Confira qual é o melhor aplicativo de GPS para viajar

Na hora de realizar uma viagem, é muito indicado que você tenha no seu celular alguns programas que possam ser usados nessa atividade. Hoje, a gente vai falar sobre o melhor aplicativo de GPS para viajar.

Até mesmo porque ainda que você tenha a rota memorizada, os imprevistos no trânsito podem acontecer. E aí, ter um GPS que vai te indicar rotas alternativas e é sempre uma boa ideia e se for em lugares desconhecidos, eles se tornam ainda mais úteis.

Existem vários aplicativos gratuitos que funcionam como GPS como o Sygic, o GPS do Brasil, o Here e até o TomTom, que tem ganhado fama nos últimos anos. No entanto, os dois mais indicados e baixados nas lojas de aplicativo são o Waze e o Google Maps.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Conheça um pouco mais sobre os dois aplicativos e saiba qual é o melhor para você.

Vantagens e desvantagens entre Waze e Google Maps

O Waze é considerado, por muita gente, como o melhor aplicativo de GPS para viajar. E não é pequena a lista de pessoas que acreditam nisso. Utilizado pela equipe, o app realmente é considerado bom ainda mais depois que foi comprado pelo Google, em 2013.

Sobre a tecnologia, saiba que ele é muito indicado para os motoristas de carros. Falando das diferenças entre ele e o Google Maps, se você vai viajar de carro é bem provável que tenha uma “quedinha” pelo Waze.

Por outro lado, os pedestres podem ter problemas ao usar esse aplicativo gratuito de GPS. E o motivo é bastante simples: o Waze pode traçar um caminho que seja viável para um carro, mas não para você, enquanto pedestre.

Waze vale a pena para viagens de carro

Para quem não está viajando de carro, é o fato de que não há informações sobre o transporte público. O que ele informa, apenas, é a localização dos pontos de ônibus. Para concluir, outra desvantagem é que o app tem muita propaganda.

Considerando os pontos negativos, que, basicamente, são apenas para quem quer viajar apé, Waze contudo, pode ser um ótimo aplicativo para viajar de carro. Entre as vantagens, podemos citar:

  • alertas de acidente;
  • perigo na via;
  • indicação de radares;
  • lembretes para ligar os faróis, etc.

O Waze ainda permite salvar os endereços na guia de favoritos, sendo que aí ele atualiza o percurso conforme o horário. Mais um ponto que pode ser vantajoso, dependendo da sua análise, é que o Waze lista sempre duas rotas.

Uma das rotas indicadas é que é a mais rápida e outra, a que é mais curta. O único problema é que o Waze pode ficar indicando a rota dele mesmo que o usuário saiba fazer outro caminho.

Google Maps é o melhor para viagens a pé

Como o nome diz, esse também é um aplicativo de GPS do Google. Mas, diferente do Waze que foi comprado, esse sempre foi da empresa. Uma das vantagens, é a de ser o melhor aplicativo para viajar a pé, já que ele também tem a opção de transporte público.

Inclusive, ele traça rotas diferentes para os vários meios de transportes que podem ser usados: a pé, de bicicleta e até mesmo de Uber ou táxi. Se há um diferencial que ele não tem e o Waze sim é o aviso de eventos na via.

O Maps não avisa, nem mesmo, sobre acidentes. No entanto, ele informa como está o trânsito em determinados pontos, que pode estar lento, por exemplo. Ele ainda tem a vantagem de indicar lugares durante o seu passeio.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A indicação de estabelecimentos vai além dos postos de combustíveis. Tem restaurantes, bares, farmácias, etc. Com isso, ele acaba sendo, portanto, um aplicativo indispensável para quem vai viajar.

Maps se destaca em mapas para viagens

Assim sendo, se você vai viajar nos próximos dias ou meses, independente de como vai ou para onde vai, saiba que Maps pode ser o seu app principal. Até mesmo porque ele tem a função de modo off-line.

Assim sendo, dá para baixar mapas de uma determinada região, que pode ser o seu destino de viagem e você poderá acessar depois, mesmo que esteja sem internet. Nesse caso, no entanto, ele traçará apenas a rota de carro.

Qual é o melhor aplicativo de GPS para viajar?

Assim, só há um jeito de responder essa pergunta. O fato é que, entre tantos, esses dois são os mais indicados GPS de celular do momento. Ainda mais para quem vai viajar. O que muda é que o Waze é indicado apenas para quem vai viajar de carro.

Por outro lado, o Maps é uma verdadeira “mão na roda” para quem pode acabar usando o transporte público ou até mesmo para quem quer conhecer lugares como restaurantes, cafés, etc.

Ambos possuem a finalidade de te ajudar a encontrar o melhor caminho para se chegar até um lugar. Ambos também são gratuitos e do Google, o que já se torna algo considerável. E até mesmo no consumo de bateria eles são parecidos – 10% a cada 20 minutos.

Dica extra

No entanto, para quem busca mapas off-line ou para quem tem problema com a conexão, o Maps vai acabar levando vantagem. Sobre aplicativos para viagens, leia também o artigo sobre 3 aplicativos gratuitos para montar um roteiro de viagem.