Veja essa lista com 7 lugares de peregrinação no Brasil

Pode ser para pagar uma promessa que deu certo ou pode ser para valorizar a religiosidade católica no nosso país. O motivo não importa. Mas, o fato é que há vários lugares de peregrinação no Brasil e nós listamos 7 dos mais conhecidos do país.

Abaixo, começamos no Sudeste, passamos pelo Centro-Oeste, descemos ao Sul e acabamos no Nordeste. Logo, isso prova que há diversas opções, em diversos estados, para quem quer fazer uma viagem marcante, inclusive, do ponto de vista religioso.

Ah, só não se esqueça de planejar a sua viagem para que ela saia como o esperado. E mesmo que não saia como o esperado, com o planejamento feito fica mais fácil se adaptar. De qualquer modo, esses lugares são incríveis, dão boas fotos e lembranças eternas.

1 – Basílica de Nossa Senhora de Aparecida (SP)

Essa basílica é um ponto dos mais interessantes para quem está estudando fazer peregrinação no nosso país. Além de estar em um estado muito famoso e central, o lugar representa muita fé. Inclusive, para quem vai, a resposta é simples: “vale cada esforço”.

Na teoria, esse é o 2º maior templo católico do mundo. E o que tem lá? A imagem original da padroeira do Brasil. Agora, saiba que no dia 12 de outubro o lugar fica muito cheio, praticamente um mar de gente, como anunciam os jornais locais.

Em termos de infraestrutura, lá tem lojas, museu, mirantes e espaços de contemplação. Quanto às atrações, temos: a Basílica Nova, a Capela do Santíssimo, o Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Capela de São José, o Campanário e o Museu de Cera.

O santuário fica a menos de 200 quilômetros da capital paulista.

2 – Santuário Basílica do Divino Pai Eterno (GO)

Ainda na região mais ao centro do país, nós temos outros dos lugares de peregrinação no Brasil, que é o Santuário do Divino Pai Eterno, em Goiás. Aliás, a história dele é bem legal e parte de 1840, quando um casal encontrou nas margens do córrego Barro Preto um medalhão.

Esse era um medalhão em que a Santíssima Trindade estava coroando a Virgem Maria. Assim, surgiu uma romaria que acontece entre os dias 26 de junho e 5 de julho, anualmente. No momento, acontecem novenas, missas, confissões e batizados.

A basílica é chamada de “Casa do Senhor” e reúne os fiéis em referência ao “Reino dos Céus”. Ele fica na cidade de Trindade.

3 – Santuário de Nossa Senhora do Bom Socorro (SC)

Agora vamos ao Sul do país, onde há 2 santuários para conhecer. O primeiro deles é da Nossa Senhora do Bom Socorro, que fica em Nova Trento. Ele fica no Morro da Cruz, que é um lugar religioso e com uma beleza natural incrível.

Só que para chegar até lá é que vem o verdadeiro desafio: são 530 metros de altitude, em um trajeto asfaltado, íngreme e que exige muito dos veículos. Desse modo, o turismo religioso por lá é bem forte por conta desse santuário – e também do Santuário de Madre Paulina.

Curiosamente, saiba que a região também é rica em assuntos como a cultura italiana e a imigração. Por isso, o turista sempre encontra grutas, trilhas e ambientes paradisíacos.

4 – Santuário de Madre Paulina (SC)

Como anunciamos acima, em Santa Catarina também tem o Santuário de Madre Paulina. Ele foi construído em homenagem a Madre, que é considerada a primeira santa brasileira. Ele fica no complexo religioso de Nova Trento, o 2º maior do país.

Para se chegar até lá é preciso subir mais de 100 degraus ou ir pela passarela de 170 metros entre árvores. Por isso, é uma aventura e tanto. No caminho, você ainda encontra riacho e até mesmo um parque ecológico, com mata nativa e trilhas.

O santuário fica aberto durante o ano todo e na região tem vinícolas e restaurantes para os visitantes de primeira viagem, com degustações dos produtos coloniais.

5 – Basílica Santuário de Nazaré (PA)

Do Sul para o Nordeste, vamos falar dos próximos lugares de peregrinação no Brasil, a começar por esse que fica no Pará. Dessa forma, o Círio de Nazaré é um dos eventos religiosos mais famosos do país, com 200 anos de tradição.

A procissão da igreja católica acontece em Belém há mais de 2 séculos e com mais de 2 milhões de romeiros, que andam pelas ruas no 2º domingo de outubro. Portanto, a saída é da Catedral de Belém e a chegada é na Praça Santuário de Nazaré.

No evento, a imagem fica exposta, durante 15 dias. A caminha é cerca de 3 quilômetros. E o Santuário é considerado um dos patrimônios históricos do município. Dessa forma, a basílica tem 5 naves com vitrais e paredes em mosaicos italianos. Vai perder?

6 – Procissão de Nosso Senhor do Bonfim (BA)

O próximo dos lugares de peregrinação no Brasil fica no Nordeste também, especificamente na Bahia. A procissão é tida como uma das mais importantes de largo de Salvador e acontece sempre na 2º quinta-feira depois do Dia de Reis.

O cortejo conta com fiéis e baianas, que caminha da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o adro do Bonfim. Já a Igreja Basílica do Senhor Bom Jesus do Bonfim é um dos cartões postais da cidade e um símbolo da religiosidade local.

O santuário foi construído desde 1740, com o capitão de Mar e Guerra.

7 – Capela do Perpétuo Socorro (CE)

Fechamos a lista também no Nordeste, com essa capela que fica em Juazeiro do Norte. Ela é conhecida por ter os restos mortais do Padre Cícero, que foi sepultado ao altar-mor, em 1934. Sendo assim, o lugar ficou sagrado por isso e hoje representa a Romaria de Finados.

lugares de peregrinação no Brasil

É um templo que tem imagens em vitrais da beata Maria de Araujo e do Padre Cícero.