Rota da cerveja artesanal no Brasil – conheça 7 cidades para esse tour

De fato, esse roteiro ainda não existe. Porém, se houvesse uma rota da cerveja artesanal no Brasil, com certeza, ela passaria por essas cidades que vamos listar. Ou pelo menos, por uma maioria delas. Afinal, são regiões que produzem esse tipo de bebida em grande escala.

Inclusive, você não precisa, necessariamente, fazer essa rota em uma época só. Afinal, são lugares distantes entre si. Mas, a dica é que sempre que você for perto de tais regiões, então, pode procurar um espaço na agenda para visitar tais lugares.

Ah, outra coisa bem legal é saber que em muitos casos há algumas datas especiais para comemorar os eventos. Assim, fica mais fácil saber quando é uma época boa para visitar as cidades citadas aqui. Bom, vamos falar mais desses lugares agora mesmo.

1 – Gramado (RS)

Gramado é uma cidade incrível que fica na Serra Gaúcha. Assim, o que você tem que saber primeiro de tudo é que lá tem o parque temático da cerveja de Gramado. O foco está na produção artesanal dessa bebida. O lugar existe desde 2019 e é chamado de Bier Park.

O endereço exato do Bier Park é Rua Coberta, 50, no Centro.

Para quem tem o interesse, saiba que o lugar agrega junto com a cerveja muita diversão, conhecimento, degustação. Assim, dá para passar por cenários bem interessantes, como no Egito ou na antiga Roma. Até crianças podem ver a história, através de um filme 5D.

2 – Blumenau (SC)

Também na região Sul do país, nós temos a cidade de Blumenau. Entre tantos atrativos, a cerveja tem o seu papel importante. Afinal, é lá que temos a Oktoberfest brasileira. Aliás, o evento é considerado a maior Oktoberfest fora da Alemanha.

Além da Oktoberfest, confira 3 festas típicas de Munique, na Alemanha

Outra coisa é sobre o Museu da Cerveja, que fica na Rua XV de Novembro, 160.

Além desses pontos turísticos, nós temos também a dica para os apreciadores de cerveja que podem ir até o Parque Vila Germânica. Nesse caso, o endereço é na Rua Alberto Stein, 199. Essa é uma vila da Alemanha que tem uma arquitetura muito típica.

O complexo tem eventos durante o ano todo e ainda dá para comprar as comidas típicas.

3 – Petrópolis (RJ)

Do Sul para o Sudeste, agora vamos para o Rio de Janeiro. Essa cidade também é bastante rica nesse ponto de vista gastronômico das bebidas. Assim, podemos incluir na nossa rota da cerveja artesanal no Brasil.

A cidade tem a primeira cervejaria do país, a Bohemia. Ela fica na Rua Alfredo Pachá, 166. A fundação foi em 1853. Para se localizar no tempo, saiba que essa foi a mesma época em que o Dom Pedro II passava as férias por lá.

Bom, sobre o lugar, considere que lá dá para ver todo processo de produção da bebida típica. Assim, isso tudo é disponibilizado em 3 tours que podem ser feitos. Todos com degustação. No fim, ainda dá para harmonizar com petiscos.

Outro lugar bacana é a Cervejaria do Grupo Petrópolis, que fica na Rua Trajano de Paula Filho, 199. Para quem não sabe, o grupo é dono de marcas como Itaipava, Petra e Crystal. Assim, também dá para fazer um tour por lá.

4 – Teresópolis (RJ)

No mesmo estado, nós temos outra cidade famosa pela cerveja. Lá tem o espaço temático da cerveja. Assim, dá para se hospedar por perto em conhecer mais desse lugar incrível. Inclusive, algumas pousadas possuem até mesmo pacotes que incluem o tour.

5 – Campos do Jordão (SP)

Ainda no Sudeste, nós temos Campos do Jordão. A cidade também entra na nossa lista de lugares que fazem parte da rota da cerveja artesanal no Brasil. Mas, o mais legal é que a cidade turística tem muito mais do que as cervejarias locais. É um destino incrível.

Porém, como o foco são as cervejarias, vamos lá: a Cervejaria Campos do Jordão é uma delas. E tem sabores bastante inusitados como de avelã e de pinhão. Já a Caras de Malte é feita por várias micro cervejarias e tem até um restaurante.

Mas, de fato, temos a grande campeã de Campos do Jordão: a Baden Baden. Ela fica na Av. Matheus Costa Pinto, 1.653. Assim, é uma cervejaria muito famosa que tem visitas guiadas durante o ano todo para quem quer ver o processo de fabricação e a história da marca.

6 – Ribeirão Preto (SP)

No interior de São Paulo, nós temos a cidade de Ribeirão Preto. Possivelmente, você já ouviu falar do Pinguim, não é mesmo? Ele é um bar de 1937 que fica em um edifício histórico com decoração da época. O chope é gelado para uma cidade bem quente.

Mas, falando das cervejas artesanais, considere que agora a cidade é um polo com várias cervejarias. A mais conhecida é a Colorado, que fica na Rodovia Anhanguera, km 308.

7 – Belo Horizonte (MG)

Desse modo, a gente termina a matéria citando outro lugar do Sudeste, mas agora de Minas Gerais. Belo Horizonte é a capital e tem polos cervejeiros por lá, também. Logo, não é à toa que é chamada de Capital Mundial dos Botecos.

A mais conhecida é a cervejaria Wals, que recebeu vários prêmios durante a história. Por exemplo, sobre a arquitetura. A fábrica tem uma produção que é apresentada ao visitante e mostra a fervura, fermentação, envase, etc.

O tour permite a prova das cervejas diretamente do tanque.

Tem mais cidades que entraria na Rota da Cerveja?

Rota da cerveja artesanal no Brasil

E você que gosta desse tipo de bebida, conhece outro lugar que poderia estar na nossa lista? Comente abaixo e quem sabe a gente atualiza essa matéria ou a gente cria uma nova matéria falando de todas as novas cidades, né.