Relembre 7 destinos próximos ao Rio de Janeiro para aproveitar

Para quem está em São Paulo ou na capital carioca, há boas alternativas de passeios e viagens. Pensando nisso, a gente listou aqui 7 dos principais destinos próximos ao Rio de Janeiro. E ainda trouxemos o tempo de viagem se você for de ônibus. Saiba mais.

E leve em conta que a Cidade Maravilhosa tem muito mais do que o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Você pode curtir o turismo ecológico de lá e conhecer cidades românticas, que tem arquitetura e uma história colonial bem interessante.

Partiu ir para o Rio? Não faça isso sem antes conhecer esses lugares incríveis, que são alternativos à movimentada capital carioca e que podem fazer a sua viagem fica para sempre na memória – seja pelas fotos, aventuras ou tranquilidade.

1 – Arraial do Cabo

Esse primeiro destino não teria como ser outro. É só falar em Rio de Janeiro que a gente já lembra, automaticamente, do Arraial do Cabo, né. É um lugar com águas cristalinas e um tom azul turquesa. Incrível, lindo, uma das melhores representatividades do nosso país.

A distância para a capital carioca é de pouco mais de 160 quilômetros, sendo que isso dá algo como 3 horas de ônibus. Com isso, o lugar também é indicado para a prática do mergulho.

2 – Angra dos Reis

O próximo dos destinos próximos ao Rio de Janeiro que temos aqui é Angra dos Reis. Lugar conhecido por ser berço de muitos jogadores de futebol e gente famosa. Por isso, dá para imaginar que os preços são um pouco mais salgados nas hospedagens e gastronomia.

Angra tem mais de 2 mil praias e tem muitos encantos marinhos e terrestres. A distância para a capital é curta, de 170 quilômetros, o que também dá algo em torno de 3 horas de ônibus.

3 – Paraty

Diferente de Angra, Paraty é um dos destinos mais populares do Rio de Janeiro. É aquele lugar que carrega consigo uma história e cultural incrível, contando parte do enredo nacional. Tanto é que ficou conhecido por ser a Veneza Brasileira.

Sendo assim, também tem a Flip, que é a principal feira literária do país. Já as ruas são típicas, ótimas para fotografias, caminhadas e diversão. Na cidade tem muitas trilhas a serem feitas e a distância para a capital não passa dos 250 quilômetros ou 4 horas e 30 de ônibus.

4 – Petrópolis

Seguindo a mesma de cidade cultural e popular, Petrópolis aparece como o próximo dos destinos próximos ao Rio de Janeiro. Dessa forma, o melhor é que fica bem pertinho da capital: 70 quilômetros ou que não dá nem 1 hora e 30 minutos de ônibus.

Atualmente, é um dos locais mais badalados do Rio, sendo que tem o diferencial de ter uma arquitetura colonial, com palácios e casarões, além da presença da família imperial, que ficava ali durante as férias de verão.

5 – Nova Friburgo

Esse é um lugar diferenciado porque é um dos lugares mais frios do Rio de Janeiro. A cidade tem uma influência alemã e suíça e isso a torna diferenciada também. Logo, é um centro gastronômico do Rio, com calendários e festivais famosíssimos.

Conheça 10 opções de passeios gratuitos para fazer no Rio de Janeiro (RJ)

Por exemplo, o Festival de Queijos e Vinhos, o Festival da Cerveja e o de Inverno. A cidade é ótima também para quem gosta de fazer o ecoturismo, já que tem muitas trilhas. A distância é de 140 quilômetros para a capital – algo como 2 horas e 40 minutos de ônibus.

6 – Teresópolis

Assim como Nova Friburgo, Teresópolis é bem fria. E como a maioria das cidades cariocas também tem uma história bem bonita com referência ao nosso país. Inclusive, a arquitetura de lá é toda colonial.

Destino certo para casais apaixonados e em lua de mel, o lugar tem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos como principal atrativo turístico, ótimo para aventureiros. É onde fica o pico Dedo de Deus, um dos mais altos do país. Assim, são menos de 100 quilômetros, isto é, menos de 2 horas da capital.

7 – Penedo

Penedo também merece o seu destaque. O motivo? É um lugar com muitas montanhas ao redor, especialmente aquelas do Parque Nacional de Itatiaia. Aliás, o clima também é frio e os passeios ecológicos são as principais atrações.

destinos próximos ao Rio de Janeiro

É um bom lugar para quem gosta de cachoeiras. Inclusive, dá para fazer passeios de quadriciclo ou de jardineira, que levam você até o alto da cidade. Dessa forma, são menos de 180 quilômetros da capital, o que dá pouco mais de 3 horas de viagem de ônibus.

Outras cidades

Agora, você já conhece os principais destinos próximos ao Rio de Janeiro. Mas, saiba que a lista poderia ser muito maior. Isso porque temos, por exemplo, Cabo Frio, com uma vida marinha muito rica. E Armação de Búzios, que é um vilarejo muito romântico para casais.

Outra opção, que tem ganhado destaque nos últimos anos, é Vassouras. Que tem uma história rica da produção do café e mistura isso com o turismo atual, com ótima infraestrutura. Por isso, o lugar ficou conhecido como Cidade dos Barões.

E não dá para esquecer de Niterói, que tem praias, o Parque da Cidade e o Mercado de Peixe como os principais atrativos. Inclusive, na sua lista de opções, anote aí também: Resende, Visconde de Mauá, Rio das Ostras e a Ilha de Paquetá.