Viajar para Cancún pode ser a melhor escolha das suas férias

Um dos destinos paradisíacos mais requisitados por casais ou famílias em férias é, sem dúvidas, Cancún. Com várias praias, uma próxima da outra, este destino mexicano acaba se tornando uma ótima opção para quem quer aproveitar ótimos dias de descanso.

Porém, antes de viajar para Cancún, é necessário organizar tudo muito bem. Afinal, para aproveitar ao máximo o passeio, um planejamento de roteiro deve ser feito para orientar os dias de viagem.

viajar para cancún
Foto: (reprodução/internet)

Por isso, hoje queremos trazer algumas dicas, tanto de locais para visitar quanto de cuidados básicos como mobilidade, moeda e documentação necessária. Preparamos um conteúdo bem completo para você não passar por perrengues em Cancún! Vamos lá?

Mas, por que viajar para Cancún?

Para quem está querendo viajar para um lugar paradisíaco e sair do litoral brasileiro, Cancún é um dos primeiros lugares que vem à mente. Esta é uma cidade que está localizada em uma península na costa do estado de Quintana Roo, no México.

Uma coisa que chama muita atenção neste destino, além das belas paisagens a serem apreciadas, é o fator histórico. Cancún possui uma cultura ancestral muito rica, sendo vizinha de cidades maias que foram fundadas no período pré-colombiano. Entre elas estão as famosas Tulum e Chichén Itzá.

Preservando todo este contexto de antiguidade, foi feito um planejamento para que Cancún se tornasse um grande ponto turístico mexicano. Portanto, uma série de investimentos em hotelaria e infraestrutura foi realizada para que turistas de todo o mundo pudessem aproveitar os 22 quilômetros de praias de areia fina que a cidade dispõe.

Planeje bem e faça uma viagem tranquila

Não é porque o México é um país latino-americano que exige menos cuidados quanto às viagens internacionais. É preciso estar muito atento e planejar bem questões como a moeda local, documentação requisitada e mobilidade.

Para te ajudar nesta organização, separamos as principais orientações relacionadas a cada um desses pontos. Acompanhe a seguir.

Documentos importantes

Quando começar a planejar a sua viagem, já verifique se o seu passaporte estará válido nos dias em que irá viajar ou faça a requisição no caso de ainda não ter um. O passaporte funciona como a carteira de identidade para estrangeiros que estão em trânsito em outros países.

Para entrar no México, não é necessário que o turista brasileiro emita visto. No entanto, é importante estar atento quanto ao roteiro de seu voo, pois caso sejam realizadas conexões nos Estados Unidos, o visto precisará ser emitido.

Formas de transporte na cidade

Quando você desembarcar em Cancún, ainda no aeroporto receberá uma série de propostas para contratar veículos que te levarão até o seu hotel. Vans, táxis e ônibus… opções não te faltam por lá.

Porém, se você quer ter mais conforto, autonomia e economia durante o roteiro, recomendamos que seja feito o aluguel de um carro. Afinal, por lá as estradas são muito boas e fáceis de transitar.

Então, ainda antes de sair do Brasil, já comece a pesquisar pelas melhores locadoras de veículos que a cidade dispõe.

Moeda utilizada

Já que esta é uma cidade turística, o governo mexicano tratou de padronizar o sistema financeiro por lá. Então, a moeda corrente que ficou definida foi o dólar americano. Porém, para quando for explorar mais os pontos no entorno de Cancún, será necessário ter alguns pesos mexicanos na carteira.

Aliás, vale ressaltar que os sinais de telefone e internet nessas regiões é bem precário. Portanto, leve um bom valor em espécie quando for conhecer Isla Cozumel, Tulum ou Playa de Carmen, uma vez que utilizar cartões de crédito pode acabar ficando um pouco difícil.

Ao viajar para Cancún, conheça esses lugares

Cenotes de Cancún

Estar no paraíso mexicano significa estar em uma boa ligação com a natureza. Logo, uma das visitas que você não pode deixar de fazer quando estiver por lá é aos cenotes de Cancún. Trata-se de cavernas com águas cristalinas que, reza a lenda, trazem uma energia renovadora.

Em alguns dos cenotes, será possível tomar banho em lagos de águas mornas. Os mais visitados são: Casa Cenote, Dos Ojos, Gran Cenote e Chac Mool.

Playa Delfines: que tal nadar com golfinhos?

As águas cristalinas que Cancún oferece possibilita a interação com os animais marinhos em quase todas as praias. Porém, na Playa Delfines, o nado com golfinhos é uma das grandes atrações, por conta da grande presença que esses animais têm por lá.

Este é um passeio mais destinado para quem está viajando em família. Aqueles que levam a criançada, com certeza irão adorar, mas não deixa de ser uma diversão para todos!

Aventure-se no Parque X-plor

Nem só no deleite das praias está o divertimento de Cancún. Para quem gosta de mais ação e quer se aventurar um pouco, precisa conhecer X-plor. Ele está localizado na Playa del Carmen e oferece diferentes tipos de entretenimento.

Lá é possível fazer tirolesas, apreciar um belo passeio de jangada em grutas, dar uma volta de jipe anfíbios pelas cavernas da região. São muitas aventuras disponíveis neste parque.

Visite Tulum

Agora, um passeio histórico. Tulum é um dos sítios arqueológicos que está localizado a 2 ou 3 horas de carro saindo de Cancún. O local é muito famoso por ter abrigado uma cidade portuáriA há várias décadas.

O ingresso para explorar o sítio é bem acessível, custando apenas 20 pesos, o que vale cerca de 4 reais atualmente. Dizem que a vista que conseguimos ter do mar lá e cima, é de deixar qualquer que viajar para Cancún impressionado.