Saiba como fazer a receita da bistecca alla fiorentina, típica da Toscana, na Itália

Aqui no Brasil, em praticamente todo canto do país, a gente conhece muito bem a bisteca. Tanto a suína como a bovina. Mas, talvez você nunca tenha ouvido falar de uma bisteca típica da Toscana. Hoje, você vai ter uma aula de culinária e vai aprender a receita da bistecca alla fiorentina.

Ela também é chamada de bife T-bone em outras partes do mundo. No geral, é a mesma coisa, a mesma receita, os mesmos ingredientes – ao menos, os mais comuns.

Tradicionalmente, o prato é servido com vinho chianti, como vamos mencionar abaixo. No entanto, também pode ser acompanhado de feijão cannellini, azeite extravirgem e salada fresca, além de batatas ou purê. Saiba tudo sobre como preparar o prato.

Um pedaço da Itália no interior de São Paulo

Antes de citarmos como preparar essa receita da bistecca alla fiorentina, saiba que a inspiração para a matéria veio de um artigo que publicamos ontem. Ele foi para citar uma vinícola que existe no interior de São Paulo, em Ituverava.

Essa vinícola permite visitas guiadas durante todo o ano e junto com os 6 rótulos de vinhos que podem ser degustados, eles também servem as comidas típicas da Itália. E é aí que entra a bistecca. Se você quiser conhecer mais da vinícola Marchese di Ivrea, leia a matéria completa.

Sobre a bistecca alla fiorentina

Esse é um prato de carne da cozinha italiana muito famoso no mundo todo. Ele é tradicional na região da Toscana e é formado por um corte de contrafilé e o filé mignon bovino. Por lá, eles usam a raça Chianina, com até 15 meses de idade.

Para quem conhece de carnes, sabe que essa arte é bem espessa e contém um osso, assim como a bisteca que conhecemos aqui.

Curiosamente, o nome do prato vem de uma antiga tradição fiorentina, que celebra a festa de São Lourenço. Há muito tempo, todo dia 10 de agosto, a família Médici patrocinava a festa, deixando a cidade toda iluminada e a carne era o prato principal – para toda população.

Ah, ainda sobre o nome, o engraçado é que os viajantes ingleses que iam para a Itália queriam experimentar o prato e falavam em “beaf-steak”. Então, para os italianos, isso soava como bistecca.

Como é feito o prato aqui no Brasil

Ainda antes de citarmos os ingredientes e o modo de preparo mais comum da receita da bistecca alla fiorentina, considere que ela pode ser feita de vários modos. Mas, tradicionalmente, é assada na grelha com brasas de cartão – ou seja, no churrasco.

O filé costuma ter até 1,5 quilo e com 6 centímetros de espessura. É assado por 5 minutos e o cozimento final pode ser feito com o osso em T, por mais 7 minutos. Os mais tradicionais usam azeite para dar aroma, pimenta moída e ervas para o sabor final.

Logo, o melhor acompanhamento, conforme a história da cozinha italiana vem com o vinho chianti, que é servido com rodelas de limão e favas de toscana. Mas, isso tudo funciona muito bem lá na Itália. Aqui no Brasil a gente adaptou algumas coisas, como é de costuma.

Os ingredientes da bistecca

Se a gente for fazer um prato para duas pessoas, então, devemos considerar as seguintes quantidades de ingredientes… Anote aí o que você vai precisar para fazer esse prato e estar na Itália sem sair de casa.

  • 2 filés em T, cortado em 3 centímetros, com pouco mais de 1 quilo
  • Azeite de oliva extravirgem
  • Sal e pimenta-do-reino moídos
  • 3 ramos de alecrim
  • 6 dentes de alho

Como você sabe, o modo de preparo pode variar, assim como ingredientes. Na internet, vamos achar chefs que indicam ainda óleo de canola, molho de carne balsâmico, vinagre balsâmico, gorgonzola, folhas de salsa, sopa de melaço, sopa de mel, etc.

O modo de preparo da bistecca

Seguindo a receita que estamos usando como exemplo aqui, vamos ao modo de preparo. Primeiro é preciso temperar a carne com sal e pimenta. Depois, besunte o azeite de oliva e deixe marinando por 30 minutos.

Então, aquela uma frigideira pesada. Após isso, coloque a carne e deixe por 5 minutos ou até ficar bem tostada. Vire uma única vez e repita o mesmo processo. Essa mesma receita também pode ser feita na churrasqueira, seguindo os mesmos tempos indicados acima.

Logo, retire os bifes e reserve. Agora coloque o azeite em outra frigideira e torne a aquecer com os dentes de alho. Deixe até que fiquem dourados. Desligue o fogo e coloque os ramos de alecrim. Deixe por 1 minuto e despeje a carne sobre eles.

A ideia é que você sirva imediatamente, podendo ser acompanhada de batatas ou de purê de batatas com espinafre.

Na churrasqueira

A receita da bistecca alla fiorentina é mais tradicional na churrasqueira, então, vamos considerar também que esse corte é beneficiado por esse tipo de preparo. Afinal, é uma carne muito macia.

Na churrasqueira, a dica é selar por 5 minutos de cada lado e depois assar por mais 15 minutos, deixando-a em pé para que não fique ressecada. Para os mais especialistas nesse tipo de prato, o ideal é servir malpassada – até mesmo seguindo a tradição da Itália.

Veja mais no vídeo abaixo:

https://youtu.be/0IlsvqCmZ2U

E, para terminar, leve em conta que após ser desossada, as fatias podem ser temperadas com flor de sal e o azeite de oliva.