem está em Porto e quer dar um passeio por lá. São pouco mais de 60 quilômetros de distância até o distrito de Aveiro, que é onde fica Arouca.

A cidade portuguesa não está entre as mais faladas do país, no entanto, tem um grande valor histórico e natural para a nação. Sendo que possui políticas voltadas para as atividades ao ar livre, aventuras radicais e até mesmo condições para o aprecio da natureza.

Uma ideia de passeio é os Passadiços do Paiva, que é um caminho em ponte de madeira que percorre uma grande extensão do Rio Paiva. A dica é levar bastante água, boné e protetor solar, apesar de que o país não é tão quente como a gente está acostumado.

4 – Aveiro

Aveiro está um pouco mais longe, mas ainda é uma das cidades perto de Porto. Sendo que a distância é de 75 quilômetros. E para quem não sabe, Aveiro é chamada de Veneza Portuguesa.

O turismo de Aveiro é ótimo e, por isso, essa é uma cidade muito boa para visitar. Aliás, é recomendada para quem gosta de artigos e monumentos religiosos, também. Por lá dá para encontrar o Mosteiro de Jesus, a Sé de Aveiro e a Igreja das Carmelitas.

Aliás, do lado de Aveiro tem ílhavo, a 8 quilômetros. E por lá tem o Museu Marítimo e o Museu Vista Alegre, que podem ser ótimas opções de passeios também.

Você também vai gostar de ler:

5 – Penafiel

De todas as cidades perto de Porto citadas aqui, essa é uma das mais desconhecidas mesmo. Só que fica bem perto de Porto, em menos de 40 quilômetros. É uma cidade boa para visitar sim, ainda mais para um bate-volta.

Isso porque lá tem um cenário rural incrível, com uma arquitetura tradicional e construções em granito e xisto. Além disso, os grandes patrimônios são renascentistas, como a Igreja Matriz de São Martinho e o Santuário do Sameiro.

6 – Amarante

A próxima cidade da nossa lista é Amarante, a pouco mais de 60 quilômetros de Porto. Ela fica no distrito de Porto mesmo, entre os Vinhos Verdes e o Douro Vinhateiro. É uma cidade bonita, modesta e impecável. O que tem de bom lá? Excelentes vinhos.

E não é só isso, né. Tem pastelarias das mais famosas também. Além disso, o turista pode conhecer o Museu Amadeo de Souza Cardoso, a Ponte de São Gonçalo e a Confeitaria da Ponte, com os doces portugueses tradicionais.

7 – Barcelos

Barcelos fica no distrito de Braga e está há pouco menos do que 60 quilômetros de Porto. Portanto, trata-se da última das nossas cidades perto de Porto para conhecer em um passeio do tipo bate-volta.

A cidade é famosa por ter muitos artesanatos e também por ter o galo como símbolo. Entre os pontos turísticos locais, temos o Paço dos Condes, que é um Museu Arqueológico com entrada gratuita. Além da Igreja Matriz de Barcelos e do Pelourinho.