Saiba qual é a importância do airbag na viagem de carro

Atualmente, os veículos novos possuem o airbag como item de segurança. Se antes ele era apenas um acessório a mais que valorizava o carro, atualmente ele é uma obrigação. Mas, você já se perguntou qual é a verdadeira importância do airbag na viagem de carro? A gente foi atrás dessa resposta.

No decorrer do conteúdo, a gente vai falar não apenas sobre, mas também sobre outros assuntos importante acerca do airbag. Inclusive, a gente vai falar também sobre a revisão desse item. Por isso, vamos começar por explicar o que é o airbag e para que ele serve.

O que é o airbag

A gente espera que você não precisa usar o airbag na viagem de carro que você vai fazer. No entanto, trata-se de um acessório que pode ser necessário em casos de acidentes.

Assim, já podemos dizer que se trata de um item de segurança que tem como foco diminuir os danos físicos que podem ser causados aos passageiros de um carro. Basicamente, ele é uma bolsa de ar que é inflada quando existe a colisão. Com isso, ele diminui o impacto dos passageiros.

A mais nova lei é de 2014 e diz que todos os veículos novos (chamados de zero quilômetro) devem possuir o airbag ao menos nos bancos frontais. Já os traseiros não são obrigatórios, mas podem ser oferecidos como itens extras.

ANÚNCIO

O que a lei diz

Além disso que foi dito acima, a leia também diz que os carros que transportam pessoas e que não tenham mais do que 8 lugares devem ter os airbags. Os carros de transportes também.

Qual é o funcionamento do airbag

A gente já falou um pouco como o airbag funciona. No entanto, se você vai fazer uma viagem com o seu automóvel é bem provável que queira saber mais sobre isso. Então, vamos explicar de forma mais original.

Primeiro, entenda que o airbag é formado por uma bolsa inflável. Ela é feita de nylon e é totalmente resistente. Ela tem furos extremamente pequenos. O próximo passo é entender o sistema de insuflação.

Ele é que realiza uma reação química entre nitrato de potássio e azida de sódio. Isso tudo produz nitrogênio, que enche a bolsa inflável. Em seguida, vem a mola-relógio, que mantém o contato elétrica com o volante e é responsável por acionar a bolsa.

Tem ainda uma unidade de controle, que é quem vai verificar a real necessidade de acionar a bolsa inflável. E isso tudo é feito com sensores, que avisam sobre a desaceleração súbita do automóvel.

O prazo de validade do airbag

Agora que você já conhece muito desse item, a gente quer falar sobre o prazo de validade dele. Até mesmo porque você vai querer saber isso quando pensar no airbag na viagem de carro que você irá fazer, né.

Saiba que não existe uma lei, norma ou regulamentação que fala sobre validade. Mas, existe o que é chamado de estimação de data de vencimento. Em países europeus, por exemplo, o airbag precisa ser substituído a cada 10 anos. Nos Estados Unidos, o prazo é de 15 anos.

Assim, aqui no Brasil há vários prazos. Sendo que eles variam com base nas montadoras dos veículos. Em notícias veiculadas na internet, a Toyota e a Chevrolet afirmaram que não tem validade para os seus airbags. Já a Peugeot falou em 10 anos.

O que é importante de saber também é que após ser usado, o airbag deve ser substituído. Afinal, ele foi criado para ser usado uma única vez. E existem vários preços para esse item, sendo que na média, conforme pesquisas, ele custa R$ 3 mil.

Descubra 7 destinos para viajar de carro no Brasil

Os defeitos de um airbag

Aliás, se não existe prazo de validade ou se ela é longa, como saber se o acessório está com defeito? Será que é preciso usar ele para ter essa resposta? Mas, aí pode ser tarde demais.

Portanto, a melhor escolha que você pode fazer, e que deve ser feita antes da sua viagem, é solicitar uma revisão do airbag.

Isso sem contar ainda com o fato de que se houver defeitos, um sinal luminoso vai aparecer no seu painel de controle do carro.

Agora, na hora da revisão, atente-se ao fato de que nem toda empresa ou profissional sabe lidar com isso. É preciso ter confiança no seu prestador de serviço para que ele realmente faça a revisão, da forma correta.

Os cuidados com o airbag na viagem

Por último, vamos falar sobre alguns cuidados que se deve ter com o airbag na viagem de carro. A primeira coisa é você encontrar formas de prevenir o não funcionamento desse acessório. Então, evite deixar objetos sobre o painel do carro.

As pessoas costumam colocar lá chaves e carteira, por exemplo. Mas, em caso de acidentes, eles podem ser arremessados quando o airbag funcionar. Por isso, deixe sempre os objetos dentro do porta luvas.

A outra dica é sobre estar perto ou longe demais do airbag. Isso vale tanto para motorista como para passageiro. O ideal é estar na distância correta para que quando o airbag for acionado, ele tenha total capacidade de ser usado, já que pode até salvar vida.

Inclusive, jamais viaje com os pés sobre o painel. Isso é perigoso e pode fazer com o que o seu airbag não tenha eficiência na hora de te proteger das batidas de trânsito. Para não errar, mantenha a coluna rente ao banco do veículo.

ANÚNCIO