No artigo anterior que publicamos, antes desse que você está lendo, a gente falou sobre os cuidados para ter com o passaporte. Só que a gente, por mais que tenhamos cautela, podemos ter problemas com o passaporte em viagens internacionais. E isso pode acontecer com qualquer pessoa.
A gente sabe que mesmo com todo o cuidado do mundo, os acidentes acontecem. E os furtos também. Afinal de contas, todo mundo está sujeito a sofrer algum desses males durante a viagem. E aí vem a pergunta sobre o que fazer nesses casos tão importunos e imprevistos.
Pensando nesse questionamento que muita gente faz, a gente criou este conteúdo. E a ideia é justamente essa: dizer o que se pode fazer em casos de problemas com o passaporte. Para tanto, temos uma espécie de passo a passo que pode ser seguido, sendo recomendados para esses casos.
1 – DELEGACIA
Se o seu passaporte foi extraviado, se ele foi furtado ou qualquer outro acidente que aconteceu com ele, saiba que se tem uma coisa para fazer primeiramente.
Assim, a primeira coisa que você deve fazer, ainda mais em casos de perda e furto, é entrar em contato com a delegacia mais próxima de onde você está. Independente do país que está, também.
Por isso, vá até o departamento de polícia e registre o ocorrido. Anotado? Essa é a primeira coisa que se deve fazer quando se tem problemas com o passaporte em viagens internacionais.
2 – CONSULADO
Isso porque com essa ocorrência policial você vai poder se encaminhar ao consulado mais próximo, sem seguida. E você pode ir no consulado mais perto de onde você está apenas como precaução para se certificar de que informou o órgão.
Portanto, a dica aqui é anotar o número do consulado mais próximo da sua viagem para casos de emergência com o passaporte.
E se você está lendo este conteúdo é porque já teve problemas com o seu passaporte ou porque quer estar prevenido. Isso é ótimo. Então, saiba que no site do Ministério das Relações Exteriores dá para saber sobre onde estão os consulados do Brasil. Acesse.
3 – Emergência
Agora, vale dizer que a perda ou o furto de passaporte não é considerado uma emergência pelos serviços consulares em qualquer parte do mundo. Isso quer dizer algo importante, que você não vai conseguir acionar o serviço de emergência tão rapidamente, infelizmente.
Sendo assim você precisa esperar o horário comercial de serviço do consulado para entrar em contato. E só depois vai poder solicitar um novo documento para a solicitação de um novo passaporte ou para saber exatamente o que deve ser feito.
4 – PASSAPORTE DE EMERGÊNCIA
Normalmente, para solicitar um passaporte de emergência você vai precisar comprovar a sua identidade com um documento qualquer brasileiro.
E caso você não tem um documento que comprove a sua nacionalidade, você pode apresentar uma cópia ou duas testemunhas que atestem que você é brasileiro, também. Isso se houver tempo hábil para a emissão de um novo passaporte. Ok?
Nesse caso, basta você aguardar o prazo e embarcar normalmente de volta para o Brasil.
5 – AUTORIZAÇÃO DE RETORNO
Caso você não tenha tempo hábil para esperar um novo passaporte e precisa embarcar imediatamente ainda tem uma opção.
Nesses casos de problemas com o passaporte em viagens internacionais, o consulado pode emitir para você uma autorização de retorno ao Brasil. Saiba que esse documento é válido exclusivamente para você voltar direto para o Brasil.
Então, caso você tenha uma conexão em outro país esse documento não terá a validade.
6 – VISTOS
Outro problema que você pode enfrentar é o visto. Isso vai acontecer em países que obriguem esse outro documento do turista brasileiro.
O serviço consular não poderá te ajudar com isso, infelizmente. E você deverá entrar em contato com aquele país onde você está para tirar um novo visto, que tem o custo. E, nesse caso, só mesmo esperando a emissão para solucionar a questão.
7 – OUTROS CONSULADOS
Agora, considere que se você estiver num país onde não tem serviço consular brasileiro entre em contato com o consulado mais próximo desse país onde você está. Eles vão emitir um documento internacional que vai chegar até o aeroporto onde você está.
Aí sim, você poderá embarcar.
No caso da União Europeia, por exemplo, é possível trocar de país apenas com a ocorrência policial, sem a necessidade de tirar um novo passaporte.
Assim você pode tirar um novo documento no seu próximo destino. E isso facilita muito a vida do turista brasileiro que está com problemas com o passaporte em viagens internacionais.
8 – EXEMPLO
Na internet há um caso que foi contado publicamente e que ilustra muito bem essa situação.
A pessoa que relata a história teve um passaporte furtado em Barcelona, na Espanha. E o viajante partiu de lá para Roma, na Itália, portando apenas a ocorrência policial. Já em Roma foi emitido o passaporte de emergência para que em 3 dias a pessoa retornasse ao Brasil.
Para casos como esse, você vai precisar apresentar a ocorrência policial, obviamente. E caso você não apresente essa ocorrência policial, que é como um boletim de ocorrência internacional, você pode pagar uma multa por não apresentar o seu passaporte anterior.
No mais, sobre a questão da perca ou do roubo do passaporte no exterior, saiba que é só ter bastante cuidado para não acontecer nada e curtir a viagem tranquilamente.