Conheça 10 opções de passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro (RJ)

Viajar para o Rio de Janeiro pode ser um motivo que você tenha em mente para aproveitar as praias mais famosas do mundo. No entanto, saiba que existem outros passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro que você pode fazer na sua próxima viagem às terras cariocas.

Até mesmo porque o Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil e esconde entre as ondes e montanhas muita cultura e história. Se você vai para o Rio, mas não quer gastar muito conheça alguns dos atrativos mais incríveis e gratuitos para aproveitar a viagem de forma única.

Ah, e não se esqueça que a cidade é muito agitada, sendo que tem ótimas opções para happy hour ou até mesmo caminhadas, passeios de bicicleta e a admiração por paisagens e monumentos.

1 – Centro Cultural do Banco do Brasil

Esse Centro Cultural incentiva a cultura na cidade de forma gratuita ou a preços populares. Assim sendo, saiba que o turista ou morador local poderá visitar um prédio histórico, que foi inaugurado em 1906. Atualmente, é um museu.

Além de museu, também tem biblioteca, cinema, teatros e galerias de arte com exposições que duram o ano todo. Desse modo, saiba que o espaço também serve cafés e restaurantes a preços acessíveis. Para quem conhece a cidade, saiba que o prédio fica perto da Igreja da Candelária.

2 – Arcos da Lapa

Esse é um dos cartões-postais da cidade carioca. Os Arcos da Lapa impressionam turistas do mundo todo porque tem uma estrutura imponente. O projeto arquitetônico simboliza o bairro mais boêmio de todo Rio de Janeiro.

Como está em um lugar público, considere ser um dos passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro também. Ao redor você encontra bares e restaurantes que tornam a região toda agitada durante a noite e o dia.

3 – Escadaria Selarón

Se você tem algum amigo, parente ou conhecido que foi para o Rio de Janeiro recentemente é possível que você já tenha visto uma foto deles nessa escadaria. É aquela famosa, toda colorida, em ladrilhos e que tem o letreiro de “Escadaria Selarón Rio de Janeiro”.

O lugar também é público e ninguém precisa pagar para tirar uma foto lá. No entanto, as vezes pode ter uma fila bem grande para fazer essa fotografia única. Dessa forma, a escada fica na Lapa e tem exatos 125 degraus.

Curiosamente, saiba que o lugar foi idealizado por Jorge Selarón, que é chileno.

4 – Lagoa Rodrigo de Freitas

Essa é uma das lagoas mais famosas do país todo. Ainda mais quando se fala na prática de esportes. Para os turistas, é um lugar ideal para um passeio tranquilo e com muito verde. A paisagem é um convite para caminhadas e bicicletas. Além dos piqueniques.

Por lá, você encontra alguns quiosques que até alugam as bicicletas, sejam individuais, para adultos ou para crianças. Também tem aquelas especiais com dois ou três bancos, que é ótimo para passeios em família.

5 – Arpoador

Ver o pôr do sol no Arpoador é uma atividade incrível e que está na lista dos passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro. Inclusive, se você não sabe do que estamos falando, considere que é aquele lugar que tem a pedra que divide as praias de Copacabana e Ipanema.

É um dos lugares mais visitados do Rio também, inclusive, tem muita gente que vem de fora do país para conhecer. A verdade é que o lugar fica pequeno em meio a tantos turistas. De qualquer modo, vale a paciência porque o lugar tem uma energia única.

6 – Mureta da Urca

E já que falamos em final de tarde, pense também na Mureta da Urca, que é ótimo para petiscos e uma bebida gelada. A região tem vários bares espalhados pela rua principal, o que a torna uma das mais concorridas de toda cidade. É ótimo para happy hour.

Inclusive, o clima de lá é bem descontraído, com uma visita para a Baía de Guanabara.

7 – Parque das Ruínas

Agora, pense em um dos passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro que não é para quem gosta de agitação. Sim, o Parque das Ruínas é assim e ótimo para quem gosta de cultura local. Além do mais, a arquitetura é deixar o queixo caído e ainda tem eventos culturais, como exposições e teatros.

8 – Parque Lage

O Parque Lage é público, gratuito e ótimo para quem quer ficar aos pés do Corcovado. Isso não tem preço, né? Considere ainda que são mais de 50 hectares de verde. Tanto é que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Além das florestas, por lá você vai encontrar a Escola de Artes Visuais, um aquário, trilhas para caminhadas até o Corcovado e até espaços para crianças. Nesse caminho da trilha você ainda vai passar pelo Parque Nacional da Tijuca e pode fazer um piquenique ou caminhada no bosque.

9 – Morro dois Irmãos

O morro fica bem no centro do Vidigal, uma comunidade que é conhecida por ter as maiores e melhores festas cariocas.

passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro

O acesso é muito simples e do alto dá para ver as belezas locais, como Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Ponte Rio-Niterói, Cristo-Redentor e até o Pão de Açúcar.

10 – Boulevard Olímpico

Para terminar a lista dos passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro temos o Boulevard Olímpico, que é um legado das Olimpíadas que tivemos aqui em 2016. Inclusive, de lá dá para andar de bicicleta, caminhar, usar o skate, os patins ou simplesmente apreciar a paisagem carioca.

Um dos atrativos é o Mural Etnias, que é de Eduardo Kobra.