5 dicas para alugar um carro durante a viagem

Quando se está indo viajar para conhecer um lugar novo e fazer o velho e bom turismo, não há nada melhor do que conseguir chegar rápido no local. E, para conseguir isso, a melhor opção é o avião, transporte o qual levará apenas algumas horas para fazer todo o trajeto, na maioria das vezes.

Porém, quando chegamos no destino desejado, surge um grande impasse em viagens feitas sem planejamento: como será feita a locomoção? A solução fica dividida entre transporte público, alugado ou até mesmo o Uber. Entre todas as opções, o mais cômodo é o alugado, pela liberdade de horários que oferece.

Pensando nesta prática, muito comum entre os viajantes de plantão, hoje queremos te dar 5 dicas muito úteis para quando você for alugar um carro durante as férias. Continue a leitura deste artigo e saiba mais!

alugar um carro
Foto: (reprodução/internet)

Planejamento é imprescindível para qualquer viagem

Por mais que muita gente não goste de ter que parar por alguns momentos e colocar tudo na ponta do lápis antes de fazer uma viagem, esta é etapa é fundamental. Afinal, é no planejamento que tudo o que pode dar errado pode vir a ser solucionado.

Neste momento, aproveite para organizar as expectativas e montar um roteiro bem legal para os seus dias de férias. Elabore uma agenda para os dias destinados à viagem e encaixe uma atração interessante a cada dia.

É aqui nesta fase que a possibilidade de alugar um carro deve ser avaliada. A não ser que você ou ninguém do grupo tenha carteira de habilitação, não faltam motivos para este aluguel deixar de ser feito. Flexibilidade de horário e roteiros, muito espaço na mala para as compras e ainda curtir belas paisagens… diz aí se não é uma boa ideia?

Porém, é preciso tomar alguns cuidados antes de fazer o aluguel de veículos durante uma viagem. Por isso, confira o tópico a seguir e fique 100% preparado para esta operação.

Dicas para alugar um carro tranquilamente

Escolha o carro ideal

Antes de alugar um carro, decidir qual modelo ou qual o tipo de veículo que você vai querer é imprescindível. Afinal, é preciso levar em consideração a quantidade de lugares que serão necessários, tamanho do bagageiro, entre outros aspectos.

Então, para chegar a esta conclusão, analise todo o planejamento que foi feito para a viagem e escolha um modelo mais adequado. Por exemplo, se os seus planos for para fazer trilhas em busca de cachoeiras e outros programas em lugares que exijam um veículo mais robusto, considere o aluguel de uma camionete.

Faça uma comparação de preço entre locadoras

O preço realmente é um fator decisivo na hora de escolher um carro e o quanto irá utilizá-lo. Porém, seja sábio quando for escolher uma locadora de veículos. Dependendo da empresa, você pode acabar saindo no prejuízo. Uma ótima forma de tomar esta decisão é utilizando alguma plataforma de comparativos para encontrar valores promocionais.

Um dos sites mais falados e conhecidos neste aspecto é o RentCars. O fato de ele ser muito conhecido e requisitado, faz com que você tenha uma segurança maior na hora de alugar um carro pela internet. Afinal, qualquer tipo de compra desconhecida na internet traz um alto nível de risco para o cliente.

Contate a locadora com antecedência

Não deixe para resolver essa questão em cima da hora, quando estiver desembarcando no aeroporto. Aliás, é uma coisa que muitos turistas optam por fazer, recorrendo aos quiosques de locadoras que já ficam a postos na saída do saguão de desembarque.

Porém, a reserva do seu carro é o primeiro passo, antes mesmo de sair da sua cidade de origem. Deixe tudo preparado e, quando chegar, apenas finalize os procedimentos para pegar as chaves. Agindo desta maneira, você conseguirá garantir o tipo de veículo que escolheu, por um preço bem melhor do que aquele que encontraria no aeroporto.

Fique atento à quilometragem do roteiro

Mais uma vez olhando para o planejamento da sua viagem, faça um levantamento de quantos quilômetros irá percorrer em média. Isso é muito importante por conta dos tipos de aluguéis que são oferecidos pelas locadoras, sendo o pagamento por quilômetros rodados uma das opções.

Porém, se a sua ideia for fazer outras mini viagens dentro do seu roteiro, é muito provável que essa alternativa não seja a melhor. Nesse caso, opte por um carro que tenha quilometragem livre. De início, o valor pode parecer maior, mas em uma perspectiva mais ampla, quem sai ganhando no final é você.

Não abra mão do seguro no aluguel

No dia a dia, é comum ver muitos proprietários de carro optando por não contratar um seguro para o veículo. Seja por contar com a sorte demais ou por pensar que o seguro não é vantajoso, algumas pessoas abrem mão deste serviço.

Porém, se você está querendo fazer uma viagem tranquila sem ter que se preocupar com eventuais acidentes, opte pelo seguro. Por incrível que pareça, os maus acontecimentos tendem a vir justo quando estamos em plena diversão.

Imagina uma batida acontece e você acaba tendo que bancar todo o prejuízo? Além de um gasto desnecessário, você estragaria todo o roteiro com o furo que ia ter. Então, fique atento e nem pense duas vezes sobre contratar ou não o seguro.