10 cidades portuguesas para visitar – sem contar Porto e Lisboa

Você está estudando as cidades portuguesas para visitar em sua próxima viagem à Portugal? Saiba que temos aqui uma listagem com 10 dessas cidades que valem a pena. E há bons motivos para você incluir elas no seu roteiro de viagens.

A se saber que Portugal, por si só, já é um país muito histórico e fortemente cultural, existem cidades com essas marcas também. Continue lendo para saber mais sobre essas cidades.

1 – Coimbra

Coimbra está entre as cidades portuguesas para visitar que selecionamos por um motivo bastante especial. Ela é a mais antiga cidade do país e também está entre as mais tradicionais de toda a Europa.

Por isso, o seu passeio por lá é inevitável. A cidade foi fundada em 1920 e, diferente do que você está pensando, é muito agitada durante a noite.

Ela fica bem ao centro do país. E o que tem de mais charmoso por lá são as suas ruas estreitas, as escadas antigas e os arcos medievais. Possivelmente, você já viu esse cenário em filmes.

Uma curiosidade é que Coimbra foi a primeira capital de Portugal. E hoje representa aquilo que está entre o novo e o velho, como muitos turistas dizem.

2 – Guimarães

Também vamos falar de história por aqui. Essa foi a primeira cidade do rei de Portugal Dom Afonso Henriques. Por lá, você poderá conhecer, assim sendo, o Castelo de Guimarães, que foi justamente onde ele nasceu. Hoje, o lugar é um museu.

A cidade em si é muito bem estruturada e conservada. Esse lugar era a capital do país, mas ainda quando Portugal não era um país e sim o Condado Portucalense.

Para quem gosta de roteiros de viagens, saiba que tem trens que partem de Porto e vão em direção à Guimarães. Por lá, dá para fazer tudo à pé, mas o transporte público funciona muito bem também.

Tem, por exemplo, o Teleférico da Penha, que mostra uma vista única da cidade. Ah, e para fechar o tópico, saiba que o forte de lá também é a culinária. O que você pode experimentar tem a ver com as tortas de Guimarães e os toucinhos do céu.

3 – Bragança

Está entre um dos destinos turísticos mais procurados de Portugal. É a capital do nordeste do país português. Lá tem centros históricos, muralhas e um castelo medieval. E tudo isso faz com que seja uma das cidades portuguesas para visitar nos próximos meses ou anos.

O passeio por lá é totalmente bucólico, sendo que tem trilhas até o castelo. Aí, você vai passar por pontos turísticos como a Torre da Princesa e a região do Douro, que produz vinhos há mais de 2 mil anos. Aliás, o Vinho de Porto vem de lá.

4 – Sintra

As chaminés do Palácio de Sintra é o que chama a atenção de quem passa pela cidade pela manhã. Só que a neblina desaparece com o passar do dia. E aí, o que dá para ver é o Palácio da Pena, casas coloridas e também uma natureza incrível.

Sintra, para quem não conhece, fica bem perto de Lisboa. E aí acaba sendo uma ótima ideia de roteiro bate-volta em Portugal. Dá para fazer isso de carro ou de trem.

5 – Serpa

Serpa tem muitos queijos de ovelhas. E esse é o principal diferencial da cidade. Mas, também está na lista de cidades portuguesas para visitar por outro motivo. Lá tem uma muralha de pedra de um castelo medieval além de um aqueduto romano. É uma coisa linda que só vendo.

Além disso, em Serpa dá para fazer passeios de canoas no rio Guadiana.

O que se deve evitar de falar em Portugal

6 – Faro

É uma cidade muito calma que fica à beira-mar. Agora, esse é um cenário que só existe hoje em dia. Porque em temos antigos, o lugar foi palco de abalos sísmicos, além de invasões e de incêndios. Mas, hoje em dia, nada disso acontece.

Assim sendo, dá para viajar para Faro, que é a capital do Algarve e tem uma rua super badalada. Aliás, esse é um ponto turístico de Portugal, a Rua de Santo Antônio, com casas antigas e muitas lojas, cafés e bares.

7 – Albufeira

Pense num lugar bom para se viver no mundo todo. Agora, fecha a imagem e pensa em um lugar como esse dentro de Portugal. Assim, chegamos à Albufeira. Lá tem muita coisa que faz a cidade se tornar ótima para se viver.

Agora, tem uma curiosidade também. O lugar é totalmente árabe e foi anexado à Portugal bem recentemente. Por isso, é meio que uma parte individual e atípica de Portugal. Ainda assim, d´apara ver casas pintadas de branco e arcos.

8 – Ponte de Lima

Tem esse nome por que fica às margens do Rio Lima. A Ponte de Lima é uma das cidades portuguesas mais incríveis que você pode considerar para o seu passeio em Portugal.

O centro histórico é preservado, tanto é que o mais indicado é conhecer a cidade a pé. Já que tudo fica dentro de alguns quarteirões e veículos não passam por lá.

Agora, o que torna a cidade incrível mesmo é a Feiras Novas, que acontece em setembro e tem cortejos e outras festividades que duram 4 dias.

9 – Piodão

Fica bem nos pés da Serra do Açor e está entre as cidades portuguesas para visitar por causa de uma casinha. Aliás, são várias casinhas e uma igreja que se destaca em meio a toda a paisagem local.

Lá é que fica a Aldeia Presépio, considerada uma das cidades mais tradicionais de Portugal.

10 – Évora

Tem ruínas históricas, romanas e edifícios moura. Além de uma igreja gótico-manuelino. E uma arquitetura dos Deuses. Bom, o lugar é belíssimo e muito cultural. É comparada à Florença e à Sevilha para se ter uma ideia.