Cidades internacionais para fazer free walking tour – conheça 6 que são imperdíveis

Em uma matéria recente que fizemos, nós explicamos o que é o walking tour. Logo, nada mais é do que um passeio cultural para conhecer as cidades, que é feito a pé. No caso do “free”, trata-se de um tour gratuito. Sabendo disso, considere as cidades internacionais para fazer free walking tour ao redor do mundo.

Isso é importante de ser entendido porque muita gente acha que todo tour tem que ser pago. Porém, nem sempre é assim. Obviamente, existem empresas, agências e guias independentes que fazem essa cobrança pelo serviço. Ao mesmo tempo, também se tem a possibilidade de fazer o tour sem ter que pagar nada.

Sendo assim, a gente foi atrás de 6 cidades incríveis que permite esse tipo de atividade para os turistas. Aliás, na maioria das vezes, você vai conseguir fazer o passeio de graça, sem ter que pagar nada além da gorjeta para quem tiver guiando você.

Sobre o passeio em si, considere que ele é ótimo para conhecer a parte histórica e cultura de uma cidade. Tanto é que aqui no Brasil também temos essas opções, com cidades como Paraty e Recife. Mas, quando o assunto é o exterior, quais as cidades que se destacam no walking tour? Descubra abaixo.

1 – Zagreb

Para tornar esse texto mais interessante, nós vamos começar com um destino que é bastante conhecido mundialmente, mas poucos brasileiros visitam. Zagreb fica na Croácia e mostra muitas belezas que o país tem.

Curiosamente, é uma cidade turística que tem ganhado novos adeptos a cada ano. Mesmo que ainda seja uma das menos conhecidas pelos brasileiros. A boa notícia é que é uma das cidades internacionais para fazer free walking tour.

O problema é que os guias só falam inglês. Então, você vai ter que entender, ao menos o básico, desse idioma. De todo modo, essa será uma bela porta de entrada para conhecer mais da história e da cultura local.

O trajeto todo parte da Praça Ban Jelacic e vai para pontos turísticos como o Teatro Nacional Croata, o Saint Mark Square e a Catedral de Zagreb. Logo, você terá uma visão bastante ampla da cidade velha, como é chamada Zagreb.

2 – Sintra

Pode ser que você tenha ficado triste com o fato de que o guia de Zagreb é inglês. Mas, saiba que isso será comum em boa parte dos países internacionais. De todo modo, para animar você, a gente foi atrás de uma cidade que tenha uma linguagem que a gente entende.

Sintra é uma cidade portuguesa. Logo, fará todo sentido para quem não fala inglês. Além disso, ela fica próxima de Lisboa. Inclusive, tem tours que partem de lá. Já quanto a Sintra, saiba que ela foi declarada como Patrimônio Mundial da Humanidade, título dado pela Unesco.

Nessa caminhada gratuita por Sintra, considere que você vai conhecer o Palácio Nacional (século XVI), a Quinta da Regaleira e o Parque da Liberdade. E em cada ponto vai poder apreciar a culinária local.

3 – Nova Iorque

Para quem não quer sair da América, nós temos uma opção de cidades internacionais para fazer free walking tour: Nova Iorque, nos Estados Unidos. Inclusive, por lá, esse tipo de passeio é bastante comum.

Assim, a maioria dos tours partem do Museum of the American Indian e passa pelo Memorial do 11 de Setembro e Wall Street. Mas, esse são só alguns dos pontos turísticos incluídos no passeio, que pode variar conforme o guia.

4 – Paris

Na Europa, Paris é sempre um destaque a parte, não é mesmo? Por isso, os franceses não perderam tempo na hora de criar um tour para conhecer a cidade toda. Ou, pelo menos, os seus pontos mais atrativos para o turista.

Assim, a Cidade Luz oferece uma experiência incrível ao viajante, através de uma caminhada que quase sempre é paga e exige um guia especializado. Ao mesmo tempo, saiba que dá para encontrar tours gratuitos também.

Se você conseguir achar, considere que possivelmente ele passará pela Praça Saint Michel Notre Dame, Rio Sena, Louvre e a Point Neuf. No geral, os passeios (tanto os gratuitos como os pagos) duram pouco mais de 2 horas.

5 – Jerusalém

Outro destino muito interessante para os brasileiros que são mais religiosos é Jerusalém. A gente nem vai dar tanta explicação sobre a importância do lugar porque você já deve saber das principais informações. No entanto, há de se falar sobre o tour.

Afinal, essa é uma das cidades internacionais para fazer free walking tour que vai contar sobre mais de 3.000 anos de história. O passeio parte do Portão Jaffa vai pelos Quarteirões Judeu e Muçulmano, pelo Vale dos Reis, pelo Monte Zion e chega aos templos bíblicos.

Lembrando que uma boa parte das agências de turismo que possuem pacotes de viagens para Jerusalém também dão direito ao tour na cidade.

6 – Praga

E vamos fechar a nossa lista com a cidade mais incrível da República Tcheca. Praga é uma cidade encantadora que fica ao leste da Europa. Inclusive, lá tem muitas opções de tours gratuitos. A maioria sai de Old Town Square, que é a praça mais conhecida da cidade.

Assim, os passeios acontecem diariamente e há guias em várias línguas. A duração média é de 3 horas e engloba ainda lugares como o centro histórico, os museus, as sinagogas, o Relógio Astronômico, etc.

cidades internacionais para fazer free walking tour

Conheça também as cidades brasileiras para o walking tour

Como falamos lá na introdução do texto, saiba que o Brasil também possui cidades que permitem o tour gratuito a pé. Entre elas, Paraty, Recife, Salvador. A gente fez um estudo bem legal para citarmos 5 delas (Considere essas 5 cidades para fazer um walking tour no Brasil). E você pode ler quando tiver interesse.