Veja 5 dicas para viajar mesmo sem saber falar inglês

A boa notícia de hoje é que dá sim para viajar mesmo sem saber falar inglês. Como? Oras, não é complicado. Você tem uma série de alternativas para se virar, muito bem, no seu destino. Inclusive, você pode até ir para países que não falam o português, viu.

O fato é que a gente ainda acha que você poderia fazer um curso intenso de inglês. Aliás, isso poderia te ajudar demais na viagem. No entanto, você não vai precisar cancelar o seu pacote de viagens apenas porque não sabe falar esse idioma, ok?

A nossa ideia é ajudar você, que vai viajar em breve para algum país que não fala o português, mas que ainda não sabe nada ou muito pouco do idioma inglês. Esse conteúdo é para você? Então, leia até o final e deixe um comentário contando qual será o seu destino.

1 – A escolha do seu destino

Se você já escolheu o seu destino de viagem, tudo bem. Mas, se ainda não fez isso, uma boa dica é você pensar em opções que são mais familiares. Inclusive, essa vai ser uma forma de você ir aprendendo novos idiomas de forma natural.

Então, vai viajar mesmo sem saber falar inglês? Pense em destinos como Buenos Aires, que fica na Argentina. Nesse lugar, eles entendem um pouco do português. E, mais do que isso, o espanhol é bem mais simples de ser compreendido também.

Além dos latinos, outra opção é Portugal, que fica na Europa e tem a mesma língua que a nossa, com apenas algumas variações linguísticas. Aliás, tem outros países que tem predominância portuguesa na língua, como alguns africanos.

Portanto, comece a pensar nisso para a sua próxima viagem, combinado?

2 – O aprendizado de algumas palavras-chave

Mesmo que você não saiba nada do idioma local, uma boa ideia é aprender algumas palavras-chaves. E quais seriam essas palavras? Por exemplo, aprenda a dizer obrigado, por favor e até mesmo o nome de algumas atrações que você queira conhecer.

Sem contar que aprender o básico do idioma é bem mais simples do que fazer cursos avançados de inglês ou outra língua, né. Então, pegue um dicionário, mesmo que seja um online, e comece a pesquisar por palavras-chave.

Aliás, para te ajudar nesse breve estudo, comece a pensar também em lugares que você vai precisar estar ou pode precisar estar durante a viagem. Entre eles, hospital, padarias, restaurantes, alimentação, táxi, polícia, etc.

3 – O uso da linguagem não verbal

Atualmente, falar é uma das formas mais usadas para se comunicar. Especialmente, em uma viagem para outro país. No entanto, no caso de viajar mesmo sem saber falar inglês, uma saída inteligente é usar e abusar de outras linguagens.

Não entendeu? Considere que você pode se expressar através de gestos, de mímicas, de sons. O fato é que passar uma vergonhazinha pode não ser tão ruim quando se precisa ter uma informação urgente ou rápida.

Aliás, há histórias bem inteligentes e inspiradoras na internet de gente que levou um caderno em viagens internacionais. Para quê? Para se comunicar através de um desenho, caso fosse necessário. Isso prova que dá para viajar internacionalmente sem saber falar inglês.

4 – Os aplicativos gratuitos de celulares

A próxima das dicas, que também é muito inteligente, além de ser barata, é a de usar aplicativos gratuitos que podem ser instalados no seu celular. Atualmente, são vários os apps que podem ser úteis em uma viagem ao exterior.

Por exemplo, você tem que considerar que poderá ter um dicionário e tradutor online, além de um app de mapas online. E sem contar ainda com aqueles que indicam restaurantes e hospedagens, como o Airbnb, o Booking, etc. Até para pegar um táxi dá para usar o aplicativo.

Descubra qual é o melhor aplicativo de GPS para viajar

Por isso, é bem importante manter uma lista atualizada de aplicativos úteis para viagens. Por sinal, saiba que além dos apps você vai precisar ter um power bank, que é aquele acessório que carrega o seu celular quando a bateria acaba.

5 – O conhecimento sobre o seu destino

A última dica para quem vai viajar mesmo sem saber falar inglês é fazer tudo para conhecer mais do seu destino. Aqui, a gente inclui o conhecimento sobre os pontos turísticos, mas também as dicas de brasileiros que já foram e tiveram experiências não tão positivas assim.

A ideia é que você consiga se localizar e se comportar independentemente de onde está. É claro que nem sempre vai dar para conhecer tudo do seu destino antes de partir em viagem, mas conhecer o mínimo já é bem interessante.

E tem mais. Saiba que ter o seu roteiro de passeios por perto é algo bem inteligente também. Assim, você poderá usá-lo como artefato para se comunicar mesmo sem falar inglês.

Estude online e com aplicativos

Para terminar, um bônus. Se você tem algum tempo até que a sua viagem aconteça, saiba que uma ideia gratuita e bacana é estudar o básico do inglês na internet. Inclusive, através de aplicativos de celulares. Estudando 5, 10, 15 ou 20 minutos por dia você já pode aprender.

Descubra os 7 melhores aplicativos de celular para aprender inglês

Isso prova que você não precisa ir para outros países sem conhecer exatamente nada do inglês. Ainda que seja o básico, o mínimo, isso vai te permitir se comunicar com outras pessoas locais.