Conheça 5 roteiros de viagens pelo Brasil de carro para fazer no “novo normal”

Nós temos uma lista de roteiros de viagens pelo Brasil de carro para quem quer enfrentar esse “novo normal”, que nasceu durante o período de pandemia. A ideia é que a viagem de carro é considerada mais segura do que de avião, por exemplo.

Logo, existe uma possibilidade de viajar e aproveitar toda estrutura rodoviária que temos no nosso país. Obviamente, isso inclui também paisagens, passeios e rotas que são incríveis. Aqui você vai ver um pouco de história, de aventura e até mesmo de ideia romântica.

1 – Serra Gaúcha (RS)

Vamos começar a nossa lista de roteiros de viagens pelo Brasil de carro pelo Sul do país. Para sermos mais exatos, estamos falando do Rio Grande do Sul. A Serra Gaúcha se estende por grande parte do território local. Mas, a nossa ideia é seguir de Porto Alegre até Gramado.

Esse passeio vai dar algo como 125 quilômetros. Além do mais, a gente tem uma opção muito indicada para casais recém-formados ou em lua de mel. Afinal, é um destino romântico, com certeza. Tanto é que tem cidades muito bonitas e no estilo europeu, devido a cultura alemã.

Se você optar por essa ideia, saiba que deveria considerar na sua lista de cidades a conhecer Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul. Por toda região há vinhedos e as temperaturas de lá são bem mais amenas do que no restante do país.

2 – Estrada Real (MG/RJ)

Você já ouviu falar da Estrada Real? É um caminho que liga a cidade de Diamantina (MG) até Paraty (RJ). Isso dá uma distância de 1.400 quilômetros. Assim, agora temos um passeio cultural e histórico para conhecer.

A curiosidade está no fato de que esse caminho existe desde os tempos coloniais. Logo, a Estrada Real foi criada para ligar o estado mineiro ao carioca. Obviamente, a ideia era escoar a produção de ouro da época.

O trajeto todo envolve mais de 170 cidades, sendo a maioria em Minas. Inclusive, se você quiser anotar aí na sua lista algumas cidades para conhecer, leve em conta essas aqui: Ouro Preto, Tiradentes e São João Del Rei. O passeio todo deve durar uns 20 dias.

Portanto, se quiser encurtá-lo, considere que ligar Ouro Preto (MG) até Paraty (RJ), que tem pouco mais de 700 quilômetros e é o caminho mais antigo de toda Estrada Real. Aliás, nós já fizemos uma matéria falando sobre o roteiro da Estrada Real em Minas. Leia.

3 – Circuito das Águas (SP)

Também no Sudeste do país, nós temos outra ideia entre os roteiros de viagens pelo Brasil de carro para fazer nesse pós-pandemia. A “caminhada” parte de São Paulo e vai até Águas de Lindóia. Assim, a distância fica em pouco mais do que 190 quilômetros.

O passeio pode ser visto como para relaxar ou para praticar esportes radicais. Isso porque o Circuito tem muitas cachoeiras e fontes de águas termais. Entre as cidades que ficam no “meio do caminho”, temos: Monte Alegre, Amparo, Serra Negra, São Pedro, etc.

Para quem gosta dos esportes, considere a possibilidade de fazer rafting, rapel, escalada, tirolesa, canoagem e até mesmo voar de parapente. A gente também tem um conteúdo que cita “as cidades do Circuito das Águas”, mas, focando no estado mineiro. Entenda.

4 – Transpantaneira (MT)

Agora temos uma ideia que fica bem no Centro-Oeste brasileiro. A transpantaneira liga Poconé até Porto Jofre e isso dá 145 quilômetros. No entanto, é um tipo de passeio bem diferente de todos que já falamos até aqui porque ele é bem mais ligado ao “off-road”.

Portanto, é uma ideia muito boa para quem gosta de aventura. O mais legal é que o passeio passa por boa parte do Pantanal de Mato Grosso. Por isso, a recomendação é que se tenha um veículo no formato de 4×4.

Aliás, uma próxima dica é sobre viajar para lá entre abril e novembro, que é um período de seca. Mas, ainda assim, dá para ver muitas belas paisagens, com a fauna e flora brasileira.

E se você não sabe muito bem o que dá para fazer no Pantanal, leia um conteúdo que criamos com 5 ideias para se divertir por lá.

5 – Estrada Parque da Serra (BA)

Se você notou, a gente começou pelo Sul do país. Depois, passamos pelo Sudeste e Centro-Oeste. Agora, vamos lá para o Nordeste. Mais especificamente, na Bahia. A Estrada Parque da Serra tem pouco mais do que 60 quilômetros e liga Ilhéus até Itacaré.

É um tipo de passeio ecológico para quem ama praias. Além do mais, a Estrada não é nada histórica, sendo que existe desde 1998. O mais legal é que passa por boa parte da Mata Atlântica. O percurso também envolve o litoral baiano, com praias e cachoeiras.

Para uma viagem de carro, dá para pensar em cidades como Fortaleza e Salvador ou então pensando nas capitais Natal, Recife e Maceió. Porém, o passeio fica mais longo.

roteiros de viagens pelo Brasil de carro

Sobre viajar de carro no Brasil

Para quem gosta de continuar estudando esse assunto, a gente tem uma última recomendação de leitura. É sobre uma matéria que fizemos há algum tempo e cita 7 destinos ótimos para viajar de carro aqui no Brasil.

Na lista, nós temos alguns estados que citamos acima, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas, também mencionamos outros, como é o caso de Alagoas e Santa Catarina. Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra.