O Pantanal brasileiro e 5 coisas para se fazer lá!

O pantanal brasileiro é um lugar bastante cobiçado e admirado, pois lá é considerado uma das zonas mais ricas biologicamente, contando com mais de 700 tipos de aves, 280 espécies de peixes, 1.300 espécies de borboletas, 80 tipos de mamíferos e 50 tipos de répteis.

Sem contar a vasta quantidade de vegetação na flora, que tem mais de 1.500 tipos. Esses são uns dos motivos que levam muitas pessoas, brasileiras e estrangeiras, à buscarem coisas para se fazer no Pantanal. Conheça 5 ideias!

Se a ideia é ver bichos, esse destino é o lugar certo, pois lá encontramos de todas as classes: jacarés, capivaras, peixes, tamanduá, araras, onça-pintada, cobras. Sobre a flora, encontramos aroeira, ipê, figueira, palmeira, entre outras.

1 – Projeto Onçafari

É um projeto de conservação que promove o ecoturismo no Pantanal através da habituação, ou seja, as onças continuam totalmente selvagens, apenas deixam de enxergar os veículos como uma ameaça, estes por sua vez são adaptados, com adesivos da cor da onça e pessoas capacitadas.

O intuito é fotografar imagens nunca antes registradas de onças pintadas selvagens agindo naturalmente em seu habitat, caçando, dormindo, procriando.

Este projeto é apenas um dos muitos que podemos conhecer no Pantanal e como o próprio nome já diz, tem tudo a ver com as onças, um animal nativo desse lugar mas muito difícil de ser encontrado, pois tem hábitos noturnos e são muito rápidos.

2 – Sesc Pantanal

O Sesc, mantido pelo serviço social do comércio, aborda em suas hospedagens um parque ecológico, no qual os visitantes tem a chance de vivenciar as culturas e tradições da região, conhecendo as paisagens, a história, a tradição e os meios produtivos.

É possível ainda fazer passeios ecoturísticos, e participar de estudos e pesquisas em parceria com escolas agrícolas. Nesse local, é possível conhecer ainda um borboletário, construído em uma estufa e com uma mini cachoeira dentro.

Conhecer este lugar é satisfatório, ainda mais com grandes atividades sendo proporcionadas dentro do pacote de viagem, mas é preciso ficar atento as vagas, que são limitadas.

3 – Safári fotográfico

Esse passeio é feito para observação de animais, geralmente em carros adaptados em que as pessoas possam fotografar mais de perto as beldades da natureza sem correr perigo.

Jacarés, araras, tucanos e capivaras são os mais fáceis de serem vistos. Já os tamanduás e sucuris são mais difíceis.

4 – Passeio de barco

Esse tipo de passeio é oferecido por um grupo maior de pessoas e com guias, além disso existe a proteção do colete.

Quem já tem experiência, busca por jacarés, capivaras e aves aquáticas, porém, quem ainda é novato e tem certo receio de se aproximar desses animais, prefere ficar apenas na observação de longe.

5 – Trilha

Caminhar pelos lugares que possuem uma beleza inigualável é uma experiência incrível, é possível prestigiar a vegetação em florestas e campos abertos, além da observação de pequenos animais.

Portanto, quando estiver no Pantanal, pense em fazer essa caminhada totalmente ecológica e que revigora a alma e o corpo!