Descubra 10 cidades para quem gosta do turismo gastronômico brasileiro

A gente sabe que todo brasileiro (ou quase todo) gosta de um bom churrasco, né. Mas, o que não dá para negar é que temos por aqui uma grande miscelânea de pratos típicos de cada região. Esse texto é para quem gosta e quer aproveitar o turismo gastronômico brasileiro.

A gente buscou regiões de norte a sul do país. Assim sendo, temos do churrasco que vem lá do Sul até mesmo o pato no tucupi, que é uma receita típica do Belém do Pará. E a lista só começa por aqui, sendo que vem muito mais coisa boa por aí, leia mais para conhecer as cidades.

Aliás, leve em conta que para toda viagem que for fazer você deve considerar um roteiro turístico, o que inclui também a passagem por bares, restaurantes e até mesmo pousadas que ofereçam tais pratos típicos e um pouco da culinária local. E isso se faz com planejamento.

1 – Belém (PA)

Já anunciamos acima que Belém tem um prato bastante típico para o turismo gastronômico brasileiro, que é o pato no tucupi. Além dele, temos a maniçoba e tacacá, que também fazem parte da culinária desse lugar. Os doces são feitos com frutas da Amazônia (açaí e cupuaçu).

O que pouca gente sabe é que a capital paraense tem o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia, que vem de ninguém menos do que a Unesco.

ANÚNCIO

2 – Fortaleza (CE)

Já em Fortaleza temos uma cozinha muito diversificada, com pratos que são, em sua maioria, de origem indígena, africana ou portuguesa. Portanto, você vai encontrar de frutos do mar (caranguejo) até os tradicionais: baião de dois e carne de sol.

turismo gastronômico brasileiro

Além disso, saiba que outros alimentos que vem de lá e são conhecidos no país todo são: castanhas de caju, tapioca, rapadura e queijo coalho.

3 – Salvador (BA)

A capital da Bahia é conhecida por proporcionar um paladar mais apimentado – além de ter as praias mais lindas do mundo. Por lá, também temos muita influência indígena, africana e portuguesa, como em Fortaleza.

Assim sendo, as receitas típicas possuem ingredientes como: azeite de dendê e a pimenta. Então, você encontrará pratos como o acarajé, o bobó de camarão e as moquecas, além da buchada de bode, o vatapá e o cururu.

4 – São Paulo (SP)

Agora, vamos descendo no roteiro de viagens nacionais. Em São Paulo o prato mais famoso é o lanche de mortadela, que é encontrado no Mercado Municipal da cidade. Mas, além disso, há várias redes com culinária exótica, que vai de pizza a pasteis.

Ainda que não criamos um tópico para falar de Campos do Jordão, saiba que essa cidade que fica bem perto da capital também tem uns pratos bem gostosos. A cidade que fica na Serra da Mantiqueira é considerada a suíça brasileira e oferece pratos à base de truta, que é um peixe típico da região. Além de chocolates.

5 – Belo Horizonte (MG)

A gente cometeria um erro se falássemos do turismo gastronômico brasileiro sem citar a capital mineira. BH tem muitos pratos típicos da comida mineira. Então, anote aí as possibilidades: frango com quiabo, leitão à pururuca e o frango ao molho pardo.

Outra coisa é que dá para encontrar muitos bares e restaurantes com os petiscos locais, como o pão de queijo, os bolinhos, o torresmo. E na parte doce vem do de leite, de abóbora e os muitos queijos que podem ser provados.

6 – Vitória (ES)

O povo capixaba também tem o seu prato principal. Inclusive, são várias receitas, sendo que a maioria une um pouco da cozinha europeia, com os índios e com os povos da África. No fim das contas, uma boa parte vem de frutos do mar. O mais famoso é a moqueca capixaba.

Conheça 10 cidades gastronômicas do mundo para conhecer neste ano

Lembrando que a maioria das receitas é feita na panela de barro e recebe temperos especiais. Outro bom exemplo é a torta capixaba, que vai com frutos do mar.

7 – Teresópolis (RJ)

No Rio de Janeiro temos a cidade de Teresópolis como atrativo gastronômico. Além de ser um polo cervejeiro, o lugar também tem festivais da culinária local durante o ano todo. A cidade foi colonizada pelo povo britânico e, portanto, boa parte da cozinha vem de lá, como quitutes.

8 – Porto Alegre (RS)

No Rio Grande do Sul não dá para não falar do churrasco, que nada mais é do que a carne assada na brasa. Por lá você encontrará muitas churrascarias, parrilas e bares que vendem espetinhos. Além disso, você também encontra pratos tropeiros, indígenas e até alemães.

9 – Curitiba (PR)

Também no Sul do país, como turismo gastronômico brasileiro podemos citar Curitiba. A carne de onça, por exemplo, foi considerada um patrimônio cultural da cidade em 2016. E para quem não conhece, mistura diversos cortes de carne de boi – e não tem a carne de onça.

Além dessa receita, também podemos falar daquele prato típico de Morretes, que também é servido em Curitiba, que é uma carne temperada e macia feita na panela de barro. E sem falar do pinhão e do pão com bolinho de carne.

10 – Gramado (RS)

Voltando ao Rio Grande do Sul, a gente não poderia deixar de falar de Gramado. A cidade tem uma influência alemã e italiana muito forte, portanto, seus pratos também seguem essa linha. Sem contar que por lá o clima, quase sempre, é bem frio.

Então, temos comidas que vem da caça, como o galeto. Além das massas e dos fondues. Também é possível encontrar o café colonial, doces, pães e salgados. Sem contar nas feiras de chocolate, que são verdadeiros paraísos para quem gosta desse alimento.

ANÚNCIO