5 dicas para quem quer se aventurar e viajar sozinho

Espairecer as ideias, conhecer novos lugares, culturas e pessoas, renovar as energias… todos esses objetivos podem ser cumpridos fazendo uma viagem. Porém, nem sempre encontramos alguém para fazer uma boa companhia para passeios em outras cidades.

E aí, surge uma grande questão: viajar sozinho? Como pode ser possível curtir alguns dias de descanso sem nenhum conhecido por perto? Este questionamento fica ainda mais sério quando esta é uma experiência inédita. Afinal, o medo em relação à segurança é maior.

viajar sozinho
Foto: (reprodução/internet)

Porém, todo o receio de se aventurar sozinho tende a se converter em independência e empoderamento diante de todas as maravilhas que uma viagem a sós pode oferecer. Para aproveitar tudo com intensidade, hoje queremos te dar algumas dicas imprescindíveis para curtir o destino sem preocupações. Confira a continuação deste artigo.

5 dicas para quem quer viajar sozinho

Tomou a decisão de ser mais independente na hora de conhecer um lugar novo mas não faz a mínima ideia de onde deve começar? Preparamos uma lista com 5 dicas simples para te ajudar no planejamento desta aventura.

Seja certeiro no destino

Se tem algo que pode suprir a solidão é um bom lugar com ótimas ocupações, paisagens e atrações para conhecer. Dependendo da escolha do local de viagem, tudo pode ir muito bem ou muito ruim. Por isso, antes de bater o martelo no roteiro que fará, avalie bem as possibilidades que poderá encontrar em cada um dos destinos tem à disposição.

No entanto, o principal fator a ser levado em consideração nesta escolha é o seu objetivo com a viagem. Qual a sua intenção em passar esses dias em outro lugar? Apenas fazer turismo ou tem interesse em um intercâmbio, por exemplo? Essas características são muito importantes e precisam ser levadas a sério.

Confira se os seus documentos estão na mala

Seja uma viagem internacional ou nacional, ir para longe de sua cidade exige cuidados especiais quanto à documentação. Portanto, com antecedência, verifique quais documentos você tem que levar para o local escolhido e já deixe tudo separado.

Nos casos em que o destino é internacional, este zelo precisa ter um afinco a mais. Isso porque a retirada de registros como o passaporte e o visto de viagem exige um certo tempo para ser realizada. Além disso, a vigilância que é feita sobre turistas estrangeiros é ainda maior.

Faça um bom planejamento para viajar sozinho

Imagine sair da cidade em que vive para conhecer outro lugar sem planejar onde irá se hospedar, que pontos irá conhecer e quanto de dinheiro terá separado para curtir a estadia? Esta situação seria um verdadeiro caos, fazendo com que os seus dias de descanso se transformem em um filme de terror.

Por esta razão, procure planejar bem cada detalhe de sua viagem. Agindo desta maneira, será possível curtir tudo ao máximo e o melhor de tudo: sem gastar o que não deve, com a grana certa para a aventura. Afinal, precavendo-se com questões como hotel, aluguel de carro e passagens, existe uma maior possibilidade de encontrar valores mais agradáveis.

Segundo o que recomenda os especialistas, o ideal é que quem está se preparando para viajar faça um planejamento com dois meses de antecedência. Este período que antecede a viagem já é suficiente para se preparar bem e extrair o melhor dos seus dias de férias. No entanto, se puder fazer isso com mais tempo, melhor ainda.

Procure fazer amizades no destino

Seja na hora em que chegar no local ou até mesmo antes: busque estabelecer vínculos de amizade com alguém que resida na cidade em que irá conhecer. Isso é muito importante pois são os naturais do destino que sabem os melhores lugares para conhecer, até mais do que os guias turísticos, algumas vezes.

Para isso, existem plataformas que podem te ajudar. Um exemplo é a Couch Surfing, plataforma a qual mostra opções de hospedagem na casa de moradores da cidade. Mas, antes de escolher o anfitrião, esteja atento à avaliação que lhe foi dada na rede por outras pessoas que já passaram na residência dele.

Uma outra opção é a Rent A Local Friend, que possibilita a comunicação com nativos de diversos destinos. Após o contato, fora o fato de conseguir alguém para auxiliar na exploração do local, você pode contar com uma companhia para quando estiver se sentindo sozinho.

Quando viajar sozinho, hospedar-se em hostel é uma boa ideia

As opções que oferecemos na dica anterior podem não soar bem para quem nunca fez contato com algum estranho pela internet. Se você faz parte deste grupo, não se preocupe. Temos uma dica especial: hospede-se em um hostel.

Para quem não sabe do que se trata, o hostel é uma forma de hospedagem de baixo custo, em grupo. Segundo a definição do blog de viagens @glographics, “em um hostel, você paga metade do preço pelo dobro da diversão”.

Esta alternativa de ficar em um quarto junto com outros turistas de diversos lugares, faz com que você se sinta menos sozinho e mais acolhido. Além desta vantagem, é possível ter a chance de conhecer mais culturas durante a estadia e não só a do lugar que está visitando.

Conclusão

Viajar sozinho não significa que durante todo o percurso você estará acompanhado apenas da solidão.

Em uma aventura particular com você mesmo, existe a possibilidade de criar laços com novas amizades e aproveitar as oportunidades para experimentar coisas e lugares novos. Por isso, não perca tempo e comece hoje mesmo a planejar o roteiro do seu próximo destino.