Além da Oktoberfest, confira 3 festas típicas de Munique, na Alemanha

Você já conhece a Oktoberfest, não conhece? É uma das festas típicas de Munique. Só que tem outras festas por lá que você não pode perder no seu próximo roteiro de viagens à Alemanha. Além da culinária incrível, o país tem muita tradição com as cervejas.

E não é à toa que todos os anos a cidade recebe milhares de visitantes e turistas. Entre eles, os brasileiros, que quase sempre são apaixonados pela bebida local. Se você está se programando visitar Munique deve considerar essas atrações festivas.

Oktoberfest Munique

1 – Oktoberfest

E vamos começar pela mais conhecida de todas e até mesmo do mundo, né. A Oktoberfest está entre as festas típicas de Munique que são conhecidas em todo planeta.

Se você não sabe, ela acontece todos os anos e isso vai desde 1810. Por isso, é tão conhecida e tradicional. Outro detalhe que vai te deixar impressionado é que são mais de 6 milhões de visitantes em cada nova edição que acontece. Isso mesmo 6 milhões por ano, amigo.

E o que acontece na Oktoberfest fica por lá, como eles dizem. Mas, vale dizer que tem muita cerveja (só que não tão gelada assim) e muita gente se divertindo.

O evento acontece dentro de Theresienwiese, que é onde acontece outras festas, como a Fruhlingsfest, que vamos citar abaixo.

Apenas para fechar o tópico aqui, vale dizer que a festa acontece entre setembro e outubro, quase todos os anos. Mas, os dias exatos podem variar de ano para ano. De qualquer modo, toda informação está no site oficial da Oktoberfest.

E o que você não sabe é que a entrada é gratuita!

6 cidades da Alemanha para visitar na sua próxima viagem

2 – Fruhlingsfest

Já que citamos essa festa acima, vamos falar dela agora mesmo.

Munique faz o que toda cidade europeia faz: comemorar o fim do inverno e o início da primavera. Enquanto o inverno é visto como tenebroso por ser muito rigoroso, a primavera é como uma fonte inspiradora de amores!

E a Fruhlingsfest é basicamente essa festa alemã de Munique. Também chamada localmente de Festa da Primavera, ela tem um pacote bem recheado de diversão garantida.

Aqui a gente não pode deixar de listar as cervejas, claro, né. Mas, também tem brinquedos, tem feiras, tem músicas, muita dança e as incríveis comidas locais. Aliás, tem também um grande show de fogos que parece aqueles de fim de ano, sabe?

Uma curiosidade é que os escritores locais chamam a Fruhlingsfest de irmã mais nova da Oktoberfest. Só por isso, a sua visita por lá já vale a pena.

Essa festa acontece antes da irmã mais velha, sendo que é sempre entre abril e maio. E, para aproveitar o seu passeio, saiba que dá para visitar a Torre da Catedral de São Paulo, que fica ao lado, também no Theresienwiese. Informações no site.

3 – Auer Dult

É outra das festas típicas de Munique que você pode conhecer na sua visita à essa cidade alemã incrível. O grande diferencial dela é que é uma festança folclórica e uma das mais antigas do lugar. Também o que não é comum, acontece 3 vezes ao ano.

O que tem por lá são centenas de barracas que oferecem de tudo um pouco, como artesanato, antiguidades e comidas incríveis. Tem cerveja também, como todo mundo espera, né. Além disso, shows e muita música.

É uma festa para quem quer fugir um pouco da Oktoberfest ou mesmo conhecer outras opções de festanças alemãs.

Normalmente, as datas marcadas são em abril, junho e outubro. Mas, também podem acontecer nos intervalos, como em agosto. Para ver o próximo calendário, acesse o site oficial da festa.

4 – Stadtgrundungsfest

O nome não é dos mais simples. Mas, assim como toda beleza alemã, passa por um significado para lá de tradicional: Festa da Fundação da Cidade. Achou isso muito comum? Calma que ela pode te surpreender. Afinal, está entre as festas típicas de Munique.

O que acontece é uma verdadeira festa de aniversário da cidade. E isso começou a acontecer desde que o documento de citação da cidade pela primeira vez apareceu, em 1158. E a festa acontece em dois dias seguidos.

O que tem por lá você já deve imaginar: muita gente e cerveja, além dos artesãos, shows, brincadeiras e jogos.

De modo geral, o evento é em junho, respeitando a data do documento citado. Ele acontece entre Marienplatz e a Odeonsplatz. E também tem entrada gratuita. Para os interessados, as informações estão online.

Sobre as cervejas alemãs

Uma dica final que você pode saber é que por se tratar de uma cultura bem diferente da nossa, o ideal é se adaptar. Ou, pelo menos, esperar coisas diferentes. Não vá esperando ir para essas festas e tomar todas as cervejas super geladas, como acontece por aqui.

A Alemanha é um país frio, que tem um inverno rigoroso, como falamos. Portanto, eles não têm o hábito da cerveja gelada. Isso também não quer dizer que ela vai estar quente, né. É servida em longos canecos, que as deixam na temperatura ambiente em pouco tempo.

Por isso, é uma boa ideia ir se acostumando. Além do mais, considere que a cerveja é clara e do tipo Pilsen, que conhecemos aqui no nosso país. Apesar de as artesanais serem conhecidas, elas não têm o mesmo amargor que conhecemos. Mas, como todo lugar no mundo, há variações em cada ponto da cidade.

Para finalizar, a nossa dica é não ficar preso a isso ou aquilo. Se vai curtir as festas típicas de Munique, então, vá com os braços abertos e esteja disposto a conhecer novos sabores.