Descubra 5 países europeus medievais para viajar neste ano

É óbvio que esses lugares já não são tão medievais como foram na sua Era. No entanto, ao conhecer esses países europeus medievais você vai voltar no tempo, com certeza. Isso porque por eles sempre tem um pouco do que aconteceu nos tempos antigos.

Para quem gosta da Era Medieval, que ficou marcada por ter mosteiros, muralhas, igrejas, catedrais, torres, fortes, esses lugares que vamos citar abaixo são altamente indicados. Além do que, o fato de estarem na Europa, já traz aquela ideia de há estrutura para o turista.

Sendo assim, saiba que você poderá estar em lugares onde aconteceram guerras e onde os acontecimentos mudaram o rumo da história. Abaixo, antes de listarmos os países, você vai conhecer, apenas um pouco, do que foi essa Era tão importante para o mundo todo.

A Era Medieval

A Era Medieval, também chamada de Idade Média, representou uma quebra em vários padrões existentes até então, que vieram da História Antiga. Assim sendo, o principal acontecimento foi a queda do Império Romano e a invasão dos povos bárbaros.

Também tivemos acontecimentos marcantes, como as Cruzadas, que nada mais foi do que uma investida de militares cristãos contra os muçulmanos nas guerras para conquistar a Terra Santa. E não dá para não falar das ordens de cavalaria e da peste negra.

Inclusive, por muito tempo a Era Medieval ficou conhecida por ser a Idade das Trevas. Mas, recentemente, os estudiosos conseguiram provar que essa Era é tão rica culturalmente como as outras Eras. Conheça um pouco mais dos países que contam essa história.

1 – Dubrovnik (Croácia)

O primeiro dos países europeus medievais é a Croácia, mais especificamente Dubrovnik, que hoje é uma cidade totalmente focada no turismo. Aliás, não é à toa que o lugar é conhecido como “Pérola do Adriático”.

Se você não entende o nome, saiba que Adriático vem do Mar Adriático, que é uma parte do Mar Mediterrâneo. Ele banha uma parte da Itália e dos Balcãs. O fato é que a cidade tem mais de 5 quilômetros de muralhas, ruas estreitas, prédios, igrejas e monumentos do século 12.

Nesse lugar você também pode conhecer a fonte de Onófrio, a igreja do Mosteiro Franciscano e caminhar pelo alto das muralhas que ainda estão por lá.

2 – Florença (Itália)

A Itália também está entre os países que contam e recontam a história da Idade Média. Assim, um dos seus pontos turísticos para passeio pode ser Florença. Aliás, você já deve ter considerado esse lugar porque ele é lindo demais, né. Super romântico.

Além disso, saiba que é um centro de prédios medievais. Por exemplo: Duomo, Palazzo Vechio e tem um pôr do sol que vai deixar você de queixo caído. Apenas 1 dia vai ser muito pouco para conhecer a cidade toda.

Saiba quais são os documentos obrigatórios de entrada de turistas na Itália

3 – Carcassone (França)

Se você já assistiu “A Bela Adormecida” ou leu o livro, que é da Walt Disney, vai entender muito bem do que estamos falando. Aquele local, que é formado por uma torre linda, foi inspirado nessa cidade. Por isso, você já tem um ótimo motivo para visitar Carcassone.

Além disso, a cidade medieval é uma das mais preservadas de toda a Europa. A cidade chegou a ficar abandonada por um bom tempo. Hoje, são mais de 3 quilômetros de muralhas e torres. Foi Violet-le-Duc quem restaurou o lugar todo e voltou com esse ar medieval.

4 – Kotor (Montenegro)

Montenegro fica mais ali, na região dos Balcãs. Ainda assim, acaba sendo uma ótima ideia para quem quer conhecer alguns dos países europeus medievais. É uma cidade bem pequena, mas muito preservada. Fica quase na divisa com a Croácia, que foi citada no tópico 1.

Ao todo, são mais de 4 quilômetros de muralhas existentes por lá. No entanto, talvez seja a cidade mais perigosa para você visitar. Isso porque ela ainda sofre com terremotos. Ainda assim, dá para destacar a Igreja de São Nicolau e a Catedral de São Trifon.

Também tem uma Torre do Relógio e o forte de São Giovanni, que exige uma subida de mais de 1.000 degraus. É uma ótima ideia de bate-volta para quem vai para Dubrovnik.

5 – York (Inglaterra)

E a nossa última citação é a Inglaterra, especificamente com a sua cidade York, que fica em Yorkshire. É uma cidade murada que é muito famosa por ter uma universidade conhecida no mundo todo e também porque ganhou destaque na série Vikings.

Saiba onde ficam os 7 museus vikings europeus para conhecer

O importante aqui é considerar que a cidade nasceu em 71 d.C. através dos romanos e até hoje preserva vários edifícios medievais. Um dos pontos mais interessantes para a vista é o York Minster, que é a maior catedral medieval do norte da Europa. É um prédio gótico.

Mais países europeus medievais

países europeus medievais

Para quem gostou dessas ideias, mas ainda está insatisfeito na montagem do roteiro de viagens, saiba que existem outras alternativas em toda a Europa. Na Espanha, por exemplo, tem Toledo, que é uma cidade com ruínas romanas e mesquitas.

Tem também Praga, que fica na República Tcheca e preserva uma arquitetura gótica de mais deslumbrantes. Inclusive, tem Orloj, um relógio astronômico medieval. Em Portugal, a cidade mais medieval é Monsanto, que tem ruas e casinhas feitas de pedras, do século 12.

Bamberg, na Alemanha, tem muitos lugares que parecem verdadeiros contos de fadas. Inclusive, hoje a cidade está sendo uma das principais descritas pela Unesco como patrimônio por ter casas de madeira, capelas do século 11 e a arquitetura barroca.