Conheça 10 regiões para conhecer a gastronomia italiana

Existem destinos na Itália que são incríveis. O motivo pode ser vários: da arquitetura, as belezas naturais, a cultura local e, inclusive, com questão aos pratos e culinária. Nesse conteúdo, vamos falar sobre regiões para conhecer a gastronomia italiana.

Até mesmo porque a Itália é muito rica nesse assunto e vai além da famosa pizza, que todo brasileiro já conhece. Certamente, você já ouviu falar que esse país tem comida para todos os gostos, seja no espaguete, no presente, no molho ou no risoto. E tem mais.

1 – Nápoles

Você já ouviu falar da pizza napolitana? Ela vem de Nápoles, ao menos na teoria, né. Aliás, essa cidade é o berço da pizza que a gente conhece bem por aqui. Ela foi criada há milhares de anos e inclui uma massa crocante, fina e leve.

Então, foi em Nápoles que os cozinheiros descobriram o acréscimo do tomate, que era recém-chegado da América. E na região também é que se passou a rechear a pizza em formato redondo, de disco.

Assim sendo, a pizza napolitana, também chamada de margherita, tornou-se patrimônio imaterial da humanidade de Nápoles, pela Unesco.

2 – Bolonha

Outra cidade que nos faz lembrar de uma comida é Bolonha. Obviamente, você relacionou isso com o espaguete à bolonhesa, correto? E isso realmente faz algum sentido. Até mesmo porque o molho é muito conhecido por lá.

A região tem muitas montanhas, lagos e planícies. Sendo assim, o espaguete ou a lasanha com esse molho é muito apreciado por lá. Inclusive, alguns moradores locais afirmam que foi ali que a lasanha surgiu. Mas, nada que seja muito comprovado.

3 – Veneza

Mais uma das cidades para conhecer a gastronomia italiana é Veneza, lugar encantador por ter gôndolas em canais e os melhores restaurantes do país. Se você for a um deles, opte por pratos como os risotos, como o risi, que é feito com arroz, ervilhas, carne de porco e cebolas.

O paladar é bem mais agudo do que o que conhecemos por aqui.

4 – Parma

Parma também está na lista e também tem um nome mais conhecido. Como o queijo de Parma que você tanto ouve falar, né. Saiba que também temos o presunto de Parma, que é considerado o presunto verdadeiro, original.

Para quem não sabe, Parma está na mesma região de Bolonha. E além do queijo de Parma e do presunto de Parma, a cidade também é conhecida por fazer o parmesão, que lá recebe o nome de Parmigiano-Reggiano. Nada que seja recusável com um bom vinho, né.

5 – Florença

A próxima das cidades italianas que temos aqui é Florença, a capital da Toscana, região conhecida por ser cenário de vários filmes. O fato é que você verá uma gastronomia italiana muito forte lá, que vai além das pizzas e dos molhos.

gastronomia italiana

Os destaques ficam por conta do azeite de oliva e das bruschettas – para muita gente, foi lá que nasceu esse prato, ou melhor, esse petisco. Tanto é que na região é pecado jogar pão velho fora. E ainda tem a ribollita, que é uma sopa que leva feijão e couve.

6 – Roma

Será que tem como falar da Itália sem falar de Roma? Definitivamente, não tem. E na área da culinária devemos considerar que a pizza é o forte mesmo. A diferença é que ela não é dividida em pedaços. Basicamente, ela vem dobrada e pessoa a come inteira.

Além de provar essa pizza verdadeiramente românica, por lá você ainda vai poder conhecer muito da história ocidental, afinal, Roma conta dos primórdios da cultura humana.

7 – Palermo

Na região da Sicília temos Palermo, que já foi lugar invadido por mais de vezes. O resultado disso é que traz na sua cultura uma mistura de vários povos. Por isso, a gastronomia é tão autêntica e moderna, ao mesmo tempo.

Você vai ouvir falar dos arancines, que são bolinhas de arroz fritas e recheadas com ragu, por exemplo.

Conheça as terras de Cinque Terre, famosa vila da Itália

8 – Turim

Turim fica na Itália, bem na divisa com a França e a Suíça, na região de Piemonte. Então, é uma região que recebe muitas influências também, seja na arquitetura, na cultura ou na gastronomia. Assim sendo, você vai ouvir falar de risotos e carnes e um pouco menos de massas.

A dica é você experimentar o bagna cauda, que é um molho feito com alho, azeite, manteiga, nozes e anchovas, sendo servido com alcachofras.

Saiba quais são os documentos obrigatórios de entrada de turistas na Itália

9 – Apulia

Provavelmente essa é uma cidade que você ainda não ouviu falar. Mas, saiba que Apulia também é forte para contar sobre a gastronomia italiana. A região é plana, fértil e produtora de azeites e trigos. Uma ótima opção para vegetarianos e véganos.

Por lá, você pode provar o orecchiete, que é uma massa típica, que é feita com trigo e sem ovo.

10 – Módena

Para fecharmos o conteúdo, temos aqui Módena, que apareceu muito em Master of None, da Netflix. Do lado da culinária, a massa ganha destaque, ainda mais quando é somada com o vinagre balsâmico e o queijo parmesão.

Você também vai poder experimentar o tortellini, que é recheado com queijo ou presunto.

Como montar um roteiro de viagens para a Itália

As comidas típicas da Itália

A gente citou um pouco de cada região para você conhecer mais da gastronomia italiana. No entanto, leve em conta que em quase todos os restaurantes você encontrará as comidas típicas do país.

Se você não sabe quais são elas, aqui vai uma lista com algumas ideias: risoto, tortellini, lasanha, carpaccio, bruschetta, nhoque, alcachofras, pão branco, sorvete, tiramisu.