7 comidas típicas da Alemanha para experimentar na sua próxima viagem

Na hora de viajar para outro país, um dos pontos que mais chamam a nossa atenção é a culinária. Pensando nisso, a gente separou algumas comidas típicas da Alemanha para quem vai para lá nos próximos meses ou anos.

A ideia é contar além da cerveja. Porque quase todo mundo que vai para a Alemanha quer experimentar a cerveja de lá. Agora, e quanto às comidas? É isso que a gente pensou na hora de criar esse conteúdo. Mas, para não perder o hábito, falamos um pouco de cerveja também.

No decorrer do texto você vai conhecer nomes de pratos, leis e até mesmo eventos que fazem o maior sucesso por lá. Sem dúvidas, se você gosta de experimentar comidas novas e testar o seu paladar, a Alemanha é uma boa ideia.

1 – Christstollen

O nome já é bonito por si só, né. Agora, vamos ver porque essa é uma das comidas típicas da Alemanha para você experimentar na sua próxima viagem à Alemanha.

Christstollen é típico da época de natal, portanto, é uma receita natalina. Assim como o nosso famoso Peru ou Chester, né. Ele vem da região de Dresden e é uma iguaria que existe para lá de 1474.

O prato é doce e nada mais é do que um bolo um pouco mais seco, que vem com frutas cristalizadas e com cobertura de glacê. Lembra bastante o nosso panetone, só que a massa é diferente, tá?

A tradição está em provar esse bolo no mês do Natal e isso acontece há muito tempo. O grande barato disso é que apenas 130 padarias fazem o bolo. Ao menos, apenas elas possuem o selo de autenticidade do produto.

10 coisas para saber antes de viajar para a Alemanha

2 – Reinheitsgebot

Está na nossa lista de iguarias para comer na Alemanha, mas não é bem uma comida. Isso mesmo, trata-se de uma bebida. E quando a gente fala em bebida alemã, o que você lembra mesmo? Cerveja, né. Está certo.

Bom, apesar de não ser uma das comidas típicas da Alemanha, mas sim uma bebida típica, vamos dar atenção a esse tópico. A Reinheitsgebot, chamada de lei da pureza, é de 1516. É considerada uma regulamentação para comidas no mundo todo.

Então, não é uma cerveja e sim uma lei sobre cervejas. O que a lei diz? Que toda cerveja deve ter apenas 4 ingredientes, sendo a água, o malte, o lúpulo e as leveduras.

E se você acha que isso dá poucas cervejas, saiba que na Alemanha existem mais de 40 tipos diferentes, o que dá mais de 4 mil marcas apenas em Bavária.

3 – Mercado de Peixes

Voltando a falar da alimentação, dos alimentos e dos pretos, vamos aos peixes. Você sabia que em Hamburgo tem um Mercado de Peixes muito famoso? Sim, é verdade. E lá dá para provar o típico lanche alemão de pão e arenque (um tipo de peixe).

Esse é um dos programas mais tradicionais para se fazer em Hamburgo. É como comer o pão com mortadela no mercadão de São Paulo. E lembrando que lá, esse lugar abre aos domingos, desde as 9h30.

Inclusive, é ponto de encontro de amigos, de quem está voltando da balada, de quem adora ver o sol nascer… E até mesmo de quem não perde o dia para tomar um café fora de casa.

4 – Grunee Sosse

Se você queria que falássemos mais das comidas tópicas da Alemanha, agora sim. Esse é um prato original do país. O Grunee Sosse ou molho verde é típico de Frankfurt e feito com ervas. Ao todo, são 7 ervas usadas.

Ele pode ser servido junto com batatas ou ovos cozidos. Só que é mais conhecido quando é servido com schnitzel.

5 – Weimar’s Onion Fair

O nome é sugestivo e você já deve ter imaginado o que é. É o incrível Festival da Cebola, considerado o maior festival da Turíngia. E a Alemanha é um dos poucos países que fazem um evento tão exclusivo para comemorar a cebola, viu.

Agora, o que você vai encontrar por lá? Muitas coisas sobre cebolas e receitas que você nunca ouviu falar. E olha que isso acontece desde 1653, sendo que todos os anos são mais de 300 mil visitantes em busca de experimentos e degustações.

Existem pratos que são feitos e chamados de espanta-vampiro. Isso porque a cebola funciona como o alho para os alemães, em alguns casos, né. Ah, e tem outra curiosidade: na festa tem a seleção da Rainha da Festa da Cebola também.

2ª Guerra Mundial – 3 lugares para conhecer na Alemanha

6 – Gherkin Cycle Route

O nome também é mais conhecido e nada mais é do que a Rota da Bicicleta. Mas, apesar disso, o assunto principal não é a bicicleta e sim o pepino. O trajeto todo mostra como o pepino se torna um picles em seus mais famosos conceitos.

Apesar de não ser, necessariamente, uma receita da culinária alemã, o assunto tem a ver com isso. Por isso, está aqui. O passeio acontece na Floresta Spree, onde dá para andar por mais de 260 quilômetros e fazer degustações.

7 – Cafés de Bremen

A nossa última dica para quem vai viajar para a Alemanha e está em pratos típicos da culinária local tem a ver com os cafés de Bremen. Bremen é uma cidade muito famosa por lá. E os cafés de Bremen são mais famosos ainda.

A primeira cafeteria em países de língua alemã foi inaugurada em Bremen, em 1672. E isso já daria um bom assunto, né. Agora, imagina passar pela “meca” dos cafés no país? Por isso, esse passeio pode fazer parte do seu roteiro de viagens à Alemanha.