Veja 10 museus com acervo online por conta do coronavírus

O Covid-19 (ou novo coronavírus) tem assustado o mundo todo. Sendo assim, países como China, França e Itália foram os primeiros a anunciar estado de Calamidade Pública. Logo, em quarentena, uma ideia para o público é ver os museus com acervo online.

Inclusive, o fato é que a maioria dos museus do mundo possuía uma versão digital para demonstrar suas obras e vender ingressos. Agora, com as novas medidas tomadas pelos governos, essa opção tem se mostrado como a mais viável.

Para se ter uma ideia, o do Louvre, do Prado e o Metropolitano estão investindo cada vez mais nessas opções. Até mesmo porque a recomendação é que as pessoas fiquem em casa, mas não sem fazer nada. Logo, visitar esses lugares, ainda que virtualmente, é uma boa ideia.

Abaixo, a gente trouxe os 10 principais museus do mundo que estão com versões online para visitação, se é que podemos falar assim. Inclusive, há um nacional, aqui do Brasil, que também está na internet e permite aos visitantes ver parte do acervo sem sair de casa.

1 – Pinacoteca di Brera

Esse é um dos museus mais importantes da Itália. A Pinacoteca di Brera fica em Milão e tem um acervo que impressiona todo turista. Por lá, você consegue conferir obras de Raffaello, Bellini, Caravaggio e outros. Agora, dá para fazer isso online também.

Como o espaço estará fechado até 3 de abril, pelo menos, o museu convocou os visitantes para conferir parte do acervo pela internet. No site oficial você pode conferir isso. Veja o comunicado que foi divulgado recentemente.

“Por meio de nossas iniciativas nas plataformas sociais, garantimos o acesso ao museu e à biblioteca. […] Ao fazer isso, não trairemos nem o passado e nem o futuro”. Inclusive, dá para buscar obras por artistas, catálogos ou alta definição.

2 – Museu Arqueológico de Atenas

Outro dos museus com acervo online, que sempre foi importante para o mundo todo, é o de Atenas. Aliás, ele é o maior da Grécia e tem um acervo com coleções de artefatos antigos. Assim, esse museu e todos os outros de Atenas estarão fechados até o fim de março.

No entanto, dá para fazer um tour virtual pelo acerto com imagens de ótima qualidade.

3 – Museu do Prado

Em Madri, na Espanha, temos o Museu do Prado. Esse é um espaço de arte que, assim como os outros da região, foi fechado devido ao coronavírus. Ainda assim, considere que lá tem um acervo de mais de 17 mil obras, como de Velázquez e Goya.

A boa notícia é que você pode visitar parte da coleção por meio de uma visita online no museu. A pesquisa pode ser feita pelo nome do artista ou pela obra de preferência.

4 – Museu do Louvre

Sim, o museu mais famoso do mundo também está com as portas abertas pela internet. Ele fica em Paris, na França e tem mais de 380 mil itens, como La Gioconda (Monalisa), que é de Leonardo da Vinci.

Como está fechado por tempo indeterminado, a dica é você ver as exposições de forma virtual, pelo seu computador, sem precisar sair de casa. Inclusive, além dos quadros, você pode ver antiguidades egípcias e a Galeria de Apollon.

5 – Galeria Nacional de Arte

O próximo dos museus com acervo online, que foi incentivado a fazer isso pelo novo vírus, é a Galeria de Arte de Washington, nos Estados Unidos. Ao todo são mais de 150 mil obras, entre pinturas, ilustrações e trabalhos de Raffaelo, Velázquez, Rembrandt, etc.

Durante a quarentena – que é quando as pessoas ficam isoladas em suas casas – a Galeria vai funcionar através de tour virtual, sendo uma ótima forma de se distrair.

6 – Museu Britânico

Esse é um dos museus mais antigos do mundo e fica em Londres, na Inglaterra. O acervo é composto por obras da antiguidade. A novidade é que ele também possui coleções online, que inclui a pedra Rosetta e esculturas do Paternon, de Atenas.

7 – Museu da Imagem e do Som (MIS)

Aqui no Brasil, em São Paulo, também temos um museu de grande importância para o mundo, é o MIS. Ele também vai ficar fechado por 30 dias por conta do Covid-19. Enquanto isso, oferecerá um acervo virtual que tem coleções de fotos, áudio e vídeo.

8 – Galeria Uffizi

Em Florença, na Itália, existe um palácio que tem os museus mais antigos do mundo. O local é o responsável por cuidar de obras do período renascentista. No entanto, nos próximos dias, não vai receber turistas e nem visitantes.

Ele foi fechado por conta do novo vírus, que assombrou fortemente toda a Itália. Assim sendo, a exposição só é possível de forma virtual. Inclusive, pelo site dá para ler as curadorias e conhecer questões importantes dessa coleção.

Leia Também:

9 – Museus do Vaticano

São muitos os museus do Vaticano, sendo que todos possuem obras renascentistas e estarão fechados para visitação nos próximos dias ou meses. Por lá, você encontraria Rafael, Da Vinci, Caravaggio. O lado bom é que ainda pode encontra-los, só que pela internet.

Na versão digital você poderá ver a Capela Sistina e as Salas de Rafaello.

10 – Museu Metropolitano

O Museu Metropolitano de Nova Iorque (USA) também está entre os museus com acervo online. Sendo assim, considere que ele é um dos mais visitados do mundo e tem uma coleção com mais de 2 milhões de obras. Entre elas, as pinturas de Monet e Cézanne.