Saiba quais são as 7 principais ilhas do Brasil

Você sabe quais são as principais ilhas do Brasil? Diferente do que muita gente pensa, o Brasil tem ilhas sim. Inclusive, algumas delas estão entre as mais conhecidas e mais procuradas do mundo. O mais incrível é que elas estão em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Bahia.

Logo, são pontos turísticos por si só e permitem que pessoas da região toda e do país todo visitem tais lugares sem grandes dificuldades. Além disso, saiba que geralmente o trajeto deve ser feito de barco ou de avião. E a maioria não permite o trânsito de veículos, como carros e motos.

Abaixo selecionamos aquelas que têm sido mais buscadas pelas pessoas nos últimos meses. No entanto, observe que o país tem muitas outras opções de ilhas – e todas merecem a sua visita por serem lugares extremamente ecológicos e belíssimos.

1 – Ilha Bela (SP)

É sempre mais fácil falar de uma ilha que tem no seu nome a palavra “ilha”. Obviamente, quando começou a ler este conteúdo você já deve ter pensado, rapidamente, na Ilha Bela, não é mesmo? Afinal, o nome vem do fato de ser uma ilha e o lugar é bem conhecido no país todo.

Mas, para quem não sabe, a gente vai explicar bem rapidamente. A Ilha Bela fica em São Paulo e sempre se torna referência para os moradores da capital que querem dar aquela fugida de final de semana ou em feriados. O caminho é meio complicado, mas dá certo.

Uma alternativa pode ser a de ir com paciência para aproveitar as praias incríveis de lá, além das trilhas e cachoeiras. Aliás, fica a dica: leve repelente porque alguns turistas reclamam muito dos borrachudos.

2 – Ilha do Mel (PR)

E seguindo a mesma explicação acima, a gente tem aqui a próxima das principais ilhas do Brasil, que é a do Mel, que fica no Paraná. O lugar é incrível para quem quer ter contato direto com a natureza.

O lugar é protegido pela Unesco e não tem carros e nem motos e quase não tem iluminação também. Sendo assim, você pode optar por duas opções de hospedagem, sendo a Nova Brasília ou a Encantadas. O mar é único e cristalino, além de ter mirantes bem legais por lá.

3 – Ilha de Boipeba (BA)

Se você ainda não notou, a gente citou uma ilha do Sudeste, uma do Sul e agora vamos diretamente para o Nordeste Brasileiro, que a gente tanto ama. A Ilha de Boipeba fica na Bahia e está bem na Costa do Dendê, perto do Morro de São Paulo.

Só dá para chegar lá de barco e sempre partindo do Morro ou de Valença. O acesso é distante, mas vale a pena pela tranquilidade do lugar. Os passeios de barcos são de ida-volta. No entanto, há a possibilidade de se hospedar por lá e ver o pôr do sol mais incrível do estado.

4 – Ilha Grande (RJ)

Também no sudeste do país, temos Ilha Grande, que fica no Rio de Janeiro, mais exatamente na Costa Verde. A ilha permite um acesso de barco e é uma das mais extensas de todo o estado. Como na do Mel, por lá também não transitam carros, só pessoas.

E há várias trilhas de fácil acesso para serem feitas. Outras são bem pesadas, apenas para profissionais ou pessoas bem-preparadas. Por exemplo, a que liga até a Praia de Lopes Mendes. Inclusive, tem a opção de ir para lá de barco, que é mais rápido e menos cansativo.

5 – Ilha de Tinharé (BA)

É uma ilha que fica bem próxima de Salvador e está meio que na divisa com o Morro de São Paulo. O trajeto deve ser feito em alto mar e o caminho pode deixar algumas pessoas enjoadas. Outra ideia é ir cortando caminho pelo Morro.

É uma das principais ilhas do Brasil, que merece a sua visita porque também não permite carros e tem 4 praias, como a Primeira Praia, a Segunda Praia, etc. Todas têm infraestrutura par turistas, com hotéis, restaurantes e uma vida noturna bem concentrada (na Segunda Praia).

6 – Fernando de Noronha (PE)

Deixando um pouco de lado as ilhas possuem o nome “ilha”, a gente vai falar de Fernando de Noronha que, sem dúvidas, é uma das mais conhecidas do Brasil. Ela fica em Pernambuco e é um arquipélago com várias ilhas que compõem o cenário.

Só que diferente da maioria das outras ilhas, o trânsito de veículos é permitido por lá, sendo que na maior parte das vezes é feito por bugies, que são alugados diariamente. Dá para usar o transporte público. E para chegar na ilha, somente de avião. Ok?

7 – Florianópolis (SC)

Fechando a nossa lista de ilhas do Brasil, quem não poderia ficar de fora, Floripa. O lugar que fica em Santa Catarina é chamado de ilha da magia e você já deve imaginar os motivos disso. São praias conhecidas, como a da Joaquina e do Mole, além da de naturalismo.

principais ilhas do Brasil

O lugar é bastante badalado entre os artistas brasileiros, sendo que é indicado para curte mais a badalação do que o sossego. No entanto, os preços não são tão acessíveis com as outras ilhas citadas aqui.

Outras ilhas brasileiras

A gente se preocupou em citar aqui as principais ilhas do Brasil, no entanto, algumas acabaram ficando de fora. Por exemplo: Ilha de Marajó, Ilha do Caju, Itaparica, Itamaracá, Angra dos Reis, etc. E elas também são ilhas importantes do Brasil, porém, que ultimamente estão sendo um pouco menos buscadas do que as que listamos acima. Até em Santos tem a ilha, de São Vicente.