Aprenda a planejar o roteiro de viagens para 2020

No título deste conteúdo, temos 3 palavras que são ou deveriam ser muito importantes para você neste ano: planejamento, roteiro e viagens. E, juntando tudo isso, o que temos é algo como “planejar o roteiro de viagens”. Então, você sabe fazer isso? A gente ensina.

Isso porque esse planejamento pode fazer toda a diferença na sua próxima viagem. Aliás, isso não quer dizer que a sua próxima viagem vai ser ruim se não for bem planejada. Por outro lado, existe uma grande chance de você ter um aproveitamento melhor se planejar.

Até mesmo porque viajar é uma das melhores coisas do mundo. Pode ser uma viagem de férias, de intercâmbio, no frio, no verão, fora do país ou dentro, etc. Assim, independente do que você tenha em mente, saiba que a técnica de planejar é a mesma para todos os casos.

Na verdade, o que vai mudar é que alguns viajantes possuem perfis mais flexíveis. Isso quer dizer que eles podem mudar rotas, horários, companhias de voos, passeios. No entanto, quando se fala em planejamento, ele tem um padrão muito parecido para todo mundo.

A data da viagem

Vamos começar falando sobre a data da viagem, que é um item importante para estar no seu planejamento da viagem. Com base no seu perfil, você tem que decidir quando vai viajar. Por exemplo, pode ter que combinar as datas das férias com os dias da viagem.

Assim, planejar o roteiro de viagens começa pela data de partida e chegada no destino. Se você tem mais flexibilidade, além das férias, dá para estudar opções a partir da temporada. Inclusive, viajar na baixa temporada é ótimo para o seu orçamento.

Outra ideia é estudar a data a partir da região. Isso porque ela pode ter chuvas em determinados meses do ano. E assim por diante. O fato é que começar pela data é a melhor dica para montar o seu planejamento.

A duração da viagem

O próximo ponto é a duração. Isto é, o tempo da viagem. Quantos dias você vai ficar viajando? Esse estudo também tem que ser feito com base no seu perfil. Por isso, considere se você terá férias, se tem compromissos, se pretende ficar em uma única cidade, sobre os passeios.

O fato é que hoje em dia, muita gente tem optado por fazer mini tours na Europa. No entanto, muitas vezes, isso não dá certo porque apesar de os lugares serem próximos, os passeios tomam tempo. Então, a dica é focar nisso durante o seu planejamento.

Talvez, escolher uma única cidade e aproveitar o que há de melhor nela pode ser a sua melhor opção. Pesquise sobre isso.

Os passeios na viagem

Na hora de planejar o roteiro de viagens também é preciso considerar o que você vai fazer nesses dias. Você está indo para a Ásia e pretende fazer o que lá? Quer comer escorpião só? Ou quer visitar algum parente? Ou quer ir na Disney de lá?

Aqui vale muito a dica de pesquisar sobre as melhores atrações turísticas locais. No entanto, também é inteligente da sua parte ver as opções de passeios fora do comum, que costumam ser mais baratos e com menos tempo de espera.

Ainda sobre os passeios, eles são importantes para serem pensados antecipadamente porque vai influenciar no último tópico deste conteúdo, que é sobre o orçamento financeiro. Continue lendo para saber mais.

As passagens e as hospedagens

Ainda que você não vá fazer a compra agora desses itens, é muito importante que você comece a pesquisar sobre os preços deles. Esses são itens que realmente podem pôr o seu roteiro a se perder porque representam boa parte dos seus custos.

No caso das passagens, a nossa recomendação é ficar de olho nas promoções das próprias companhias aéreas. Além delas, também há plataformas e aplicativos que oferecem cupons de desconto promocionais para conseguir pagar mais barato por elas.

Do lado das hospedagens, a dica é ficar de olho nos comentários porque isso é o que vai te indicar se você terá uma boa experiência no lugar. Mas, claro, não deixe de pesquisar preços e valores também.

O orçamento financeiro

E, para terminar este conteúdo sobre como planejar o roteiro de viagens, vamos falar de um item que jamais poderá ficar de fora porque sem ele nada acontece. Como falamos no início, uma viagem sem planejamento pode dar certo. Mas, planejada tem mais chances disso.

Como você está montando um planejamento completo, aqui vale muito a pena você inserir as previsões de gastos de forma individual. Dá para pensar na hospedagem, na alimentação, nas passagens e passeios, por exemplo. Por isso, a importância de estudar todos os temas.

Descubra 5 estratégias para juntar dinheiro para viajar

Só que nessa parte você não vai apenas colocar os valores que precisará ter. É muito inteligente que você consiga criar um plano para juntar esses recursos até que a data da viagem chegue. Pergunte-se sobre como e quanto vai juntar a grana.

Você pode criar uma força tarefa para poupar um valor x por mês. Então, você começa a fazer trabalhos extras nos finais de semana ou você economiza mais no seu lazer mensal. Inclusive, essas são apenas algumas das formas de juntar dinheiro para a viagem.

Bônus – cartão de crédito e chip internacional

Para quem vai fazer uma viagem ao exterior, ainda existem 2 cuidados que precisam ser lembrados que serão importantes na sua viagem. Um deles é sobre o cartão de crédito, que deve ter a função internacional e ela deve estar ativada.

Além disso, para fazer ligações para o Brasil, só tendo um chip internacional também. Por isso, são dois tipos de serviços que também consomem do seu orçamento e precisam ser incluídos no seu planejamento.