Como montar um roteiro de viagens para a Itália

Montar um roteiro de viagem para a Itália ou qualquer lugar do mundo não é uma tarefa fácil e envolve inúmeras questões que precisam ser pensadas antes para evitar problemas e imprevistos.

Um roteiro mal montado pode transformar aquela viagem dos sonhos em um terrível pesadelo! Neste artigo, trouxemos diversas dicas para que esse não seja o caso da sua viagem e você possa conhecer tudo de bom que a Itália tem a oferecer. Acompanhe!

Defina as cidades que quer conhecer

Definir quais cidades visitar é a melhor e a pior parte de montar um roteiro. Porque, ao mesmo tempo em que você escolhe onde vai e já se imagina lá, é obrigado a deixar lugares magníficos fora da lista, seja por falta de orçamento ou de tempo.

Mas, atenha-se as partes boas e defina quais cidades quer visitar. Na hora da escolha, não deixe de considerar os pontos e monumentos turísticos que quer conhecer, pois algumas cidades, apesar de serem lindas, não entregam muito do ponto de vista turístico.

Leve em consideração, também, questões como clima e região. Se você vai viajar no verão, por exemplo, seria muito interessante passar alguns dias em cidades litorâneas para aproveitar as lindas praias italianas e curtir um banho de sol.

Seguindo essas dicas, a dolorosa tarefa de priorizar os destinos fica um pouco mais fácil e você consegue aproveitar melhor a sua viagem.

Otimize o seu tempo

Após definir os destinos, é preciso pensar em questões como: deslocamento de uma cidade a outra, onde se hospedar, quais pontos turísticos visitar, etc.

O ideal seria ter tempo para curtir tudo com folga, mas na maioria dos casos não é bem assim. Então, você precisa otimizar o seu tempo para conseguir aproveitar ao máximo cada lugar.

Nesse sentido, a questão de mais importância é o deslocamento dentro da Itália: você precisa organizar as cidades que escolheu conhecer em ordem de proximidade para economizar tempo e dinheiro.

Escolha qual cidade conhecer primeiro e, a partir dela, defina como próxima aquela que for mais perto. Também, não deixe de pesquisar antes sobre os meios de transporte disponíveis.

Além disso, não descuide na hora de escolher a hospedagem! O hotel deve ser sempre o mais próximo possível dos pontos turísticos que você deseja conhecer, pois assim você não perde tempo se deslocando longas distâncias dentro de uma mesma cidade.

E priorize os pontos turísticos italianos mais importantes, pois, possivelmente, não será possível visitar todos. Por fim, defina quanto tempo passar em cada cidade. Algumas, como Roma, são incríveis demais para apenas 3 dias, por exemplo.

A passagem aérea

Ao definir o seu roteiro na Itália, também existe a questão das passagens aéreas, tanto daqui para o Brasil para lá, quanto de uma cidade a outra internamente, pois nem sempre será possível se deslocar de trem ou ônibus.

E, por isso, comprar as passagens pela internet acaba sendo muito mais cômodo, principalmente para quem tem pouco tempo. E comprar as suas passagens pela internet é muito fácil.

Você só precisa acessar o site da companhia aérea com a qual deseja viajar, como a Avianca, por exemplo, ou agência de viagens e informar os dados da sua viagem, fechando a compra em poucos minutos.

Se além de pouco tempo, você também tem pouco dinheiro, a nossa dica é pesquisar as passagens em sites com Kayak. Esses sites fazem uma busca pelo banco de dados de diversas companhias aéreas te indicando os melhores preços entre todas elas. Com certeza vale a pena!