Onde passar as férias com pouco dinheiro no Brasil? Confira 3 destinos incríveis

Julho e Janeiro são considerados os meses de férias no país. Mas, há quem tire as férias em outros meses também. Independente disso, pode ser que você busque lugares alternativos para passar as férias com pouco dinheiro e não gastar muito, né.

E foi pensando nisso que a gente buscou alguns dos lugares que permitem isso. Agora, não é porque estamos falando de uma viagem econômica, que a gente vai em busca de lugares pouco incríveis. Ao contrário, são lugares que vão fazer o seu custo-benefício da viagem explodir.

A gente pensou nisso tudo e separamos algumas ideias bem diferentes. Por exemplo, temos um lugar lá em cima, na Bahia. Outro no Rio de Janeiro e também em Goiás. Ao mesmo tempo, temos uma chapada, um parque e uma praia. Tudo diversificado.

E assim torna ainda mais complicada a sua decisão de escolha para o próximo roteiro de viagem. De qualquer forma, considere que são ótimas opções alternativas para quem não quer passar as próximas férias em casa e também para quem não tem muito dinheiro para gastar com a viagem. Continue lendo.

1 – CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA)

Esse é um destino incrível não só para ir nas férias. E não só quando se tem pouco dinheiro para viajar, viu. Mas, de qualquer maneira, é uma opção que casa muito bem com esses requisitos.

O lugar está entre os mais incríveis do país e vai ensinar você a entender o que é uma chapada. Porque a gente ouve falar disso, mas nem sempre entendemos o significado. E quando você está lá, você redescobre o significado.

E o lado bom é que existem várias formas de tirar férias com pouco dinheiro na Chapada Diamantina. Uma delas é através dos trabalhos em hostels. A cidade de Lençóis, por exemplo, oferece essa opção para quem quer conhecer a região e está meio apertado.

Se você não sabe, a cidade tem trilhas leves e muitas agências de turismo, o que torna o passeio muito mais divertido e seguro. Assim, uma ideia é passar um dia por lá e trabalhar. E, no outro, curtir a combinação de cores, a natureza e o que a região tem de melhor.

Também dá para conhecer a Chapada sem gastar muito optando pelo acampamento, que é bom comum na região. Tem o Vale do Capão por lá, que é um ótimo exemplo disso. É uma vila formada por trabalhadores da época do garimpo.

E tem murais de artistas por todo canto. São obras de artistas que trabalham no garimpo, na época em que a atividade era permitida. O camping é simples, mas cheio de histórias. Portanto, é mais uma opção para viajar com pouco dinheiro no Brasil.

2 – PONTA NEGRA (RIO DE JANEIRO)

Você já deve ter ouvido falar de Paraty, no Rio de Janeiro, né? É um lugar incrível e que todo mundo deveria conhecer. Agora, tem uma área em Paraty que é chamada de Ponta Negra, que torna possível conhecer essa beleza natural com pouco dinheiro.

Isso porque por lá existem muitos hostel também. Eles são bem localizados e recebem voluntários durante todas as épocas do ano. Inclusive, é um lugar para viajar sozinho, caso você queira.

Na região toda tem muitas igrejas, casarões, coloniais, centros históricos, eventos internacionais, festas e até mesmo o carnaval. Aliás, se você estiver por lá vale a pena fazer o passeio das Laranjeiras até Ponta Negra.

Outra opção é acampar também. Isso é o que torna possível passar as férias com pouco dinheiro no Rio de Janeiro. Uma boa ideia é a praia do sono, que é um destino certo para você que quer curtir a praia e não gastar muito. Só que lá sempre fica bem lotado, viu. Por isso, a alternativa acaba sendo Ponta Negra, que é menor, mais vazia e com campings.

3 – CHAPADA DOS VEADEIROS (GOIÁS)

A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás e possivelmente você já ouviu falar dela também. É uma região muito bonita, que é altamente indicada para quem está buscando um lugar para passar as férias.

A cidade mais estruturada para turistas é Alto Paraíso. E lá tem algumas formas de se hospedar e de se alimentar de forma mais econômica. Por exemplo, dá para trocar serviços por uma noite de sono em um hostel.

Inclusive, a cidade é conhecida por ter sistemas de caronas que funcionam bem. E vão direto para as cachoeiras, os vales e até mesmo os parques naturais que existem por lá. Agora, como se trata de caronas, nunca é demais ficar de olhos atentos, ok?

E como não poderia ser diferente, dá para acampar na Chapada dos Veadeiros também. Uma boa ideia é a vila de São Jorge, que é formada por garimpeiros de quartzo e hoje deve ter bem menos do que 1 mil habitantes.

Em julho, no entanto, acontece o Encontro de Culturas Tradicionais do Cerrado. E aí o número se multiplica muitas vezes. De qualquer forma, sempre é um lugar incrível para ser visitado, visto e curtido.

5 dicas para economizar dinheiro na Chapada dos Veadeiros (GO)

Planejamento!

Para terminar o conteúdo, lembre-se que mesmo que estamos falando de uma viagem mais barata, isso não exclui a importância do seu planejamento financeiro, ok? Dessa forma, é muito importante que você faça um estudo sobre as possibilidades e o roteiro.

Para qualquer um dos destinos que indicamos, você terá custos, seja com a alimentação, hospedagem, passeios, visitas, etc. Até mesmo com as passagens aéreas. Assim, o que fica provado é que dá para passar as férias gastando pouco em lugares incríveis.