Conheça 5 parques nacionais brasileiros mais famosos

Você já ouviu falar dos principais parques nacionais brasileiros? A gente tem o hábito de sempre ver e querer visitar os parques nacionais que são protegidos pela Unesco ao redor do mundo. Mas, esquecemos que a gente tem várias opções bem interessantes por aqui.

Por exemplo, a nossa lista abaixo, que tem 5 entre tantos parques nacionais, passa por estados como Goiás, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão. Assim sendo, dá para ver que temos uma miscelânea de parques incríveis para você que gosta da natureza e de aventuras.

Para quem quiser ver todo patrimônio natural do Brasil que é protegido pela Unesco, saiba que há uma página online com essas informações. Até mesmo porque, como a Unesco diz: “Além dos benefícios naturais, esses sites geram uma renda no desenvolvimento do ecoturismo”.

1 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O primeiro dos parques nacionais brasileiros que a gente vai trazer aqui é o da Chapada dos Veadeiros (GO). Ele foi criado em 1961 e tem o foco de proteger tudo o que é raro na região do Cerrado Brasileiro.

Sendo assim, por lá temos formações de bilhões de anos, como as nascentes dos rios. É um parque foi declarado como patrimônio natural da humanidade, pela Unesco.

Para chegar até esse parque é preciso ir até Brasília (DF) e de lá pegar a estrada até o parque. São Jorge é o local que tem acesso mais próximo às trilhas locais, como a dos Saltos e dos Cânions. E elas garantem banhos de cachoeira incríveis.

2 – Parque Nacional da Chapada Diamantina

O próximo dos parques que temos aqui é o da Chapada Diamantina (BA). Sem dúvidas, está na lista dos parques nacionais mais incríveis que temos por aqui. Você encontrará paisagens das mais impressionantes, como o Morro do Pai Inácio, o Poço Azul e cachoeiras.

Além disso, tem paredões que formam cânions, grutas e cachoeiras em cenários de filme. Por outro lado, saiba que uma boa parte dos passeios devem ser feitos a partir da cidade vizinha, Lençóis. E há opções de caminhadas leves, a partir do Vale do Capão.

A ideia de fazer a trilha é ótima para quem curte natureza. Por lá, há uma fauna e flora incrível.

3 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

Para muita gente, considere que lá está a melhor praia do mundo, em Pernambuco. Assim, também está entre a maioria dos roteiros de turistas brasileiros que gostam de lugares naturais, além das praias. O lugar tem formação geológica vulcânica, que é um atrativo que traz contato com a fauna.

Por lá você tem acesso aos golfinhos, tartarugas, peixes coloridos, moréias, polvos, raias e até tubarões menores. E entre as atividades aquáticas que se pode fazer no parque está o snorkeling, que é um mergulho com cilindros de oxigênio.

Na maré baixa, o turista também poderá aproveitar algumas piscinas naturais, como é o caso da Praia do Atalaia. Por outro lado, o ecossistema é considerado “delicado” e, por isso mesmo, o acesso é controlado para respeitar os animais em extinção.

O parque é reconhecido pela Unesco desde 2011, como patrimônio mundial da humanidade.

4 – Parque Nacional da Tijuca

Esse é o parque mais visitado do Brasil, por isso, está nessa lista dos parques nacionais brasileiros que você deve conhecer. É onde está o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Além de ser um ponto turístico, ele tem uma das maiores florestas urbanas do mundo, com trilhas e mirantes.

O que pouca gente sabe é que a floresta foi toda replantada. Sendo assim, o motivo disso é o fato de que ela havia sido destruída devido às plantações de café e produção de carvão. Mas, a replantação aconteceu com mais de 100 mil árvores.

5 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Por último, temos o parque dos Lençóis Maranhenses (MA), que tem mais de 150 mil hectares de verde, sendo que 2/3 do total é construído em dunas livres e lagoas interdunares. Assim sendo, são lagoas temporárias e formadas em épocas de chuva.

parques nacionais brasileiros

Então, se for para lá é importante estudar esses momentos de chuva para pegar as mais lindas paisagens e tirar as mais belas fotos. O curioso é que lá há vários tipos de paisagens diferentes, como do bioma do Cerrado e das dunas, além das praias e da restinga.

Uma boa ideia é fazer o passeio pelo Rio Preguiças, através de uma voadeira, que permite que você veja toda essa miscelânea de vegetação que existe no local.

Outros parques nacionais do Brasil

A gente citou aqui vários parques nacionais brasileiros, porém, saiba que existem outros que também são bem diferenciados. Por exemplo, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, permite uma viagem inesquecível através das grutas mineiras.

O parque é um verdadeiro paraíso para quem gosta ou estuda pinturas rupestres, que estão bem conservadas. Tem ainda a Gruta do Janelão por lá, que tem vários salões com formações diferenciadas. Já a trilha é do nível hard, bem difícil de ser completada, viu.

Outro é o Parque Nacional da Serra Geral, que existe desde 1992 e permite ao visitante fazer trilhas pelas bordas dos cânions ou na base deles. O passeio inclui a visita até a cachoeira do Tigre Preto e a Pedra do Segredo, entre outras atividades.

Anote também outros títulos como: Parque Nacional de Aparados da Serra, que fará o seu passeio valer a pena.