Conheça 4 cuidados para ter com o passaporte

25

O passaporte é um documento de viagem considerado dos mais importantes na hora de viajar para outro país. Especialmente aquelas fora da América do Sul. E dada à sua importância, a gente vai listar aqui alguns cuidados para ter com o passaporte durante o seu voo, a sua viagem.

Aliás, você precisa ter alguns cuidados para que não aconteça nada com ele durante o seu passeio. Por isso mesmo, nós preparamos algumas dicas que vão te ajudar a manter o seu passaporte em segurança.

Neste artigo, não vamos falar sobre o que fazer em casos de imprevistos com o passaporte porque esse é um assunto para uma próxima matéria. Mas, de fato, certamente existem incidentes bem chatos. E tem algumas maneiras de evitar!

Assim, o foco é esse: saber como evitar imprevistos com o passaporte tomando alguns cuidados simples.

PROPAGANDA

1 – CÓPIAS

A primeira coisa é sobre ter cópias dos documentos pessoais, inclusive, do seu passaporte. É importante na hora da viagem você ter cópias de todos os seus documentos importantes.

Assim, o que é que você deve fazer? Deixar uma cópia eletrônica no seu e-mail, por exemplo. Essa é uma boa ideia porque você vai ter o documento ali, em mãos, o tempo todo, caso precise. Inclusive, vale a pena deixar salvo na nuvem, de onde é possível acessar de qualquer outro computador.

Ainda sobre as cópias, que é um dos cuidados para ter com o passaporte, saiba que é uma boa ter também uma xérox. E, por fim, vale a dica de transformá-la também em uma cópia para deixar com alguém que seja de confiança.

Assim sendo, caso aconteça alguma coisa com seu passaporte, você vai ter o que chamado de “cópia de segurança”. Inclusive, assim você vai saber o número do seu passaporte e vai ser muito mais fácil você tirar um novo ou voltar ao Brasil sem documento mesmo.

Saiba quais são os principais tipos de passaportes brasileiros

2 – CAPAS

Outro bom cuidado para você ter antes de viajar é proteger o seu passaporte. Portanto, agora vamos falar sobre a proteção do documento. E isso pode incluir, por exemplo, uma capa de proteção mesmo, viu.

Logo, se você tiver uma capa de proteção para o passaporte, isso vai te ajudar a mantê-lo seguro e livre de líquidos e outros incidentes que podem danificar o seu documento.

O que fazer para proteger o passaporte? O ideal é escolher uma capa para o seu passaporte que seja impermeável e que facilite o acesso ao seu documento. Isso vai valer muito a pena na hora da imigração ou de passar o seu passaporte no scanner do aeroporto, por exemplo.

Agora, atenção! É muito mais fácil se você tiver uma capa onde ele seja tranquilamente removível. Portanto, não compre qualquer capa para passaporte. Faça uma boa escolha, pensando nesse diferencial, que é o fácil acesso ao documento.

A dica aqui, para finalizar, é: evite capas que sejam muito difícil de manusear.

Até porque na hora de retirar o passaporte de dentro da capa você pode rasgar ele. E isso aí vai gerar um baita problema para você.

Portanto, se você é preocupado de verdade com roubo de informação, saiba que tem algumas capas tem até um sistema de segurança que evita que os seus dados eletrônicos possam ser roubados. Aí, cabe a você pesquisar e pagar para ver, né.

3 – BOLSAS

Uma boa ideia é colocá-lo dentro de alguma bolsa também. Assim você mantém o passaporte seguro principalmente se estiver dentro de uma mala, por exemplo. E em lugares que tenham alimentos e líquidos que podem danificar o material do seu passaporte.

Leve em conta que ele é um documento necessário durante toda a viagem, mas não obrigatoriamente você precisa andar com ele o tempo todo. Por isso, é que esse é um dos cuidados para ter com o passaporte que fazem sentido.

Assim sendo, você pode deixar no cofre do hotel ou dentro da mala e andar com uma cópia e um documento de identidade comum, como a sua carteira de motorista ou o RG. Isso facilita a sua vida e te mantém seguro sobre a perda do passaporte.

Caso você perca sua bolsa mochila ou tenha sofrido um furto você vai evitar que o passaporte esteja entre esses documentos. Agora, leve em conta também que você pode achar que é mais seguro andar com um passaporte com você. Isso vai depender de cada turista.

4 – DISTRAÇÃO

O último dos cuidados que vamos citar é sobre os cuidados que se deve ter de modo geral com o seu passaporte. Isso para evitar perde-lo ou esquecê-lo em algum lugar.

A dica é muito simples: redobre a sua atenção. Por exemplo, quando estiver levando o documento na sua bolsa, fique de olho para não esquecer a bolsa em qualquer lugar. Seja na fila do embarque, na hora de tomar um lanche ou ir ao banheiro, por exemplo.

Além disso, momentos antes de embarcar são cruciais para a atenção de quem é um pouco “desligado” e tem o hábito de esquecer aonde deixou as coisas. Inclusive, tem muita gente que esquece o documento no raio-a do aeroporto, por exemplo.

Assim como no raio-x é bem comum que a gente entre no avião, sente na cadeira e larga o passaporte esquecido em algum lugar por lá. Só que aí, na hora de você sair da aeronave a busca pelo documento se torna um verdadeiro desafio, né.

Portanto, confira a todo momento seu passaporte está com você e olhe sempre para trás em busca de alguma coisa esquecida.

PROPAGANDA