Veja esse passo a passo para planejar uma viagem internacional

Você já sabe que planejar uma viagem internacional não é tão simples como parece, né? Mas, com esse passo a passo você vai ver que isso também não precisa ser um bicho-de-sete-cabeças. Na verdade, você pode fazer esse planejamento considerando pontos importantes.

A nossa ideia, com este conteúdo, é justamente separar esses pontos importantes. Assim sendo, você tem nas próximas linhas um verdadeiro guia para se planejar e realizar uma viagem para o exterior de forma segura, proveitosa e incrível.

Local e Data

Assim como qualquer outra viagem que você vai fazer, antes de ir para o exterior você deve planejar a viagem toda. Mesmo que alguma coisa ou outra mude durante o caminho, o ideal é que se tenha uma ideia geral dela por inteiro.

Assim sendo, saiba para onde você vai e quando vai realizar a viagem. Muito mais do que dizer que vai para Miami em dezembro, o ideal é você saber onde vai ficar alojado e quais os dias da viagem que pretende ficar por lá.

Isso tudo vai ser muito importante a partir de agora. Por exemplo, na hora de encontrar as passagens aéreas promocionais ou até mesmo comprar os ingressos para fazer passeios.

ANÚNCIO

Uma boa ideia também é definir o seu estilo de viagem porque isso pode interferir em outras tomadas de decisões. Então, será uma viagem em família, para um casal apaixonado, durante um mochilão com amigos? Pense nisso tudo porque faz diferença.

Documentos

Outro ponto importante para ser analisado na hora de planejar uma viagem internacional é pensar nos documentos que você tem que levar com você. Inclusive, essa pode ser a parte mais chata do seu planejamento, ainda que seja uma das mais importantes.

Inclusive, é importante considerar que os documentos obrigatórios para a sua viagem ao exterior vão depender do lugar para onde você vai. Mas, de um modo geral, você vai precisar do documento pessoal (RG e CPF), além do passaporte e do visto.

Também pode ser necessário levar o certificado internacional de vacinação. Além do mais, considere levar alguns documentos extras, como o comprovante de residência, o de hospedagem e até o saldo bancário.

E outra dica é que você tenha uma cópia de todos os seus documentos no seu e-mail ou na nuvem. Isso evita que você tenha prejuízos com a falta de comprovação por documentos.

Passagem Aérea e Hospedagem

O próximo ponto é pensar na compra das passagens aéreas e na reserva da sua hospedagem. Ao mesmo tempo que não se deve fazer isso com muita antecedência também não se deve deixar para a última hora. O ideal é que seja feito 6 meses antes.

Isso vai garantir que você tenha segurança quanto à compra mais barata assim como evitar um prazo muito longo que pode fazer surgir eventuais problemas e imprevistos. A dica é você procurar em sites as promoções, tanto das passagens mais baratas como dos hotéis.

Atualmente, existem diversas plataformas que fazem isso, inclusive, aplicativos gratuitos de viagens, como a Decolar, a Passagens Promo, entre outras. No caso da hospedagem, você pode considerar Booking, Airbnb e outros.

Seguro Viagem

Mais um ponto importante porque é obrigatório na hora de planejar uma viagem internacional é o seguro viagem. Atualmente, a maioria dos países exige que você tenha o seguro médico que seja valido durante toda a viagem. Alguns exigem até um valor mínimo de cobertura.

Isso acontece porque o Brasil é um dos poucos países que oferece o SUS (Sistema Único de Saúde), que faz atendimento gratuito para as pessoas. Aliás, mesmo que o país que você vai visitar não exige o seguro viagem, o mais recomendável é que você o faça.

Aqui também tem aquela boa ideia de fazer pesquisas online para encontrar o melhor seguro para você. Entre os mais indicados temos o Seguros Promo e a Real Seguros. Mas, existem diversas outras opções. Inclusive, até bancos e cartões de crédito oferecem o serviço.

Roteiro e Clima

Você também deve considerar qual será o seu roteiro de viagem, isto é, por quais lugares você vai querer passar. Em uma viagem pela Europa, por exemplo, você poderia conhecer vários países em pouco tempo, já que lá eles ficam bem próximos um do outro.

Além de pensar nas cidades, crie um roteiro pensando nas atrações e nos passeios também. A partir disso vai ficar mais fácil criar um orçamento financeiro em cima da sua viagem. E nesse roteiro também podem estar bares e restaurantes, viu.

planejar uma viagem internacional

Já quanto ao clima, isso é ideal de ser estudado porque você pode mudar o seu roteiro com base nisso. Se estiver chovendo ou com muito sol, tudo muda, né. Então, considere estudar o clima, a temporada e o tempo durante o seu período de viagem.

Segurança

A nossa última dica é para você ficar atento com a sua segurança ao viajar. Uma boa ideia é deixar as pessoas aqui do Brasil, ao menos uma que seja de confiança, com o seu roteiro de viagens e contatos. Afinal, a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Descubra como viajar com menores de idade para o exterior

Outra coisa é considerar colocar etiquetas nas malas e que elas estejam bem lacradas para evitar prejuízos. Você também deve cuidar bem dos seus documentos pessoais, como passaportes. Além de evitar ficar exigindo dinheiro e produtos caros que usa.

ANÚNCIO