Conheça 4 das cidades do circuito das águas de Minas Gerais

Já dizia o hino de Minas Gerais: “quem te conhece, não esquece jamais”. Isso porque o Estado é muito conhecido por suas belezas naturais. Entre elas, temos algumas cidades do circuito das águas de Minas Gerais, formado por 14 municípios da região, bem ao Sul do estado.

Para quem não conhece, estamos falando de uma região no estado mineiro que fica na famosa Serra da Mantiqueira. E, como você deve imaginar, a grande atração turística desses municípios são as águas que ficam localizadas em fontes protegidas por formações de rochas.

Claro que a beleza chama muita atenção dos turistas. No entanto, o maior interesse é que essas águas são carbogasosas e possuem substâncias terapêuticas e medicinais. São chamadas, em toda parte do Brasil, como águas termais.

Espalhadas por todo esse perímetro podem ser encontradas 37 fontes desse tipo de água. E as cidades são totalmente preparadas para receber seu grande número de turistas que ainda podem desfrutar de passeios de charrete, pedalinho e até teleférico.

Se você está procurando um lugar de paz e um bom lugar para relaxar para as suas próximas férias, esse é um destino excelente para curtir com a família, amigos ou mesmo sozinho. Conheça 4 das cidades mais interessantes de todo circuito das águas de Minas Gerais.

Leia Também – Por que conhecer o Circuito das Águas Paulista

Recentemente, publicamos um conteúdo aqui no blog listando 3 motivos que se tem para visitar o Circuito das Águas Paulista. Nesse caso, citamos 3 cidades que fazem parte da região e não estão aqui nesse texto que você está lendo hoje.

Então, falamos um pouco de Amparo (capital histórica da região), de Holambra (cidade das flores) e de Lindoia (capital nacional da água mineral). Portanto, se você tem o interesse em conhecer um desses lugares poderá ler esse outro conteúdo mais tarde.

As 4 cidades do circuito das águas de Minas Gerais

Cada cidade que da região tem as suas particularidades e atrações especiais. Por isso, separamos algumas para conhecer mais detalhadamente porque provavelmente são aquelas que mais lhe chamará a atenção na hora de montar um roteiro de viagens para MG.

1 – Caldas

Vamos começar nosso tour por Caldas. Esse grande município mineiro divide suas belezas em quatro distritos: Laranjeiras de Caldas, Santana de Caldas, São Pedro de Caldas e Pocinhos do Rio Verde.

Para quem está buscado muita tranquilidade, deliciosos doces caseiros e bons vinhos, devido a presença de vinhedos e antigas vinícolas, esse é o seu destino ideal.

Dessa forma, Caldas tem belas igrejas, o Morro Grande, três fontes, duas cachoeiras e trilha de Pedra Grande.

A cidade em si já é muito acolhedora e aconchegante. Contudo, seria ainda mais interessante se programar para visita-la durante alguns dos seus conhecidos eventos turísticos. Entre eles, temos desfile de carros de boi, a Festa da Uva, do Biscoito e a do Arraial.

2 – Caxambu

Essa cidade se destaca por ser a pioneira na descoberta e exploração de fortes termais, isso há mais de 200 anos atrás.

A sua importância de lá para cá apenas aumentou e se tornou muito conhecida no ramo de turístico de estância hidromineiral ou termas, ou seja, que oferece banhos relaxantes, terapêuticos e medicinais.

A sua maior atração é o Parque das Águas, onde fica a conhecida Fonte Dona Isabel, que segundo registros históricos foi onde a Princesa Isabel foi para buscar a cura da sua infertilidade. E, depois disso, ala conseguiu ser mãe.

Para agradecer, deu de presente para Caxambu a Igreja de Santa Isabel, que se tornou outro ponto turístico da cidade. Inclusive, o local ainda oferece o Morro Caxambu, que garante um vista da Serra da Mantiqueira, passeio de pedalinho e a Chácara das Rosas.

3 – Lambari

A nossa próxima cidade do circuito das águas de Minas Gerais é Lambari, que tem um nome bem propício para participar das cidades que compõem o circuito das águas.

Lambari é uma palavra tupi-guarani que significa peixe pequeno. Porém, curiosamente, a pesca não é sua atração turística e sim por ser detentora da maior vazão de água mineral gasosa conhecida no planeta.

Para quem gosta de história, uma boa pedida é ir ao Cassino do Lago, uma construção com mais de 110 e com sua visita é gratuita. Você poderá se divertir ao fazer trilhas pelos parques das Águas, Wenceslau Braz e Nova Baden.

Ainda tem o Lago Guanabara e várias cachoeiras para poder se refrescar. A diversão é garantida.

4 – São Lourenço

Nossa última parada fica em São Lourenço. A cidade é muito procurada por conta do seu Parque das Águas, que oferece aos turistas cerca de 300 mil metros quadrados e mais 9 fontes de termais.

cidades do circuito das águas de Minas Gerais

Tem ainda a fonte de Vichy composta por água alcalina, que é responsável por fazer uma verdadeira limpeza no organismo, desde a desintoxicação, hidratação até melhora do sistema nervoso.

Ela ainda tem a Rota do Café, Montanha Sagrada, Ilhas dos Amores, passeio de trem, bonitas igrejas e muito mais.

Faça uma rota para não perder nada

Antes de sair de férias para conhecer o circuito das águas de Minas Gerais ou parte dele é interessante mapear todas as cidades para fazer um cronograma e conseguir aproveitar o máximo de cada uma delas.

Pode ser que você não consiga conhecer todas, mas de uma coisa temos certeza: não importa qual delas irá conhecer, sempre será bem recebido por povo muito hospitaleiro e pronto para receber com hotéis e pousadas preparadas para o turismo.

Por fim, você ainda poderá desfrutar da famosa e deliciosa comida típica mineira. Aliás, quem conhece, sabe do que estamos falando, quem ainda não teve o prazer de conhecer, irá se surpreender porque ela vai além do café, pão de queijo e o queijo.