Considere essas 5 cidades para fazer um walking tour no Brasil

Se você está pensando em fazer um walking tour no Brasil deve saber o que é isso. Além do mais, também é interessante considerar quais os melhores destinos para esse passeio. Melhor ainda se estivermos falando sobre o Brasil, não é? Então, temos 5 cidades para fazer um walking tour no Brasil muito interessantes.

Mas, o que é o walking tour? O próprio Ministério do Turismo diz que é “uma forma de fazer turismo que aproxima o viajante dos atrativos do destino escolhido”. E conta mais: “o conceito prevê a realização de passeios turísticos a pé”.

Bom, sabendo esse conceito, vamos direto ao assunto. Aqui temos 5 destinos turísticos brasileiros que são indicados para quem quer conhecer o lugar a pé. Ou seja, para quem quer praticar o walking tour, uma ideia de passeio que tem conquistado novos adeptos a cada dia.

1 – São Paulo

Seria um grande erro se a gente não começasse pela capital paulista. Obviamente, não é o lugar que você mais vai encontrar natureza e verde – apesar de isso ser possível. Por outro lado, é uma cidade muito reconhecida mundialmente.

Conheça 3 praias saindo do Terminal Tietê (SP) para curtir no final de semana

Um walking tour em São Paulo vai considerar uma análise sobre o lugar, que dificilmente é vista durante o dia a dia. Aliás, foi lá que a prática do walking tour começou, em 2012. Atualmente, dá para fazer 3 rotas nessa cidade.

Inclusive, a gente trouxe aqui as opções:

  • Uma caminhada pelo centro histórico de São Paulo,
  • Um passeio pela Avenida Paulista ou
  • O tour pela Vila Madalena.

Assim, você pode fazer isso por conta própria ou contratar alguma agência especializada. Aliás, atualmente existem muitos agentes de turismo que são focados nesse tipo de passeio. Vale a pena procurar por eles, também.

2 – Paraty

E já que começamos falando de uma região do Sudeste, vamos continuar por aqui mesmo. Assim, a segunda opção para quem quer fazer um walking tour no Brasil é Paraty, no Rio de Janeiro. O lugar é bem diferente de São Paulo.

Logo, dá para curtir vários passeios. Se a gente focar em walking tour, saiba que a caminhada mostra aos visitantes todos os segredos escondidos no centro histórico da cidade. Logo, é como viajar no tempo, há mais de 250 anos.

Além de tudo, um dos diferenciais é que esse tipo de tour é realizado diariamente na cidade carioca. Para isso, você pode buscar informações em hospedagens ou agentes de viagens.

3 – Curitiba

Agora, vamos para o Sul do país para citar outra das cidades para fazer um walking tour no Brasil. Curitiba é a capital do Paraná e também tem um centro histórico muito curioso. Logo, esse simples fato leva muita gente a querer conhecer a pé mais desse lugar.

O resultado é que atualmente há grupos de voluntários que promovem o walking tour durante algumas épocas do ano. Nesse caso, a vantagem é que o passeio é gratuito. Ele se inicia na Universidade Federal do Paraná, na praça Santos Andrade.

O passeio tem duração de 2 horas, na média. Além disso, acontece aos sábados.

4 – Recife

Subindo no mapa brasileiro, chegamos ao Nordeste. Esse também é um lugar ideal para fazer um walking tour no Brasil, ainda mais quando consideramos a cidade de Recife. Para quem já passou por lá, com certeza, notou que o centro é o ponto turístico mais atrativo, certo?

Mas, também há outros lugares que contam sobre a história do lugar. A capital de Pernambuco é considerada uma das principais para a prática do walking tour. Afinal, a caminhada começa no Marco Zero, na Praça Rio Branco, que foi o lugar de fundação.

O passeio também dura pouco mais de 120 minutos e passa por vários pontos turísticos e históricos.

5 – Salvador

Para fechar, mais uma cidade nordestina na lista, Salvador. O lugar é turístico por si só. No entanto, a capital da Bahia tem muito mais do que as festas de axé e Carnaval. Para sermos mais exatos, a história do país passa por lá.

Assim, se você curte caminhadas, que tal conhecer a cidade por outro ângulo? No Brasil todo, Salvador é o lugar que mais tem variações de walking tour. Um dos principais e mais procurados é o que passa pelo Pelourinho.

O que saber antes de iniciar um walking tour

cidades para fazer um walking tour no Brasil

Como é um termo e uma atividade nova, muita gente tem dúvidas sobre essa prática. Assim, nós optamos por trazer aqui algumas dicas para quem vai fazer isso pela primeira vez. Logo, a ideia é sermos práticos e com pontos importantes.

A primeira coisa é considerar que muitos guias trabalham com o serviço de gorjeta. Assim, não fazem um pagamento fixo. Isso explica porque, na maioria dos casos, é tão comum dar gorjetas para esses guias – ainda mais quando você curte as informações que ele passa.

Geralmente, as pessoas dão entre R$ 5 e R$ 20, o que representa um pagamento para o passeio. Mas, também há empresas especializadas e agências que fazem esse trabalho. Nesses casos, elas podem cobrar por pessoa, o que muda muita coisa.

Agora, uma próxima dica sobre viagens mesmo. Se você vai para alguma cidade que permite esse tipo de passeio, saiba que é recomendado que se faça logo no primeiro dia. Afinal, isso vai te permitir uma bagagem para conhecer mais do local que você passará os próximos dias.

Destinos internacionais

Por último, para terminar o texto das cidades para fazer um walking tour no Brasil, a dica é sobre uma leitura complementar. Se acima a gente falou sobre lugares para fazer um walking tour no Brasil, considere que também existem opções fora daqui, no exterior. E a gente também tem uma matéria que cita esses destinos internacionais. Leia.